1 6 o Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais Marcelo Linguitte Assuntos Institucionais e Relações Internacionais Junho de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento Local & Territórios
Advertisements

O SISTEMA DE RECURSOS HUMANOS E A EMPRESA
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Avaliação: o que fazemos? Parcerias: com quem fazemos?
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Encontro de Líderes dos PEQPC
Realização Patrocínio. Falar do contexto atual nos ajuda a entender porquê o tema Desenvolvimento Sustentável não será uma opção de escolha para o Governo,
Introdução ao Desenvolvimento Sustentável e à Gestão Ambiental
O IMPACTO DA GLOBALIZAÇÃO E OS SINDICATOS
SECRETARIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA AGENDA TERRITORIAL – EJA
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Sistemas de Accountability
O processo de comunicação corporativa começa na definição do planejamento estratégico das empresas/instituições Definição dos valores básicos a serem.
Agenda Introdução CEBDS Conceito de desenvolvimento sustentável
Gestão Integrada de Negócios
Desenvolvimento sustentável
Marketing cultural, responsabilidade social e construção de marca.
Responsabilidade Social
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
IDENTIFICANDOOPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS Módulo 2 Iniciando um Pequeno Grande Negócio.
Professor : Fábio Pizzato
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Professor: Sérgio Henrique Barszcz
dos serviços/processos
Indicadores Ethos de Responsabilidade Social Empresarial
A Responsabilidade Corporativa Natura
MARKETING SOCIAL Prof. Patrick Nunes (org. ) Colaboradores: Prof
RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL COMO FERRAMENTA DE MARKETING SOCIAL
Área de Negócios de Exploração e Produção
IMPACTO NA TRANSPARÊNCIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA
Síntese do PE 2006 Revisão pós 22 de maio P.E. 06/07 passo a passo - Levantamento de temas preparatórios – dez 05 - Pesquisa com Comitês e Lideranças.
Planejamento Estratégico do PGQP
Metodologia para Melhoria da Gestão em Organizações do Terceiro Setor
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Faça uma analogia com o corpo Humano.
POSTURAS MORAIS BRASILEIRAS Prof. Murilo de Alencar Souza Oliveira
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Repensando a Logística
Gestão Ambiental na Indústria Siderúrgica
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Fazemos parceria com seus clientes para aumentar sua produtividade e lucros.
Tema Gestão do Conhecimento:.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
São Paulo, 13 de Novembro 2013.
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Responsabilidade Social Empresarial Profª DrªCláudia Saito
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
A IMPORTÂNCIA DO 5S O 5S é uma ferramenta simples,baixo custo e apresenta resultados a curto prazo, sendo aplicável em qualquer setor industrial e até.
Formação Profissional IV
VISÃO E VALORES DA COLFAX
É gerar valor compartilhado para colaboradores, clientes, acionistas e sociedade garantindo a perenidade do negócio Performance Sustentável Visão do banco.
Por quê investir dinheiro em uma empresa?
Fundamentos da Responsabilidade Social
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
CONSTRUÇÃO DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL
Diagnóstico Organizacional
Administração Estratégica Ambiente Interno – SWOT Aula 7.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

1 6 o Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais Marcelo Linguitte Assuntos Institucionais e Relações Internacionais Junho de 2004

2 0 QUE É ? Uma associação de empresas que buscam o sucesso econômico sustentável a longo prazo procurando adotar um comportamento socialmente responsável. Empresas com mais rentabilidade, perenidade e segurança Sociedade mais justa e solidária Mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável, tornando-as parceiras na construção de uma sociedade mais próspera e justa MISSÃO

3 Associados: 850 empresas Funcionários envolvidos: Faturamento conjunto: R$ 350 bi/ano Relação Faturamento/PIB: 32% Fornecimento de informações Ferramentas de gestão Articulação, formação e capacitação de redes Promoção de parcerias para mobilização Articulação internacional Atividades Desenvolvidas

4 Sistema Econômico Local => Economia Local: Forma política, social e econômica em que se organiza a sociedade para produzir, distribuir e consumir seus bens e serviços buscando a satisfação de determinadas necessidades ou para manter certos níveis de bem-estar. –Recursos ou fatores de produção => escassos –Necessidades humanas => ilimitadas e sempre se renovando

5 Recursos Escassos O que e quanto produzir Como produzir Para quem produzir Necessidades Ilimitadas ?

6

7 l Funcionários mais exigentes q Capacitação, engajamento, significado q Exclusão digital e Criação de empregos l Acesso a capitais o ISR o Cláusulas Sociais o Relatórios de impacto l Tecnologias de Comunicação e Informação p Internet p Práticas de trabalho p Transparência através da Mídia l Tecnologias em Produção e Fabricação p Tecnologias limpas p Responsabilidade pela cadeia produtiva p Transporte l Tecnologias Médica e Genética l Preocupações Ambientais o Tecnologias Limpas o Desenvolvimento Sustentável

8 l Consumidores mais exigentes o Movimento de defesa do consumidor o Consumo consciente e critérios adicionais o Critérios sociais e ambientais l Novas necessidades para a empresa o Hiato da pobreza e Concentração de renda p Analfabetismo funcional l O Ativismo p Crescimento das ONGs p Mudança nas relações

9 l Descrédito nas lideranças tradicionais l Crescentes expectativas dos stakeholders l Reposicionamento dos governos e agentes reguladores l Retomada de valores mais profundos => longevidade l A ética como balizador l Globalização, Liberalização e Privatização p Grandes empresas e suas influências p A supremacia da marca p Público x privado p Acesso à saúde e educação

10 l Crescentes expectativas dos stakeholders l Retomada de valores mais profundos => longevidade l A ética como balizador l Simetria de informações l Transparência e confiança

11 Atingir sucesso nos negócios: Adotando elevados padrões éticos de conduta; Beneficiando a sociedade e o meio ambiente com suas operações; e Contemporizar interesses legítimos das diversas partes interessadas. Responsabilidade social como investimento em estratégias de negócios, instrumentos de gestão e sistemas de operação e não apenas como postura legal ou filantrópica

12 Que mudanças percebo no perfil de meus Clientes/Consumidores? Qual o tamanho do meu mercado? Há potencial de crescimento? Minhas estratégias vão definir minha atuação Como estão meus custos operacionais? Preciso mudar: como engajar meus funcionários para aquilo que eu quero? E a Legislação que impacta meus negócios A empresa auto- centrada, com poucas contribuições externas. Ela define com base em suas próprias necessidades e demandas

13 Empresa FuncionáriosFornecedores Sociedade Civil Investidores Meio Ambiente A empresa faz parte, é um dos nós, de uma grande rede, de uma comunidade, tanto em nível global quanto local. A pressão em um dos nós é passada para os outros.

14 P0P1 Modelo Tradicional Modelo Empresa voltada para o stakeholder Incremento discreto Salto quântico Patamares de Excelência Empresarial

15 Vetor de mudança (Vm) é apenas da empresa, e não há apoio nos stakeholders que alivie o esforço empreendido Vetor de mudança (Vm) é a soma dos vetores da própria empresa e dos demais stakeholders. Além disso, a transparência e a participação ativa dos stakeholders dá sustentabilidade (efeito alavanca), exige um esforço menor e garante legitimidade às mudanças Vm = Vempresa Vm = Vempresa + Vstakeholders Incremento discreto Salto quântico

16 Pensamento Orbital (funcionários, consumidores, fornecedores, comunidades etc.) giram ao meu redor Pensamento em Rede (faço parte de uma rede e as necessidades/demandas dos outros atores impactam meu negócio e ajudam a definir como devo atuar) PARA Sozinho, vi muitas coisas maravilhosas, mas nenhuma delas era verdadeira (provérbio africano)

17 Empresa socialmente responsável é aquela que possui a capacidade de ouvir – e de incorporar no planejamento de suas atividades – os interesses das diferentes partes (stakeholders). Valores e Compromissos Éticos Comunidade Governo e Sociedade Consumidores Fornecedores Meio Ambiente Público Interno Acionistas e Investidores Transparência, governança Código de Ética Política RH Atendimento, propaganda Combate à corrupção Critérios de seleção Investimento social Política ambiental Forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torne parceira e co-responsável pelo desenvolvimento social.

18 Valorização da imagem institucional e da marca Maior lealdade do consumidor Maior capacidade de recrutar e manter talentos Longevidade Acesso a mercados e capitais Diminuição de conflitos Redução de custos e aumento de produtividade Aumento de receita Redução de riscos de operação Desenvolvimento de capital humano