Prof. Everton Lopes Bonifácio

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Transcrição da apresentação:

Prof. Everton Lopes Bonifácio Sessão 3 Mostrar as etapas lógicas de um Sistema de Inteligência Competitiva (identificação, coleta, análise, disseminação, avaliação) Explicar o perfil ideal dos recursos humanos para o bom funcionamento de um Sistema de Inteligência Competitiva Explicar a importância da TI para o funcionamento de um SIC. Prof. Everton Lopes Bonifácio ebonifacio@univercidade.br

Etapas Lógicas de um SIC Identificação das necessidades de informação Que informações são necessárias? Para quem? Quando devem estar disponíveis? Coleta de dados Como obter essas informações? Quais são as relações “custo x benefício” entre os diversos meios de coleta? Com que prazo teremos as informações? Análise de dados Quais os métodos de análise mais adequados? Como transformar as informações em conhecimento? Quais as principais lições aprendidas? Disseminação Quais os métodos para tornar as informações e o conhecimento disponíveis para o público correto, em tempo hábil e com a ênfase correta? Quem pode tomar conhecimento de que informação? Como tornar a informação a mais flexível possível para o tomador de decisão? Avaliação Com que eficiência o processo de inteligência ocorre? É possível melhorá-lo? Quais os resultados operacionais efetivamente alcançados?

SIC: fazer ou não fazer? Antes de começar, temos que responder algumas questões: O que exatamente necessitamos saber? O que já sabemos? Por que precisamos saber disso? Quando precisamos saber disso? O que faremos com a “inteligência” gerada, uma vez que a tenhamos? Como pretendemos obtê-la? Quanto nos custará obtê-la? Quanto custaria não obtê-la? Não é obrigatório que todas as etapas de um SIC sejam realizadas dentro da empresa Existem hoje consultorias que permitem a terceirização de algumas delas Devemos também definir os recursos necessários ao SIC Pessoas Tecnologia da Informação A decisão final deve levar em conta principalmente o valor gerado para a companhia das informações a serem obtidas

A Importância do RH para o SIC Um SIC necessita de um amplo leque de profissionais qualificados Alguns desses profissionais podem ser terceirizados, já que são necessários em somente alguma etapa de construção do sistema Todos os profissionais envolvidos devem conhecer o negócio da organização em detalhes Escolha de equipe para um SIC Fatores Quantitativos Volatilidade do setor Quantidade de usuários Orçamento disponível Fatores Qualitativos Perfil dos candidatos Gerente do Sistema Interage com os principais executivos e tomadores de decisão Coordena a equipe e o processo Foca nas necessidades do usuário Garante a qualidade das informações Cria os procedimentos de coleta e análise de dados Divulga o SIC continuamente Analista de Informação Conhece as necessidades de informação dos clientes Tem facilidade de relacionamento interpessoal (boa vontade de todos é fundamental) Tem comportamento ético Tem criatividade e determinação para obter as informações Possui boa capacidade para entrevistar Possui boa redação

Criadores de Conhecimento Construtores de Sistemas Sistema de Criação de Valor da Inteligência (fonte: Sociedade de Profissionais de Inteligência Competitiva – SCIP) AÇÃO Analistas Do setor De mercado De IC Integradores Gerentes de IC Gerentes funcionais Consultores Secundários Primários Pesquisadores On-line De campo Criadores de Conhecimento Governos Acadêmicos Construtores de Sistemas Fornecedores de tecnologia Projetistas de Sistemas de IC Criadores de Dados Bibliotecários DBA´s Rede de Comunicação Humana Tomadores de Decisão Gerentes Diretoria Presidentes

A importância da Tecnologia de Informação para o SIC Quando se fala em Inteligência Competitiva quase imediatamente pensamos também em tecnologia da informação. As modernas técnicas de IC dependem da TI em quase todas as suas etapas A TI organiza os fluxos de informação e auxilia nos principais objetivos do SIC. A TI é bastante útil na automação de tarefas repetitivas Porém, nenhum software sozinho atende às várias etapas de um SIC É provável que seja necessário a compra de vários pacotes de softwares diferentes para da suporte a um SIC Condições para a TI exercer um papel produtivo em um SIC O SIC deve estar funcionando a pelo menos 2 anos Os procedimentos de obtenção de dados e de gerenciamento das redes humanas devem ser explícitos e bem determinados O SIC deve utilizar entrada de dados externas com eficiência Os produtos do SIC devem estar definidos e os usuários familiarizados com eles O SIC deve ter analistas especializados e dedicados a ele Os gastos do SIC devem estar discriminados em um item regular do orçamento da companhia

A TI e as etapas Lógicas de um SIC Identificação das necessidades de informação A TI não é tão útil nesta fase, tão criativa e ad hoc, apenas auxilia na documentação do processo. Coleta de dados Sistemas de dados internos são uma grande fonte de dados. Softwares de busca e análise de informações textuais (tais como e-mails) também têm se mostrado importantes embora mais difíceis de usar. Análise de dados Softwares que apóiam a análise de tendências, prospecção de clientes e de futuros lançamentos estão se tornando padrão e auxiliando enormemente neste área. Disseminação É onde a TI é mais útil. Diversos softwares utilizam redes para divulgar informações através de diferente canais e formatos. Esses softwares devem ter boa capacidade para criação de relatórios customizados.