Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso

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Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso Sessão 6 Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso Prof. Everton Lopes Bonifácio ebonifacio@univercidade.br

Cadeia de Valor O objetivo primeiro de uma empresa é obter vantagem competitiva: Valor que uma empresa consegue criar para seus compradores o qual ultrapassa o custo de fabricação da empresa A vantagem competitiva resulta do posicionamento da empresa, delineado no planejamento estratégico, com o objetivo de gerar o maior valor possível Valor é o montante que os compradores estão dispostos a pagar por aquilo que uma empresa lhes fornece Uma empresa é rentável se o valor que ela impõe ao produto ultrapassa os custos envolvidos na criação do produto Uma empresa é composta por uma série de processos internos, portanto, as vantagens competitivas dependem de cada processo. A Cadeia de Valor é um instrumento analítico para avaliar processos internos de uma empresa Além de avaliar cada processo interno, temos também que nos preocupar em identificar e avaliar também as co-relações (elos) entre as atividades que compõe a empresa

Análise da Cadeia de Valor Margem Infraestrutura da Empresa Atividades de Apoio Gerência de R.H. Desenvolvimento de Tecnologia Aquisição Logística Interna Logística Externa Marketing e Vendas Operações Serviço Atividades Principais

Atividades de Apoio Infra-estrutura da Empresa: Gerência de RH: Inclui a gerência geral e a rede de relacionamentos da empresa, até mesmo com o governo, além de abranger a questão da qualidade do produto. Gerência de RH: Afeta a vantagem competitiva em qualquer empresa, mediante seu papel na determinação das qualificações e da motivação dos empregados e do custo de contratação e treinamento. Desenvolvimento de Tecnologia: Todo o investimento realizado em tecnologia que estará diretamente associado à otimização do processo de produção e, ao final da cadeia de valores, ao próprio bem ou serviço. Aquisição: Diz respeito a toda compra de matéria-prima ou insumos para a produção do bem que será vendido.

Atividades Principais Logística Interna: As atividades relacionadas com o recebimento dos insumos, armazenagem, estocagem e transporte. Operações: Manipulação da matéria-prima para transformação dela em produtos e serviços por meio dos processos internos da organização. Logística Externa: O canal de distribuição do produto. Marketing e Vendas: Oferecimento do produto aos compradores. Serviços: Agregações de valor ao produto oferecido. Todo o tipo de serviço pós-vendas (assistência técnica, garantia ou manutenção, por exemplo).

Fatores Críticos de Sucesso FCS: São aquelas características, condições ou variáveis que, quando devidamente gerenciadas, podem ter um impacto significativo sobre o sucesso de uma empresa, considerando seu ambiente de competição Objetivo geral: Identificar as características, condições ou variáveis que deverão ser monitoradas e gerenciadas pela organização Este método têm sido muito utilizado para a determinação das estratégias das empresas Ultimamente também tem sido utilizado para auxiliar na formulação de Sistemas de Inteligência Competitiva, através do conceito de informação crítica

Exemplos de Fatores Críticos de Sucesso Indústria Automobilística Indústria de Informática Indústria de Alimentos Empresas de Treinamento Empresas de Alta Tecnologia Estilo do Veículo Economia de combustível Atendimento à legislação ambiental Rede de distribuição eficiente Controle sobre custos de produção Capacidade de inovação Qualidade nas vendas e na literatura do usuário Facilidade de uso dos produtos Eficácia na propaganda Eficácia na distribuição de produtos Capacidade de inovação de produtos Instrutores de competência reconhecida Qualidade e tamanho da base de clientes e de prospects Identificação de temas atuais e relevantes Imagem reconhecida no mercado Capacitação gerencial para atuar em ambiente competitivo Marketing tecnológico Integração com a comunidade científico e tecnológica

Características dos Fatores Críticos de Sucesso Caráter Dinâmico Os fatores são condicionados pelo ambiente. Qualquer mudança ambiental leva necessariamente a mudanças nos fatores Os fatores devem ser revistos periodicamente Natureza Hierárquica Os fatores críticos de sucesso podem ser hierarquizados: Fatores da indústria ou ramo de negócio Fatores da estratégia ou do posicionamento competitivo Fatores-chave do ambiente externo Fatores temporais ou acidentais Fatores gerenciais Arborescência Um fator crítico pode ser desdobrada em diversas ramificações, segundo sua importância Geralmente, devem ser atribuídos poucos fatores críticos, que serão então desdobrados até o nível de cada processo-chave ou atividade

Método para determinação de FCS Método das Entrevistas Entrevistas individuais com os executivos e/ou profissionais chaves da empresa Análise dos resultados e elaboração de proposta consolidada Proposta é reapresentada aos executivos para validação e obtenção de consenso Observações sobre o método Um fator crítico envolve a determinação de objetivos e metas a realizar Informação critica é a informação necessária para consecução desses objetivos e métodos Recomendações Conhecer os fundamentos teóricos do método Conhecer o negócio e o ambiente competitivo da empresa Estudar a empresa Obter a autorização formal para a realização das entrevistas com os gerentes de níveis intermediários Explicar os fundamentos do método aos entrevistados Iniciar pelos executivos no topo de hierarquia Simular bem o questionário antes de passar a fase de execução Dominar a técnica de condução de entrevistas

Método para determinação de FCS Método analítico Consiste da utilização de uma ou mais técnicas de análise estratégica para a determinação dos FCS OBS: boa parte destas técnicas são abordadas ao longo deste curso. Técnicas de análise utilizadas: Análise ambiental Análise da estrutura da indústria Consulta a especialistas (na indústria ou negócio) Análise da concorrência Análise da empresa líder do setor de negócios Avaliação interna da empresa Fatores temporais e/ou intuitivos Análise de bases de dados sobre investimentos e retornos