Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro

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Transcrição da apresentação:

Projeto Global - Mercado - o Mundo Inteiro - Público Alvo - Todos os Povos Adaptado pelo Prof Fernando Flessati

Ciclo dos Negócios Nível de Atividade Prosperidade Nova Retomada Recessão Depressão Nova Retomada Tempo

Objetivos do marketing global Fatores a serem observados antes de ingressar no mercado internacional Selecionando os mercados internacionais Entrada no mercado internacional Adaptações de produto para o mercado internacional Gerenciamento e organização das atividades internacionais

Demanda e Preferência, Rendas e Preços - I Preço do Mercado Preferências do Consumidor A Demanda de um Produto é Determinada Pela Escala Destes Fatores Preços dos Outros Produtos Renda do Consumidor

Elementos do Ambiente Econômico Sistemas Econômicos Câmbio Cooperação Poder Aquisitivo Desenvolvimento

Desafios dos Nossos Dias Globalização da Economia Novas Tecnologias Novas Estruturas de Distribuição Mudança de Comportamento Social Enfraquecimento das Grandes Marcas

Processo de Internacionalização Sem exportação Exportação por meio de agentes Filiais de vendas Produção no exterior

Decisões sobre o Marketing Global

Decisões Importantes no Marketing Internacional Decidir se deve ingressar no mercado internacional Decidir em que mercados entrar Decidir sobre a maneira de ingressar no mercado Decidir o programa de marketing Decidir a organização de marketing

Fatores de marketing considerados Missão da empresa – vocação para exportar - Foco Valor dos produtos em nivel mundial Tecnologia da organização Analise dos mercados potenciais Concorrencia Retorno – Roi Estrategia

Analisando mercados globais

Estratégias de entrada no mundo global

Cinco Maneiras de Ingressar no Mercado Internacional Grau potencial de comprometimento, risco, controle e lucro Exportação indireta Exportação direta Licencia- mento Joint ventures Investi- mento direto

Desafios do Marketing Internacional Governos instáveis Problemas de câmbio Burocracia Corrupção Pirataria tecnológica Culturas diferentes

Critérios para o Ingresso Atratividade do mercado Risco Vantagem competitiva

Orientação do Cliente Alto Produtos de Especialidade Alto Envolvimento Risco do Cliente Buyer Orientation This CTR relates to the material on pp. 355-360 and corresponds to Figure 11-1 on p. 359. Orientação do Cliente Alto Produtos de Coleção Produtos de Especialidade Alto Envolvimento Classification of Goods Marketers often classify products by period of use or buyer orientation: Classification by Period of Use - Durables. These are high-ticket items expected to last an extended period. Consumables. These are purchased frequently over a short period. Disposables. These are used briefly and then discarded. Collectibles. These are purchased and retained in the expectation of their increasing in value. Classification by Buyer Orientation - Convenience. These are products purchased frequently with little effort and include: Staples - regularly purchased items. Impulse Products - bought cheaply “on a whim.” Emergency Products - items needed urgently. Commodity Products - those undifferentiated items bought on price and availability Preference. These are products that elicit high brand preference. Shopping. These products involves considerable comparison shopping by consumers. Specialty. These are products unique in some way important to the buyer or consumer and valued for that distinctiveness. Produtos de Shopping Baixo Produtos de Preferência Esforço do Cliente Produtos de Conveniência Envolvimento Baixo Alto

Gatt e OMC

Joint -Ventures Licenciamento: venda de direitos para comercializar uma marca Fabricação por contrato: contrata empresas locais para fabricar o produto Contrato de Gestão: contratos para gerenciar negócios Franquia: verdadeira parceria com a empresa no país local para ganhos mútuos

Cinco Estratégias Internacionais de Produto e Promoção Extensão direta Não mudar o produto Não mudar a promoção Desenvolver um novo produto Invenção de um produto Adaptação do produto Adaptar o produto Adaptação da comunicação Adaptar a promoção Adaptação do produto/ promoção

Desafios na Determinação de Preço >Diferenças de preço >Preços de transferência $ >Práticas de dumping >Mercado paralelo

Conceito de Canal Total para Marketing Internacional Empresa Vendedora Matriz de marketing internacional da empresa Canais entre países Canais nos países estrangeiros Compradores finais

Organização de Marketing Departamento de exportação Divisão internacional Organização global

Composto de Comunicação

Revisão Fatores a serem observados antes de ingressar no mercado internacional Selecionando os mercados internacionais Entrada no mercado internacional Adaptações de produto para o mercado internacional Gerenciamento e organização das atividades internacionais

O exemplo da Embraer A evolução no tempo O pré projeto O Sonho As decisões tomadas O ciclo completo A expansão Os melhores momentos