Varejo Prof. Vitor Pires PREÇOS NO VAREJO Varejo Prof. Vitor Pires
Objetivos e Políticas de Preço Varíavel do Marketing Mix Decisão de preço – afeta mais rapidamente a competitividade A propaganda varejista está totalmente apoiada em preço O nível de preços afeta a atratividade da loja e volume de vendas A política de preços deve visar manter níveis satisfatórios de vendas, lucratividade e competitividade Objetivos Objetivo de Vendas Objetivo de Imagem de preço Objetivo de lucro
Objetivos e Políticas de Preço Objetivo de Vendas Volume de vendas Fatia de mercado Objetivo de Imagem de Preço Objetivo de liderança no preço Objetivo de paridade no preço Objetivo de Lucro Objetivo de maximização dos lucros Objetivo de retorno sobre investimentos Objetivo de margem sobre venda
Políticas de Preço Acima do Mercado O varejista não compete com base no preço Ex. Lojas de conveniência, lojas de grife Maximizar lucro através da elevada margem bruta (não por volume de vendas) Concorrência pouco intensa O varejista possui altos custos de operação Consumidores são menos sensíveis ao preço Oferecem mais benefícios: localização, horários, produtos exclusivos ou de alta qualidade, atendimento e sereviços diferenciados, atmosfera
Políticas de Preço Médios de Mercado Adotada pela maioria dos varejistas Nível de preços em patamares intermediários O varejista deve procurar diferenciar-se através da oferta de outros benefícios
Políticas de Preço Abaixo de Mercado Preço como arma competitiva mais forte Estrutura de baixos custos Procuram Alto volume em vendas e rápido giro nos estoques Cuidado com a guerra de preços! Ex: Wal Mart –”Every-Day-Low-Price”
Determinantes da Políticas de Preço Comportamento do Consumidor Estratégias Mkt Varejista Objetivos da política de preços Posicionamento Estratégico Custos Gerenciamento de Categoria Tipos de Produto Elasticidade Segmentos de Mercado Área de Influência Outras Variáveis Ambientais Concorrência Inflação Considerações legais
Táticas de Preço no Varejo Preço alto-baixo Abaixar o preço e depois de um período voltar ao preço normal Preço baixo todo dia Preços baixos permanentes. Conquista da imagem de loja de preço baixo e melhoria da credibilidade Alinhamento de preço Faixas de preços diferentes por produtos. Ex. loja de calçados infantis Preço único Preço igual para todos, sem barganha. Ex. Supermercados
Táticas de Preço no Varejo Preço flexível Descontos x poder de barganha x quantidade aa ser comprada Preço variável Produtos com custo variável, como peixes, flores, frutas de época. Preços psicológicos (números ímpares) Preço líder Redução de preço num produto líder para gerar tráfego na loja Preço de referência Famoso custava x e agora custa y. Novo preço (mais baixo) ao lado do antigo mais alto Cobrir preço da concorrência
Razões das Demarcações Erros na quantidade comprada Erros na definição de preços Erros no tempo Erro no mix de produtos selecionados Erros dos fornecedores Erros na promoção Erros de merchandising e na exposição dos produtos