Referencial Rumo à Excelência O Modelo de Excelência da Gestão®, de onde derivam os critérios “Rumo à Excelência e Compromisso com a Excelência”, é construído sobre uma base de conceitos fundamentais essenciais à obtenção do desempenho superior em uma organização. Ele é útil para a avaliação, o diagnóstico e o desenvolvimento do sistema de gestão seja de organizações do setor público ou privado, com ou sem finalidade de lucro, seja de porte pequeno, médio ou grande.
COMO O FUNDAMENTO É PERCEBIDO NA PRÁTICA Fundamentos FUNDAMENTO COMO O FUNDAMENTO É PERCEBIDO NA PRÁTICA Liderança e constância de propósito Exemplos percebidos por todos os empregados e interessados Definição clara dos valores e princípios organizacionais (Missão, Visão, Objetivos e Metas) Harmonia no relacionamento com todas as partes interessadas Definição de critérios e procedimentos para orientar a tomada de decisão e a comunicação a todos os níveis da organização Visão de futuro Pensamento no presente e no longo prazo; Planejamento e aprendizado para obter resultados; Antecipação com agilidade; Adaptação ao ambiente externo e partes interessadas.
Modelo de Excelência da Gestão FATOS, VERSÕES E DADOS Fundamentos VISÃO DE FUTURO CONCENTRAR ESFORÇOS
Diagrama da Gestão
Item 2.1 – Formulação das estratégias Critério 2 – Estratégias e Planos Estratégia: Caminho escolhido para concentrar esforços com o objetivo de tornar real a visão da organização. Item 2.1 – Formulação das estratégias Item 2.2 – Implementação das estratégias
Item 2.1 - Formulação das Estratégias Refere-se à abordagem ( formal ou informal) da organização para preparar-se para o futuro. a) Análise do macro-ambiente e do mercado de atuação b) Análise do ambiente interno c) Definição das Estratégias d) Envolvimento de áreas na formulação de estratégias
Item 2.2 – Implementação das estratégias Refere-se à abordagem para o desdobramento, a realização e a atualização da concentração de esforços da organização para atingir sua visão. Definição de indicadores, estabelecimento de metas e definição de planos de ação Alocação de recursos para os planos de ação Comunicação de estratégias, metas e planos de ação Monitoramento da implementação dos planos de ação