VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO (BPL ou GLP)
Advertisements

Conceitos, âmbito e objetivo
BOAS PRÁTICAS DE LABORATÓRIO BPL
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Organização NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
Validação e Verificação do APPCC
S. A S. A Indústria e Comércio Ltda. Indústria Metalúrgica
Administração e segurança de redes
AUDITORIA.
Sistemas de Gestão Integrada
Estratégias Tributárias
“PASSO A PASSO” DA AUDITORIA.
PREPARAÇÃO DO RELATÓRIO DE AUDITORIA
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
Instrutor: Objetivos:.
IV ENCONTRO DA ÁREA DA QUALIDADE DA RBMLQ-I
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
AUDITORIA AMBIENTAL Prof. IDALVO ALEXANDRE.
Auditoria da Qualidade
Funções da Administração
II Orientação Técnica PCAGP.
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
Equipamentos NBR ISO/IEC 17025:
Auditoria e Segurança da Informação
Prof. Alexandre Vasconcelos
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Equipamentos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO NIT DICLA 083:
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Instrutor: Objetivos:.
Processo de Implementação de um Sistema da Qualidade ISO9001:2000
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Métodos de ensaio e calibração e Validação de métodos NBR ISO/IEC 17025: INMETRO.
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
P E S S O A L SISTEMA DA QUALIDADE SEGUNDO A NBR ISO/IEC 17025
CIn-UFPE Qualidade de Software (if720) Carlos Albuquerque
A Certificação ISO 9001 : 2000 como Efetiva Ferramenta para a Competitividade © Todos os direitos reservados - ATSG S/C Ltda de 22 Rogério Campos.
CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL
Auditoria em Serviços de Saúde
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
ANÁLISE CRÍTICA PELA GERÊNCIA Requisito 4.14
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
Instrutor: Objetivos:.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Auditoria da Qualidade Ajuda no processo de aperfeiçoamento da empresa
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL PROFª Drª Cláudia Rech – junho O QUE É ? ABNT NBR ISO 14001:2004 “Parte do sistema.
Certificação e Auditoria
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Conteúdo programático
SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
Desenvolve Minas Auditoria Interna.
PREPARAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE
MÓDULO 2 QUALIDADE.
ISO 9001: 2000 O que é um sistema da qualidade e seu objetivo.
10 a 12/11/15 Ana Cristina Diniz Maciel Follador Dicap – Divisão de Capacitação em Acreditação da Cgcre Redação de evidências.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Responsabilidades e Atividades.
4.4 Implementação e Operação
Gestão por Resultados e Gerenciamento Matricial de Receita
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
Sistema de gestão em Saúde e Segurança do Trabalho
REQUISITOS GERENCIAIS
AUDITORIA.
Transcrição da apresentação:

VERIFICAÇÃO Estabelecer procedimentos de comprovação para confirmar que um sistema ou programa funciona eficazmente.

VALIDAÇÃO Conjunto de procedimentos cujo objetivo é assegurar que todos os requerimentos legais, estruturais e de processo sejam corretamente identificados pela equipe de auditores e que possam ser controlados de maneira eficaz pelo programa ou sistema proposto.

Aquele que ouve; ouvinte QUE É UMA AUDITORIA? 1. Cargo ou emprego de auditor. 2. Local ou escritório onde o auditor exerce suas funções. AUDITOR ? Aquele que ouve; ouvinte

Definição de Auditoria “Auditoria é uma exame sistemático e independente para determinar que as atividades e seus resultados estão de acordo com os objetivos planejados.”

QUE É UMA AUDITORIA? ISO 19011:2002 Processo sistemático, independente e documentado para obter evidências da auditoria e avaliá-las de maneira objetiva, com o fim de determinar o grau de cumprimento dos critérios de auditoria.

DEFINIÇÕES Auditado: região, subregião, país ou países a serem auditados. Auditor: pessoa com competência para conduzir uma auditoria. Equipe Auditora: dois ou mais auditores que conduzem uma auditoria.

DEFINIÇÕES Critérios de auditoria: grupo de políticas, procedimentos ou requerimentos da auditoria. NOTA: são usados como referência para comparar uma evidência de auditoria Achados de auditoria: resultados da avaliação das evidências verificadas na auditoria a serem comparados com os critérios de auditoria. NOTA: os achados de auditoria podem indicar conformidade ou não conformidade com os criterios da auditoria ou oportunidades de aperfeiçoamento.

DEFINIÇÕES Evidências de auditoria: registros, declarações de fatos ou outras informações as quais são relevantes para os criterios de auditoria; são verificáveis. A evidência de auditoria pode ser qualitativa ou quantitativa.

Confidencialidade obrigação dos membros da Equipe Auditora de abster-se de divulgar verbal, escrita ou de qualquer outra forma, as informações, evidências e achados de auditoria obtidos antes, durante e depois da auditoria.

QUE É UMA AUDITORIA? Na prática, AUDITORIA pode ser definida como: O procedimento sistemático, independente e documentado que permite uma validação, verificação ou reavaliação de um sistema.

OBJETIVO PRINCIPAL DA AUDITORIA O objetivo das auditorias é avaliar se a estrutura, funcionamento e processos de atencão veterinária desenvolvidos nas zonas auditadas são compativeis com as metas propostas e com os respectivos programas nacionais, assim como sua influência no contexto regional, dotando as ações da transparência requerida para a consolidaçao do propósito de domínio da saúde animal.

OBJETIVOS PRINCIPAIS DA AUDITORIA Verificar se o programa escrito foi elaborado com base científica e/ou legal Verificar se o programa escrito está sendo aplicado na prática Verificar se a aplicação prática do programa escrito está atingindo os objetivos almejados.

exemplos de outros objetivos da auditoria Propiciar à instituição auditada uma oportunidade para avaliação interna e a melhoria contínua do Sistema Atender aos requisitos da legislação vigente, etc.

Por que Auditar ? Auditar é um meio de obter informações de uma maneira independente e imparcial. Normalmente, as auditorias são realizadas, dentre outras, por uma ou mais das seguintes razões: verificar se o sistema da própria organização atende as especificações e se está implementado; comprovar a eficácia do sistema frente a organismos fiscalizadores.

AUDITORIA REPRESENTA uma contribuição ao aperfeiçoamento de programas ou sistemas um levantamento sobre as conformidades e não conformidades uma oportunidade de melhoria dos processos um retorno isento e imparcial

A AUDITORIA NÃO DEVE SER Uma forma de espionagem Uma inquisição Uma forma de exercer pressão Uma cobrança de resultados Uma situação de confronto / desconforto

AUDITORIA DEVE CONTEMPLAR: os recursos humanos e materiais disponíveis, a estrutura organizacional, capilaridade do serviço, a capacidade de gerenciamento dos programas sanitários,

AUDITORIA DEVE CONTEMPLAR: nível de acompanhamento e padronização das atividades de campo, as atividades de vigilância primária, atividades de educação sanitária em execução legislação disponível

Classificações das Auditorias As auditorias podem ser classificadas da seguinte forma: Quanto ao tipo: Auditoria de Adequação Auditoria de Conformidade Quanto à instituição: Interna Externa (DSA, DG SANCO, PANAFTOSA)

O ciclo de vida da auditoria PLANEJAMENTO EXECUÇÃO RELATÓRIO