UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

FACULDADE METROPOLITANA
Universidade Federal de São Carlos
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
ESTUDO DE INDICADORES DE AVALIAÇÃO
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
Avaliação de cursos VRAC/CONSULTEG/CPA Direções de faculdade e coordenação de cursos 2008.
AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Redesenho Institucional CORI
MISSÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA AVALIATIVA III Congresso Internacional em Avaliação Educacional Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica.
Avaliação institucional no âmbito do SINAES CPA – Universidade Federal de Alfenas.
Avaliação Institucional e Tecnologias da Informação na UNISC Workshop: Avaliação e inovação com Tecnologias da Inovação – UFRGS – 03/07/2009. Ana Karin.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
SÉCULO XX.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
PROPOSTA DO MODUS OPERANDI PARA CONSTRUÇÃO DO NOVO ESTATUTO DA UFPE Trabalho desenvolvido por : Audisio Costa, Auxiliadora Ferraz, Carmen Chaves. Iranir.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Etapas da construção do PDI IFTO
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
1 O Programa de Qualidade e o Processo de Avaliação da USP Hélio Nogueira da Cruz Presidente da CPA GEFIM - Setembro/2003.
SINAES: Concepções e Diretrizes
Avaliação Institucional e seu impacto na UFRN
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO SINAES GRUPO 3 Relator: Orlando Nobre.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – 2014
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS FIO COM O OBJETIVO DE OFERECER UM ENSINO DE EXCELENCIA AS FIO, ATENDENDO AO DISPOSTO NA LEI DE 14/04/2004, FAZ REGULARMENTE,SUA.
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
PENSANDO A FORMAÇÃO DE FORMADORES NA UFMS
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL : 2º ciclo avaliativo 2007/2008
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
PDI: Hora de planejar.
Pró-Reitoria de Planejamento
Auto-avaliação.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
A estrutura acadêmica do Campus da Universidade de Brasília em Planaltina-DF e seu potencial para a promoção do trabalho interdisciplinar.
Processo eleitoral Processo eleitoral COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – CPA
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim UNEMAT UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim Reitor

Mesa Redonda: O SINAES na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas e de seus alunos e professores. Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim Reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso

UNEMAT Multidisciplinar

UNEMAT Multicampi

Avaliação na UNEMAT  1994: A UNEMAT é convidada a participar do PAIUB.  Três coleta de dados 1999, 2003 e 2005.  Três relatórios de avaliação publicados 2002, 2005 e 2007.  2004: adesão ao SINAES criação da Comissão própria de avaliação - CPA.

Avaliação na UNEMAT  Elaboração da proposta de auto-avaliação seguindo as diretrizes sugeridas no SINAES.  Avaliação das atividades acadêmicas: de ensino, de pesquisa, de extensão, de gestão, de infra-estrutura física e didático-pedagógica, etc.

Dimensões avaliadas  A missão e o plano de desenvolvimento institucional.  Políticas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação.  Responsabilidade social da instituição.  Comunicação com a sociedade.  Políticas de pessoal.

Dimensões avaliadas  Organização e gestão da instituição.  Infra-estrutura física e didático-pedagógica.  Planejamento e avaliação.  Políticas de atendimento a estudantes e egressos.  Sustentabilidade financeira da instituição.

Metodologia para a coleta de dados que subsidiou o 3º Relatório de Auto-Avaliação Auto-Avaliação em dois níveis:  Avaliação de políticas: Reitoria, Vice-Reitoria, Pró-Reitorias, Institutos e Faculdades.  Coleta de dados/opiniões junto a comunidade universitária: docentes, discentes e técnicos administrativos.

Estratégia utilizada para discutir os dados em 2007  Órgãos da administração central (Reitoria, Pró-Reitoria; Administração Didático-Científica, Campi Universitários e seus respectivos departamentos de ensino realizam estudos, discussões dos dados com a participação de todos os segmentos acadêmicos.  A sistematização e/ou os resultados das discussões devem ser socializados no seminário.

O que deveria ser discutido?  Dados sobre políticas universitárias e a opinião da comunidade acadêmica sistematizados no 3º Relatório de Auto-Avaliação Institucional.  ENADE, no caso dos cursos avaliados.  Metas a serem atingidas e apresentadas para a construção coletiva do PDI.

V Seminário de Avaliação Institucional  Período de realização: maio e junho de 2007.  Local: Na sede Administrativa e em cada Campus.  Coordenações dos Campi responsáveis pela organização do seminário e mobilização das instâncias e segmentos do Campus.  Chefes de departamentos mobiliza a comunidade acadêmica do curso para participar das discussões e do seminário.

Responsáveis pela organização dos Seminários locais de Avaliação  Responsabilidade das Coordenações Regionais e Chefias de Departamentos: Sensibilização e apresentação dos dados do 3º Relatório de avaliação e do ENADE; promover espaços de debates para discutir potencialidades e fragilidades e propostas de estratégias de superação.

Desafios da Auto-Avaliação na UNEMAT  Continuar avançando na construção da cultura de avaliar as ações universitárias.  Ampliar espaços democráticos e participativos para a discussão dos dados para propor ações de superação das fragilidades.  Os resultados da avaliação provocar mudanças na organização acadêmica.

Próximos passos  Descentralização dos processos avaliativos.  Os órgãos da administração central realizam estudo das políticas universitárias.  Os campi juntamente com os departamentos de ensino elaboram e implementam proposta própria de avaliação. O coletivo propõe mudanças a partir dos resultados.  A CPA oferece assessoria e elabora documento institucional.

Para conhecer mais sobre a Auto-Avaliação da UNEMAT www.unemat.br/prpdi/avaliacao

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO UNEMAT UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO