Aula 2 Ambiente de Marketing
Qual o papel do Marketing dentro da Organização? As áreas funcionais de uma organização/ empresa são: Contabilidade Finanças Recursos Humanos Administração Produção Suprimentos Marketing Segundo Peter Drucker, o maior autor sobre administração e negócios, "marketing e inovação geram resultados; todo o restante gera custos"
Qual o papel do Marketing dentro da Organização? Processo Administrativo Atividades gerenciais Estratégicas Tático-operacionais Planejamento Organização Análise de oportunidades ciclo de vida produto curva experiência portfolio atratividade competitividade segmentação Análise mercados atuais delineamento de mercado organização de compra operação de compra Direção Controle Decisões targeting posicionamento estratégia competitiva estratégia de crescimento Decisões produto preço comunicação distribuição transação pós-transação
O que faz uma Gerência de Marketing? Avaliar os recursos corporativos Estabelecer os objetivos Estabelecer a estratégia de Marketing Organizar o esforço de Marketing Formular o Marketing Mix Estimar as vendas Controlar e avaliar a função de Marketing Implementar ações corretivas
Ambiente de Marketing
Microambiente Macroambiente Interno Externo
Macroambiente de Marketing Ambiente Tecnológico Ambiente Político- Legal Ambiente Natural Ambiente Demográfico Ambiente Sócio-Cultural Ambiente Econômico Fatores externos à empresa sobre os quais ela tem pouco ou nenhum controle
Macroambiente de Marketing Necessidades e tendências Modismos / Tendências e Megatendências Identificação das principais forças Oportunidade e ameaças Ambiente Demográfico Crescimento da população mundial Composição etária da população Mercados étnicos Grau de instrução Padrões familiares Movimentações geográficas da população
Macroambiente de Marketing Ambiente econômico Distribuição de renda Poupança, endividamento e disponibilidade de crédito Terceirização e livre-comércio Ambiente sociocultural Visões de si mesmo, das outras pessoas, das organizações, da sociedade, da natureza e do universo Cultura central e subculturas Mudanças de valores ao longo do tempo
Macroambiente de Marketing Ambiente natural Escassez de matérias-primas Aumento do custo de energia Pressões antipoluição Mudanças no papel dos governos Ambiente tecnológico Aceleração do ritmo das mudanças Oportunidades ilimitadas para a inovação As variações nos orçamentos de P&D A regulamentação da mudança tecnológica Ambiente político-legal Intensificação da legislação Crescimento de grupos de interesse (ONGs)
Oportunidades e Ameaças fatores externos, fora do controle da empresa, que podem ter impacto positivo nos negócios Ameaças fatores externos, fora do controle da empresa, que podem ter impacto negativo nos negócios
Análise FFOA Oportunidades Ameaças
Microambiente de Marketing Fatores próximos à empresa Fatores internos da empresa sobre os quais ela tem algum tipo de controle ou interferência Stakeholders
Análise FFOA Forças (Pontos Fortes) fatores do microambiente e/ou internos, com algum controle da empresa, que podem ter impacto positivo nos negócios Fraquezas (Pontos Fracos) fatores do microambiente e/ou internos, com algum controle da empresa, que podem ter impacto negativo nos negócios
Análise FFOA Forças (Pontos Fortes) fatores do microambiente e/ou internos, com algum controle da empresa, que podem ter impacto positivo nos negócios Fraquezas (Pontos Fracos) fatores do microambiente e/ou internos, com algum controle da empresa, que podem ter impacto negativo nos negócios
Sistema de Informação de Marketing
O que os gerentes gostariam de ter O que os gerentes precisam ter SIM O que os gerentes gostariam de ter O que os gerentes precisam ter O que os gerentes podem ter
SIM Pesquisa de Mercado Instrumento que liga, por meio da informação, o profissional de marketing ao mercado, cliente, consumidor, público. Tem como objetivos gerais: Identificar e definir oportunidades e problemas de marketing Gerar, aprimorar e avaliar oportunidades de marketing Monitorar o desempenho da empresa Melhorar a compreensão do processo de marketing
SIM Inteligência de Marketing Informações sobre as alterações no ambiente de marketing. Podem ser colhidas tanto sistematicamente (acompanhamento contínuo de mercado) como de forma esporádica (acesso eventual a informações sobre concorrência) Fontes pessoal da empresa clientes e fornecedores relatórios anuais, imprensa empresas especializadas
SIM Registros Internos Relatórios emitidos pela empresa Usados para planejamento diário, implementação e controle Fontes Contabilidade Produção Vendas
SIM Análise da Informação Transformar dados colhidos em forma bruta no ambiente externo em informações úteis para a tomada de decisões. Pode-se utilizar desde simples fichas de registro até sofisticados softwares estatísticos e de gerenciamento de informações. O importante é a ter a informação de forma estruturada e compreensível.
Sua empresa tem SIM? Você tem seu SIM particular?
Avaliar os recursos corporativos Área Fatores de análise financeiros caixa capital instalações equipamentos redes de comunicação humanos habilidades capacidade disponibilidade equipe de vendas Pesquisa & Desenvolvimento instalações pessoal patentes suprimento disponibilidade garantia de recebimento contratos mercado sistemas de distribuição marcas programas promocionais
Estabelecer a estratégia de Marketing
Organizar o esforço de Marketing Estrutura Funcional Estrutura Geográfica Estrutura por Gerência de Produto Estrutura por Gerência de Mercado Estrutura por Gerência de Produto/ Mercado
Estrutura Organizacional de Marketing Estrutura Funcional
Estrutura Organizacional de Marketing Estrutura Geográfica
Estrutura Organizacional de Marketing Estrutura por Gerência de Produto
Estrutura Organizacional de Marketing Estrutura por Gerência de Mercado
Estrutura Organizacional de Marketing Estrutura por Produto e Mercado