O Setor Financeiro Análise de Cadeia de Valor Global com Ênfase na Cadeia de Valor do Setor Bancário.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

E-Business e E-Commerce
Empresa Classe Mundial e Analista de Negócio
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas Nacionais de Inovação: a experiência internacional e alguns desafios para o Brasil Referência: Linsu Kim & Richard Nelson (2005) (Introdução)
DISTRIBUIÇÃO TRANSPORTES E CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO- VISÃO INTEGRADA
Unidade 6 Distribuição: transportes e centro de distribuição visão integrada Grupo: 19FY Athos Oliveira 08/25085 Rafael Flores 08/38837.
Personal Lines.
Unidade 6 O Mecanismo de pedir Alunos: Grupo 19V
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Tendências do mercado Consumidor
Elaborando Um Plano de Negócios
AULAS 05 E 06 PLANOS DE NEGÓCIOS.
34 © 2004 by Pearson Education Liquidez Liquidez é um conceito econômico que considera a facilidade com que um ativo pode ser convertido no meio de troca.
OPERADORES LOGÍSTICOS
Por que investir? 09 de junho de 2010
Atualmente o investimento em soluções digitais é primordial para o crescimento de qualquer empresa. A WebQualité é especialista no atendimento e desenvolvimento.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
Apresentação Institucional 2008/04
ONAP-HOME INFORMÁTICA LTDA
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
SGI Apresentação Técnica.
PROIMPE Programa de Estímulo ao Uso de Tecnologia da Informação em Micro e Pequenas Empresas (MPE)
gestão em inteligência competitiva
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Iniciando um negócio... Francilene Garcia DSC/CEEI/UFCG.
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada
Mecanismos de Mercado no Comércio Eletrônico
Conceitos Básicos de Estoques
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Objetivos da aula Dar exemplos de como a tecnologia de informação apóia os processos de negócios nas funções organizacionais de contabilidade, finanças.
Livraria Virtual baseada no conceito de E-Commerce
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Planejamento de recursos empresariais (ERP)
Equipe de Gestão.
Cadeia de Valor.
Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação
Cadeia de Valor.
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
Modelo de Planejamento
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron Leandro Mendonça Miguel Garcia Renata Maria Moraes.
Consultoria em TI.
Camila Carrasco Carolina Bonesso Vitorino Gustavo Thron
Estratégia Organizacional
Gestão de Meios de Hospedagem
Sistemas de Informação
TV Digital Design da interação com envolvimento do usuário em contexto econômico coletivo.
Cenário atual de CRM nas empresas e suas tendências
Concessão de Crédito:... O importante é lucrar mais Prof. Dr. Luiz Carlos Jacob Perera Universidade Presbiteriana Mackenzie S.P., 3 de novembro de 2014.
Iniciando na logística empresarial
Infra-estrutura da tecnologia de informação
Sistema de Gestão de Segurança da Informação
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Prof. Ana Martins – UCB Unidade 02 Aula 03
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
MATRIZ BCG.
CRM CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT Autor: Carlos Eugênio Friedrich Barreto.
3.1 © 2007 by Prentice Hall Conquistando Vantagem Competitiva com os Sistemas de Informação.
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Estratégia Empresarial
Canais de Distribuição
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
APRESENTAÇÃO DO PLANO COMERCIAL. Missão da empresa POSSIBILITAR AOS NOSSOS CLIENTES A MELHORA DA GESTÃO DO SEU NEGOCIO, RECUPERANDO A SUSTENTABILIDADE.
Portfólio de Serviços TI
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS SOB A PERSPECTIVA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Integrantes: Helenise Mello e Luana Suzana.
Sistema de Informação aplicados a Finanças e Contabilidade
Empreendedorismo e Elaboração de Plano de Negócio
Transcrição da apresentação:

O Setor Financeiro Análise de Cadeia de Valor Global com Ênfase na Cadeia de Valor do Setor Bancário

Perfil do Segmento Participantes Tradicionais Novos Entrantes Bancos Corretoras Financeiras Seguradoras Administradoras de Cartões de Crédito Novos Entrantes Grandes Cadeias de Varejo (Bancos de Supermercado) Empresas Internet: sites de investimento, e-payment, etc. Especialistas: assessores de investimento, on-line brokers, bancos de transações

Fonte: Monitor Group and Rotschild, 2003 Histórico Recente Os anos 90 foram marcados por grandes aquisições e fusões, utilizadas como estratégia de crescimento e de aumento de lucro. Esta estratégia produziu um aumento de lucratividade que os especialistas entendem que chegou ao pico máximo no início desta década e deve se reverter a partir de 2005. Com o término da euforia dos mercados de ações, principalmente após o estouro da bolha da Internet, houve uma diminuição das atividades de M&A, IPOs e investimento de risco. O segmento de varejo bancário manteve-se estável e a prova da variações do mercado de ações, voltando a ser, talvez a única, opção de crescimento e de aumento de lucro èm grande escala para os bancos a partir de 2004. Fonte: Monitor Group and Rotschild, 2003

Resumo Apesar dos anos 90 terem sido marcados por aquisições e fusões do setor bancário em todo o mundo, desviando o foco da maioria dos bancos para este tipo de estratégia de crescimento, o início desta década está sendo marcado por uma retomada do foco no mercado de varejo, ou seja, a ênfase no cliente, como forma de crescimento e aumento de lucratividade. O cenário que será descrito adiante mostra que a utilização de TI nos pontos da cadeia de valor onde existe interação com clientes é uma necessidade estratégica dos bancos e concentrará a maior parte dos investimentos nos próximos 5 anos.

Cenário Atual: Clientes Clientes cada vez mais capacitados, exigentes em qualidade, sensíveis a preços, menos fiéis a um banco específico e demandantes de tratamento especializado e personalizado. Novos e múltiplos canais de acesso aos produtos e serviços viabilizados principalmente pela TI permitem direcionar e personalizar o atendimento ao cliente.

Cenário Atual: Competidores Competição de atores existentes: grandes bancos internacional entrando em mercados locais. Novos competidores: Internet Banks and competidores de outros segmentos de mercado que possuem larga experiência no atendimento de clientes como os Supermarket Banks (ex. associação da Tesco com o Royal Bank of Scotlanda, no Reino Unido). Este cenário apresenta oportunidades de sinergia entre empresas de TI do setores bancário e de comércio. Competição de entrantes especialistas: assessores de investimento com foco em nichos de clientes; bancos de transações com foco em certos processos; intermediários on-line com foco em certos produtos específicos.

Cenário Atual: Competidores Dos novos entrantes: Internet Banks não apresentam mais perigo uma vez que a maioria dos bancos tradicionais adquiriram ou construíram capacidade on-line própria. Os entrantes oriundos do comércio varejista (supermarket banks) apresentam uma ameaça maior aos bancos tradicionais pois utilizam sua competência superior em atender clientes como vantagem competitiva.

Cenário Atual: Negócios Aquisições e fusões não estão sendo mais responsáveis por grandes ganhos de escala e eficiência. O aumento de receitas baseada na queda da taxa de juros dos Estados Unidos e Europa deve decair com a tendência de aumento das taxas de juros. A queda na utilização de cheques nos principais mercados (Americano e Europeu) estão diminuindo as receitas com os negócios de pagamento. Portanto, para aumentar receitas e lucros os bancos terão de buscar o aumento de negócios através de: Novos clientes Produtos novos vendidos para clientes existentes Fonte: MacKinsey, 2004.

Cenário: Investimento (Europa) A principal prioridade dos setores de TI das empresas de serviços financeiros (incluindo bancos) é cortar custos operacionais internos em 2004-2005. Oportunidade: a manutenção do nível de serviço deve ser feita através de outsourcing. Consultoria em TI e integração de sistemas serão as área que as empresas do setor financeiro irão reduzir seus orçamentos em 2004-2005 comparado com 2003. Apesar destes cortes, as empresas têm como objetivo melhorar a “customer’s experience” através de investimentos na gestão de conteúdo e em ferramentas self-service on-line para clientes. Fonte: Forrester Research, 2004.

Fonte: Monitor Group and Rotschild, 2003 Futuro O futuro dos bancos, principalmente os de varejo, está no entendimento das necessidades dos clientes e na especialização em diversos aspectos: Grupos de clientes Produto específico Processos específicos Adição de valor específica Esta especialização é viabilizada pelo uso intensivo de TICs nos pontos da cadeia de valor dos bancos onde existe contato diretos com clientes. A tendência geral é a especialização de produtos em nichos de mercado combinada com outsourcing seletivo de atividades para parceiros e “co-opetidores”. Fonte: Monitor Group and Rotschild, 2003

Portanto Para se identificar as oportunidades de negócios de TI no setor bancário no cenário descrito anteriormente, é necessário utilizar um modelo de cadeia de valor do setor. Duas visões complementares da cadeia de valor são descritas a seguir e as oportunidades para negócios de TI são identificadas em função de modelos de negócios que se configuram como a tendência de futuro no setor bancário.

Cadeia de Valor do Setor de Bancos Marketing Vendas Produtos Transações Financiamento Investimento Serviços Pagamento Propaganda Oferta Depósito Crédito Contas Securities Gestão de Ativos Trading Branding Aquisição Securitização Produtos Financeiros IPO Clearing & Settlement Investimento Corporativo M&A Suporte a Vendas Gerenciamento de Canais Créditos Consultoria Custódia Outros Ativos Outros Gerenciamento de Risco Desenvolvimento de Tecnologia Recursos Humanos Infra-estrutura

Cadeia de Valor Virtual: Visualizando Oportunidades para TI Conteúdo (dados) Infra-estrutura (Lógica e Objetos de Negócio) Contexto (Apresentação) Integração Forte Compartilhamento Integração Fraca Bancos de Dados Sistemas Legados Servidores Middleware Canal 1 Canais Variedade de Clientes Canal 2

Modelos de Negócio do Futuro De acordo com pesquisa do Monitor Group, bancos com estes modelos especializados de negócios formarão uma rede de empresas ligadas por relacionamentos mútuos de insourcing/outsourcing, formando a rede bancária do futuro. Monitor Group and Rotschild, 2003

Oportunidades: Cenário Geral Bancos que possuam modelos de negócio que tenham foco no cliente: Distribuidores Especialistas em clientes Ênfase nas aplicações e soluções que agregam valor aos processos de Contexto da cadeia virtual: Suporte a múltiplos canais Relacionamento com o cliente Acesso do cliente aos produtos

Oportunidades: Relacionamento como Cliente Bancos devem buscar soluções de TI para melhorar seu relacionamento com clientes que possuem as seguintes capacidades: Facilitar a captura e processamento de informações vitais sobre o comportamento dos clientes. Direcionar necessidades dos clientes aos agentes bancários melhor equipados para atendê-las. Melhorar o desempenho dos processos analíticos de back-office.

Oportunidades: Diversas Tecnologias Processamento eletrônico de documentos para processamento de imagem de cheques e outros documentos (Check 21 nos Estados Unidos). Análise de risco: melhoria dos processos de análise de riscos através de TI (decorrente de Basiléia II). Etiqueta inteligente: identificação de clientes e de suas necessidade através de chips nos cartões bancários e de tecnologia WI-FI. E-trust Environment: exploração de infra-estrutura de chave pública (PKI) para construção de ambientes de confiança entre bancos e clientes. Biometria: reconhecimento e autenticação de voz, impressão digital, etc. como mecanismo de identificação e autenticação de clientes e transações.

Oportunidade Colateral As transformações pelas quais o setor bancário está passando vão iniciar e consolidar um conjunto de mudanças organizacionais em vários níveis. Estas mudanças devem causar enorme aumento de demanda por capacitação e adequação do capital humano dos bancos para o novo cenário. Educação a distância e, mais especificamente, Web Based Training, se configuram como uma grande oportunidade colateral para empresa de TI no setor bancário.

Este documento está sujeito a copyright Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo ou partes do documento. Em particular, os direitos de tradução, reprodução, reuso de figuras, citações, reprodução de qualquer forma, armazenagem em sistemas de informação, inclusive na Web, estão sujeitas a autorização prévia por escrito dos autores. © 2003 Foco Pesquisas Ltda. Fabio Queda Bueno da Silva O uso de nomes registrados, marcas, figuras de outras publicações etc. neste documento não implica que estes objetos deixam de estar sujeitos às leis de proteção da propriedade intelectual aplicáveis. Portanto, mesmo sem indicação explícita, esses objetos não estão disponíveis para uso livre.