ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO

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Transcrição da apresentação:

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO FUNDAMENTOS DA GESTÃO Prof. Ms. Simone Flach DEMET - UEPG

Texto Norteador KUENZER, A. Z. Trabalho Pedagógico: da fragmentação à unitariedade possível. In: AGUIAR, M. A. S.; FERREIRA, N. S. C. (orgs.). Para onde vão a orientação e a supervisão educacional? Campinas/ SP: Papirus, 2002.

OBJETIVO Compreender as positividades e os limites do trabalho pedagógico e ampliar as possibilidades de intervenção;

FRAGMENTAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR O trabalho escolar, conforme a forma como está organizado desempenha diferentes funções, as quais estão comprometidas com dimensões diferentes: Dimensão Conservadora: concepção ingênua; Dimensão Transformadora: concepção crítica.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA Divisão do trabalho A fragmentação do trabalho pedagógico não está sustentada na divisão técnica do trabalho, mas na conseqüência da contradição capital e trabalho. Trabalho humano = valor de existência do capital Capitalista Trabalhador meios de produção força de trabalho

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA SOCIEDADE CAPITALISTA A escola é capitalista porque contribui para a valorização do capital, e não porque o trabalho pedagógico é fragmentado.

PARA ENTENDER A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA TRABALHADOR CAPACIDADE DE TRABALHO PROCESSO DE TRABALHO CAPITAL

RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA Segundo GRAMSCI, a pedagogia vem da fábrica e, portanto, é arte integrante e fundamental do processo de construção da hegemonia do capital sobre o trabalho. Fábrica e escola: processos pedagógicos(capacitação técnica) e processos amplamente pedagógicos (atitudes e comportamentos adequados ao processo de valorização do capital).

RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA É, pois, por meio do disciplinamento para a vida social e produtiva, ou seja, do desenvolvimento das capacidades (ou competências) necessárias ao trabalho e à participação social, sob a hegemonia do capital, que a escola desempenha sua função no que diz respeito ao processo de valorização do capital.

RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO NA SOCIEDADE CAPITALISTA O conhecimento científico e saber prático são distribuídos desigualmente contribuindo para a alienação dos trabalhadores; Saber teórico é divorciado da práxis; Saber elaborado é trabalhado a partir da cultura de uma classe social. A escola expressa e reproduz a fragmentação, por meio de seus conteúdos, métodos e formas de organização e gestão

HÁ ESPAÇOS PARA PROCESSOS EMANCIPATÓRIOS? É preciso ter clareza dos limites do trabalho pedagógico; Necessidade de que o trabalho pedagógico se assente no campo da pedagogia emancipatória. Finalidade do trabalho pedagógico: disciplinamento para a vida social e produtiva. disciplinamento= transformação intelectual, cultural, política e ética.

HÁ ESPAÇOS PARA PROCESSOS EMANCIPATÓRIOS? Deve-se convencer muita gente de que o estudo é também um trabalho, e muito cansativo, com um tirocínio particular próprio, não só intelectual, mas também muscular-nervoso: é um processo de adaptação, é um hábito adquirido com esforço, aborrecimento e até mesmo sofrimento. (Antônio GRAMSCI, 1932 – Caderno 12: Apontamentos e notas dispersas para um grupo de ensaios sobre a história dos intelectuais)

ORGANIZAÇÃO DA GESTÃO: CONFRONTO DE PARADIGMAS? Taylorismo Toyotismo Atender as demandas da educação dos trabalhadores e dirigentes. Pedagogia das competências. Controle da produção em série. Combate ao desperdício – qualidade total. Dimensão empresarial da gestão escolar : divisão de tarefas. Dimensão empresarial da gestão escolar: célula de produção. Trabalho fragmentado: divisão de tarefas. Trabalho reunificado: ampliação de tarefas.

NECESSIDADE DE PENSAR A ESCOLA EM SUA TOTALIDADE Pensar a totalidade do trabalho pedagógico = polivalência ou politecnia? Polivalência Politecnia Ampliação de tarefas, sem que haja ampliação da capacidade intelectual; Juntada de partes, Domínio intelectual da técnica; Autonomia intelectual e ética; Mais do que a soma das partes fragmentada

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO E POLITECNIA Implica tomar a escola como totalidade, compreender a gestão como prática social de intervenção na realidade, tendo em vista a sua transformação, e sugerir uma nova qualidade na formação dos profissionais da educação, pedagogos e professores, a partir de um sólida base comum que tome as relações entre sociedade e educação, as formas de organização e gestão do trabalho pedagógico, as políticas, os fundamentos e as práticas educativas, base esta que os conduza ao “domínio intelectual da técnica”.

POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO UNITÁRIO Não é possível pensar em: Administrador como gestor das atividades meio; Supervisor como especialista em currículo; Orientador com especialista em dificuldades de aprendizagem.

POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO UNITÁRIO Não podemos esquecer que na escola a unitariedade do trabalho pedagógico será sempre limitada, não só pelo caráter capitalista, mas em decorrência dele, pela formação como espaço separado da prática.

POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO UNITÁRIO A formação continuada: a partir da reflexão conjunta, tomando como eixo o PPP – totalidade que define e ao mesmo tempo articula as partes. A formação continuada passa a ter sentido e a estabelecer compromissos e cumplicidades, a permitir o enfrentamento compartilhado de problemas que são comuns, e a permitir mudanças significativas.

POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO UNITÁRIO Trabalhar de forma transdiciplinar: A partir das relações sociais, do mundo do trabalho; O professor deve assumir um tratamento disciplinar competente e rigosoro; Trabalho coletivo; Transdisciplinaridade como parte integrante do PPP; Culminância: intervenção na realidade – prática de cidadania

POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO UNITÁRIO Como organizar, de forma critica, o trabalho pedagógico na escola? “Clareza teórica, competência, compromisso político e possibilidades concretas de intervenção são os componentes da equação que definirá as possibilidades de fracasso e sucesso, sempre dialeticamente articuladas, nesse processo de transformação.”

ATIVIDADE PRÁTICA A partir do texto e discussões ocorridas, discuta com os colegas sobre as possibilidades e limites de organização do trabalho pedagógico para a construção de uma sociedade melhor.