Edmar Bulla / Sulfurico.com.br

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Elementos do Jornalismo On-line
Advertisements

Como era feito uma reportagem sem internet?. A internet é acima de tudo a maior enciclopédia, biblioteca, livraria, universidade, agenda de telefones.
WEB 2.0 VAI TER DINHEIRO PRÁ TODO MUNDO. WEB 2.0 Especialistas usam esse termo para descrever o que se chama de segunda geração da WWW (World Wide Web).
Você conhece o Rafinha? Você consegue se comunicar com ele?
A INTERNET MERECE SER VISTA COM MAIS ATENÇÃO. ATUALIZE SEU CONHECIMENTO SOBRE O MEIO NOS SLIDES SEGUINTES.
Material de Divulgação Online: Pólos do Campus Virtual
MANIFESTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
REDES SOCIAIS.
Internet NOÇOES BASÍCAS DE INTERNET Carlos Roberto das Virgens.
47,7% dos internautas disseram se informar pela web e 6,5% consideram as informações da Internet o meio de comunicação mais confiável de todas as mídias.
O futuro da publicidade no jornal
São ferramentas criadas na internet para que a gente acredite que é mais legal se relacionar pelo computador do que pessoalmente.
Cadeia de Valor Fatores Críticos de Sucesso
1 Resultados 2T11 22 de Julho de 2011 Natura Resultados 3T11 28 de Outubro de 2011.
WEB 2.0 Ellen Spíndola / Francisco Brasil UNIEURO - 5° Semestre
Atualmente o investimento em soluções digitais é primordial para o crescimento de qualquer empresa. A WebQualité é especialista no atendimento e desenvolvimento.
CCI / UFPA - Análise de Desafios e Oportunidade
Apresentação. Apresentação Apresentação Marketing, planejamento, criatividade e monitoramento. Quatro palavras e uma missão: uma Agência de Marketing.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO APLICADA
Internet Bem Público Delimitação das fronteiras entre público e privado deve ser observado, especialmente no que tange à própria definição do termo público.
BRIEFING Publicidade e Propaganda – Conceitos e Categorias
Anunciando sonhos – Pensando em você
Apresentação do produto
Assessoria de Imprensa
Informações Gerais Rio de Janeiro; BEAT98; Ambos, C; anos.
QR Code Leia o QR Code com o seu celular, acesse nosso mundo.
Redes Sociais e Mídias na Educação
A Revolução das Mídias Sociais
REDES SOCIAIS Elisângela Marquez Covre Marcelo Augusto da Silva.
O USO DA TECNOLOGIA NO TRABALHO
Agosto 2009 Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação PROMOÇÃO DE NEGÓCIOS VIA WEB.
PERFIL DOS MEIOS SEXO IDADE CLASSE SOCIAL 2
AMMB Associação de Marketing Móvel do Brasil
Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.
Começa agora a apresentação que vai mudar a sua vida.
Rede Ligado Plano de mídia.
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
A sua porta para o mercado de Comunicação Vagas de empregos na área de Comunicação A sua porta para.
Grande desafios Mercadoria notícia passa da lógica de oferta para a lógica da demanda Dificuldade em preservar a independência da narração jornalística.
Jornalismo digital de qualidade e a relação entre conteúdo pago e a gratuidade pelo acesso à informação Agnes Cajaiba e Tais Bichara.
Como funciona a imprensa
SIT – T11 Oi Paggo Marcio Luiz Angeli. 1 – Cadeia Paggo Coleta de dados: Opção do cliente em utilizar seu aparelho de celular como meio de pagamento para.
Quem Somos Um grupo empresarial focado
LANÇAMENTO PREMIUM CARE
ABIMFI ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE MATERIAL FOTOGRÁFICO E DE IMAGEM Herson M. Manfrinato.
© 2010 peraltastrawberryfrog | Iniciando Movimentos Culturais para as Marcas.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA. DESDE 1996 A SKY É L ÍDER NO MERCADO DE TV POR ASSINATURA DIGITAL NO B RASIL E EM TODA A A MÉRICA L ATINA, COM MAIS.
Web 2.0: oportunidades de ouro para o setor joalheiro.
Editora coordenadora do G1 e GE.com
MÍDIA I Professor Gil de Freitas SEMANA 12 – 10 de maio de 2012 IVC.
Publicidade e Propaganda
J O R N A L I S M O M Ó V E L. Circulação de jornais - No mundo, a circulação global dos jornais aumentou 1,1% em 2011, graças aos smartphones e tablets.
A Internet & As Redes Sociais Marcos Cardoso
MÍDIA - Introdução PP – UFPE –
Projeto ‘Educação Em Pauta – nas redações’ Agosto 2014.
MARKETING 2.O Prof. Dr. José Francisco Resende. Relembrando
Indicadores COMITÊ DE MARKETING Outubro/2007. Introdução Comprovando as projeções otimistas da entidade o número de usuários residenciais de internet.
Agência Brazil com Z Agência Brazil com Z WEB 2.0 A Personalização da Internet.
A revolução na mídia display Bruno Lima. 2 3 Display Advertising Display advertising é a forma de publicidade online onde a mensagem de um anunciante.
Um blog feito pela jornalista Lívia Aguiar, 28 anos, mineira de Belo Horizonte/MG. Em 2012, Lívia deixou o emprego fixo na Editora Abril (para onde ainda.
Aplicações Inovadoras de TI no Varejo Ney Santos
Trabalho Case Campanha Nome: Aline Camilo série:1PPN.
Mídias Sociais e Conteúdo. O que são Mídias Sociais? No contexto de marketing de internet, mídias sociais se referem a grupos com diversas propriedades,
VICE-PRESIDÊNCIA COMERCIAL Nov/15.  Cobertura de Massa: 97% dos brasileiros possuem TV  95% assistem TV  73% assistem TV diariamente TV ABERTA e.
NOVOS MODELOS DE EMPRESA FGV – CEAG ENTRETENIMENTO CAIO GABRIELA KAREN PAULO WILLIAM.
Como funciona a redação de um jornal – aulas 2, 3 e 4 – 03 a 07/12/12.
Parar de estudar? Jamais! Cenários digitais na academia Cenários digitais no mercado Práticas.
WEB Marketing A internet como ferramenta de Negócios e Marketing. Br Portais e Tecnologia (14) ; (14)
QUINZE ANOS DE PLANO REAL Como Está a Disponibilidade de Crédito Para as Classes Sociais? A População Tem Tido Acesso à Água, Luz e Telefone? A Estabilidade.
Transcrição da apresentação:

Edmar Bulla / Sulfurico.com.br 15 a 19 de março - 2010 Reflexões sobre Mudanças Comportamentais e Organizacionais na Era da Revolução Digital Edmar Bulla / Sulfurico.com.br

Você não está sozinho Tesarac é uma expressão nascida no bojo da confusão conceitual provocada pela quebra de modelos causada pela Internet.

Como será em cinco anos? Os especialistas de marketing usam tesarac para descrever a ausência de paradigmas, ou seja, um modelo de negócios agoniza mas o novo ainda não se consolidou e é impossível prever o desenrolar dos acontecimentos.

Você concorda? “Tudo isto descreve mais ou menos o que está acontecendo na área do jornalismo, que é sem sombra de dúvida o setor da comunicação social mais afetado pelas mudanças provocadas pela Internet”…. (Observatório da Imprensa)

E a receita publicitária? Saiu dia 15 a edição 2010 do The State of The News Media. O relatório informa que os jornais, incluindo os online, perderam 26% em receita publicitária em 2009. Nos últimos 3 anos, a perda chega a 43%. Também marcam quedas significativas as redes de TV (-8%), as revistas (-17%), o rádio (-22%) e as emissoras locais de TV (-22%). Apenas a TV a cabo não perdeu em receita publicitária.

Sustentabilidade financeira O estudo, assinado pelo Pew Project for Excellence in Journalism, pergunta que progressos têm sido feitos para encontrar novas formas de financiar o jornalismo diante da "crescente evidência de que a publicidade online convencional nunca sustentará a industria".

Tempo é dinheiro No caso dos jornais, compara o momento atual com uma ampulheta - os investimentos ainda feitos na mídia impressa representam o tempo que resta para inventar novos modelos de receita para o negócio. Os jornais precisam encontrar um novo modelo antes que o dinheiro (tempo) acabe.

Com a palavra, o diretor “O jornal continua sendo um veículo de grande credibilidade, tanto que estudos indicam disposição de os consumidores pagarem pelo conteúdo online, porque reconhecem que a informação qualificada tem um custo”. “Sabemos que o modelo de negócio vai mudar. Não há fórmula sugerida, mas há uma luz ao indicar o valor que se dá ao meio jornal e depois, como já percebem algumas empresas, prevê-se que o modelo de negócio rentável vai combinar jornais impressos, que não desaparecerão, com versões online.” Ricardo Pedreira, diretor executivo da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

E finalizando... “O papel vai sobreviver ao lado de outras plataformas, não nos formatos e volumes que têm hoje, haverá cortes de pessoal e também o desaparecimento de títulos líderes.” O estudo feito pela consultoria PricewaterhouseCoopers em parceria com a Associação Mundial de Jornais (WAN) indica que os jornais impressos têm futuro a longo prazo. O estudo pode ser visto no endereço eletrônico em versões em inglês, espanhol e francês: http://www.wan-press.org/article18128.html.

Notícias online são commodities? De acordo com o estudo, a perda de nome tradicionais da imprensa mundial acontecerá, particularmente, nas empresas que não perceberem que os consumidores vêem as notícias online como commodities. Logo, estão dispostos a pagar por conteúdo específico e cada vez mais aprofundado e opinativo. O jornal Seattle Post, de 146 anos, decidiu encerrar sua publicação impressa e se converteu no primeiro diário digital dos Estados Unidos.

Seria o blog um novo estilo jornalístico? Se há poucos anos ainda existiam dúvidas sobre a influência da blogosfera no jornalismo, nos dias atuais, além das dúvidas terem desaparecido, a simbiose que emerge da relação entre os blogues e os jornais é objeto de análise de diversos estudos. (Observatório da Imprensa, 09/03/2010)

Caminhos possíveis

Idéias? “Na verdade, tendo como centro a edição da notícia, a plataforma escolhida fica secundária à marca”, diz o estudo. Maior integração com as novas tecnologias e não soluções voltadas para o corte de custos. Busca de vantagens competitivas na adoção de, por exemplo, envio de noticiário via celulares ou outros aparelhos portáteis Criação de nichos para informações especializadas empacotadas para canais de acesso específicos.

Relembrando: tesarac é quando o mundo anda mais rápido do que a gente consegue acompanhar.

Título

Título

Recorrendo a Platão

Medo Você acha que é esse medo da mudança que está retardando a decolagem definitiva da publicidade na internet?

Geração Y

Tudo ao mesmo tempo Novo modo de interação: Multicanalidade. Evolução de 6 para 33% das vendas em canais não tradicionais, em 10 anos. Fonte: McKinsey Consulting.

Interatividade e vídeo Youtube é o 3º site de buscas mais acessado no mundo e tem penetração de mais de 50% no Brasil e no México. Fonte: McKinsey Consulting.

Word of mouth 63% de confiança na recomendação de outros usuários (índice maior que qualquer outra fonte). Fonte: McKinsey Consulting.

Alta utilização das redes sociais 85% dos internautas brasileiros e 73%dos mexicanos fazem parte de redes sociais (entre os maiores do mundo). Fonte: McKinsey Consulting.

Alta penetração da internet 70 milhões de internautas no Brasil, com penetração de 40% na classe C. Fonte: McKinsey Consulting.

Co-criação / UGC 66% dos usuários de Internet compartilham informações e 42% já publicaram conteúdo online. Fonte: McKinsey Consulting.

Crescente Mobilidade 115% de penetração de celulares na Argentina e 165 milhões de linhas celulares no Brasil. Fonte: McKinsey Consulting.

Navegação intensa 27 horas de navegação mensal por internauta no Brasil e 26 no México (entre os maiores do mundo) Fonte: McKinsey Consulting.

15 a 19 de março - 2010 Obrigado! @edmarbulla www.sulfurico.com.br