Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical Universidade do Vale do Itajaí Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical Prof. Mônica Uriarte Aluno – Emerson Quinins Vieira Itajaí 2008
“Uma visão de música como discurso impregnada de metáfora tem consequências importantes para a educação musical”
Três modos pelos quais a música funciona metaforicamente:
1.Transformamos sons em melodia;
2 . Transformamos essas “melodias”, esses “gestos”, em estruturas;
3. Transformamos essas estruturas simbólicas em experiências significativas.
“A educação musical possibilita que os alunos possam ter acesso aos três processos metafóricos.”
Três princípios de ação que devidamente compreendidos e tomados seriamente, podem informar todo o ensino musical:
Considerar a música como discurso. 1° princípio: Considerar a música como discurso.
A audição de sons como formas expressivas ocorre quando a filtragem analítica e substituída pelo minucioso exame intuitivo. Em tais momentos de liberdade intuitiva torna – se possível o salto metafórico em direção ao significativo expressivo.
Considerar o discurso musical dos alunos. 2° princípio: Considerar o discurso musical dos alunos.
“Compor, tocar e apreciar, todos nós encontramos nossas formas criativas por meio da variedade musical.”
Fluência do início ao fim. 3° princípio: Fluência do início ao fim.
“Tocar de ouvido apresenta muitas facetas , alunos de qualquer tipo de educação musical formal, devem ser capazes de se envolver ao menos com algumas estratégias naturais.”
Porque é , então que tal visão se perde ao longo da maneira pela qual a educação musical é desenvolvida?
- Dificuldades em lidar com a música dentro dos horários escolares;
- Opção de gastos; - Recursos; - Status.
Tomados conjuntamente, os três princípios podem ajudar a manter o ensino musical em um bom caminho, a mante – lo “musical”.
Considerar a música como discurso, considerar o discurso musical dos alunos e enfatizar a fluência talvez seja mais eficaz em um amplo conjunto de situações de ensino do que o detalhamento da documentação curricular.
Esses cuidados ajudam a pensar sobre a qualidade da educação musical, sobre como em vez de o que.
Dados Bibliográficos: Ensinando música musicalmente SWANWICK, Keith Ensinando música musicalmente São Paulo : Moderna, 2003
O professor toca ou canta uma a frase musical e, os alunos respondem um por vez, com a voz, o corpo ou qualquer instrumento ou objeto; em seguida os alunos tocam a “frase resposta” indicando um colega para que responda sua frase; assim cada aluno (inclusive o professor) tera duas frases, uma que respondeu ao professor e outra que seu colega lhe perguntou; a intenção é que com essas duas frases, o grupo “converse musicalmente.”