Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema.
Pedagogia da pesquisa-ação
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes
Produzido pela equipe do CAEF. Porto Alegre, 2008.
Improviso em Teclas Pretas Forma Binária e Ternária em Teclas Pretas
Currículo : Noções introdutórias
Planejamento de Tutoria
RELATO DE EXPERIÊNCIA A Escola Municipal Amaro Coelho atende alunos na faixa etária de 0 a 15 anos, administrando o Ensino fundamental de 1ª a 4ª série,
Livro: MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
ENCONTRO ANUAL DAS EQUIPES COLABORADORAS DO PROGRAMA SEGUNDO TEMPO
Afinal, o que é Planejamento?
A formação de cidadãos críticos e reflexivos: um paralelo entre os papéis da família e da escola Profa. Kátia Aquino.
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
Prof. Rita de Cássia S. Eger -
MÚSICA NA ESCOLA Nossos enfoques temáticos estão organizados em três blocos: I - O significado da música para o professor II - Música e mídia III - Fundamentos.
João Tarcísio Alves Maia Filho
Entrevista Prof.ª Ms. Otília Loth.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Características de um bom professor de biologia
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
JOGO DE PREPARAÇÃO PARA TESTES 1
ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS
Como apresentar a lição
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
Número e Estruturas Aditivas
Caro aluno, Estas orientações foram elaboradas para auxiliar você em seu processo de tornar-se um aluno na modalidade a distância.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
BRASIL ALFABETIZADO RN Alfabetizado
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
“A arte na Infância - Sentindo, vivendo e experimentando a música”
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
Área - Componente Curricular Ensino Médio, Série 2° Ano Estruturas e funções de gêneros orais.
A Gestão participativa
RESÍDUOS SÓLIDOS: UMA ABORDAGEM SOBRE A PRÁTICA DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS. ¹ SILVA Sayara Alessandra Dahas da (UFPA) ².
Currículo, Propostas Pedagógicas ou Propostas Curriculares na Educação Infantil? Profa. Antônia Ferreira Nonata Profa. Denise Silva Araújo.
SÓCIO POLÍTICO Preocupada com a função social da Educação Física que se pratica na escola. Procura compreender o ser humano em sua totalidade e ainda.
NA PERSPECTIVA DE UMA NOVA ABORDAGEM DE AVALIAÇÃO MAIS SIGNIFICATIVA E APROFUNDADA DO EDUCANDO UMC/ESCOLA PAULISTA DE NEGÓCIOS PROF. MS. REGILSON BORGES.
PUC/SP Juliana de Lima Gregorutti São Paulo – 2009
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
OLGARINA ALEXANDRE FERREIRA MARTINS REPETÊNCIA COMO FATOR DE EVASÃO NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSORA Mª DE NAZARÉ PERES.
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
Planejamento: plano de ensino, aprendizagem e projeto educativo
Prof. José Roberto Medina
PRAT. DE ENS. E EST. SUP. EM DOC. DE EDUC. INFANTIL
Estratégia: Perguntas Esclarecedoras
• Manejo – Formação – Professor.
Prof. Felipe Leonardo. Apreciação Musical O que é apreciação musical? “Apreciar uma bela música é compreender a manifestação sonora dos arquétipos de.
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 02 A organização do conhecimento: uma visão holística e fenomenológica de como as pessoas usam e produzem informação.
Didáctica da Matemática 1º Ciclo – PONTE e SERRAZINA Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura.
Sound & Structure John Paynter Adriana Moraes - MEMES II, 2014.
Concordo / Discordo Sim / Não / Não sei Nada importante / Importante / Muito importante 1º O que penso sobre educação sexual? 9 questões 22 questões 12.
Sound & Structure John Paynter Professor Dr. Marcos Câmara de Castro Monitora: Adriana Moraes - MEMES I, 2015.
Matriz de avaliação processual
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical Universidade do Vale do Itajaí Tópicos Especiais em Educação Musical Princípios de Educação Musical Prof. Mônica Uriarte Aluno – Emerson Quinins Vieira Itajaí 2008

“Uma visão de música como discurso impregnada de metáfora tem consequências importantes para a educação musical”

Três modos pelos quais a música funciona metaforicamente:

1.Transformamos sons em melodia;

2 . Transformamos essas “melodias”, esses “gestos”, em estruturas;

3. Transformamos essas estruturas simbólicas em experiências significativas.

“A educação musical possibilita que os alunos possam ter acesso aos três processos metafóricos.”

Três princípios de ação que devidamente compreendidos e tomados seriamente, podem informar todo o ensino musical:

Considerar a música como discurso. 1° princípio: Considerar a música como discurso.

A audição de sons como formas expressivas ocorre quando a filtragem analítica e substituída pelo minucioso exame intuitivo. Em tais momentos de liberdade intuitiva torna – se possível o salto metafórico em direção ao significativo expressivo.

Considerar o discurso musical dos alunos. 2° princípio: Considerar o discurso musical dos alunos.

“Compor, tocar e apreciar, todos nós encontramos nossas formas criativas por meio da variedade musical.”

Fluência do início ao fim. 3° princípio: Fluência do início ao fim.

“Tocar de ouvido apresenta muitas facetas , alunos de qualquer tipo de educação musical formal, devem ser capazes de se envolver ao menos com algumas estratégias naturais.”

Porque é , então que tal visão se perde ao longo da maneira pela qual a educação musical é desenvolvida?

- Dificuldades em lidar com a música dentro dos horários escolares;

- Opção de gastos; - Recursos; - Status.

Tomados conjuntamente, os três princípios podem ajudar a manter o ensino musical em um bom caminho, a mante – lo “musical”.

Considerar a música como discurso, considerar o discurso musical dos alunos e enfatizar a fluência talvez seja mais eficaz em um amplo conjunto de situações de ensino do que o detalhamento da documentação curricular.

Esses cuidados ajudam a pensar sobre a qualidade da educação musical, sobre como em vez de o que.

Dados Bibliográficos: Ensinando música musicalmente SWANWICK, Keith Ensinando música musicalmente São Paulo : Moderna, 2003

O professor toca ou canta uma a frase musical e, os alunos respondem um por vez, com a voz, o corpo ou qualquer instrumento ou objeto; em seguida os alunos tocam a “frase resposta” indicando um colega para que responda sua frase; assim cada aluno (inclusive o professor) tera duas frases, uma que respondeu ao professor e outra que seu colega lhe perguntou; a intenção é que com essas duas frases, o grupo “converse musicalmente.”