COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008)

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Transcrição da apresentação:

COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008) Comportamento Organizacional - CO Comportamento Significado ...

Comportamento Organizacional Definições/Conceitos ....

O Comportamento Organizacional como um ICEBERG Aspectos visíveis Estratégias Objetivos Políticas e procedimentos Estrutura organizacional Autoridade formal Tecnologia Aspectos invisíveis Percepções Atitudes Normas grupais Interações formais Conflitos interpessoais e intergrupais

Subjacente a estas definições/conceitos, encontram-se considerações importantes, quais sejam... 1- O CO enfoca comportamentos observáveis, porém também lida com ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham as ações externas. 2- O CO estuda o comportamento das pessoas tanto como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores. 3- O CO também analisa o “comportamento” dessas unidades sociais maiores – organizações – por si. Nem os grupos nem as organizações se comportam do mesmo jeito que uma pessoa.

O Campo de estudo Atualmente, encontra-se dividido em três áreas distintas, a saber... Comportamento Microorganizacional ... Mesoorganizacional Macroorganizacional

As Três áreas/ Campo de estudo do Comportamento Organizacional O universo da organizações O contexto ambiental e organizacional A organização Macroperspectiva do CO A dinâmica organizacional O grupo Perspectiva intermediária do CO Os grupos nas organizações Microperspectiva do CO As pessoas nas organizações O indivíduo

O Campo de Estudo - Questões examinadas... Comportamento Microorganizacional Quais os efeitos das diferenças de aptidões sobre a produtividade do empregado? O que motiva os funcionários a desempenhar seus cargos? Por que alguns sentem-se satisfeitos com seu trabalho enquanto outros julgam-no estressante?... Comportamento Mesoorganizacional Quais formas de socialização incentivam os que trabalham juntos a cooperar entre si? Como a produtividade do grupo pode ser melhorada? Qual combinação de aptidões entre membros de uma equipe/ grupo aumentará a produtividade da mesma(o)? ... Macroorganizacional Por que existem diferentes formas de estrutura organizacional? Como uma empresa deve ser estruturada para lidar melhor com as circunstâncias que a envolvem?....

Disciplinas/ Ciências que contribuem para o CO Psicologia É a ciência que busca medir, explicar e, algumas vezes, modificar o comportamento do seres humanos. Contribuem através das teorias acerca da aprendizagem, personalidade, motivação... Sociologia Estuda as pessoas em relação umas com as outras. Contribuem através da concepção/ discussão acerca de temas como: cultura organizacional, comunicação, conflitos... Psicologia social Combina conceitos/ teorias de Psico com Sociologia. Foco: A influência de um indivíduo sobre o outro. Contribue principalmente através do estudo acerca do tema Mudança.. como implementá-la e reduzir barreiras de sua aceitação; Antropologia Consiste no estudo das sociedades que visa compreender os seres humanos e suas atividades. Com o trabalho sobre cultura e ambientes, por exemplo, é possível entender diferenças de valores, de comportamentos entre povos, países, organizações. Ciências Políticas Estudam o comportamento dos indivíduos e dos grupos dentro de um ambiente político (deveres/ direitos). Contribue através do estudo de tópicos como: Estruturação de conflitos, Alocação de poder ...

O que busca o estudo do comportamento organizacional? Objetivos do estudo... O que busca o estudo do comportamento organizacional? Ajudar os administradores/ gestores a Explicar Prever e Controlar o comportamento humano - Compreender e modificar (quando necessário)

Objetivos do estudo... 1- Explicação… Trata-se do menos importante dos objetivos, sob o ponto de vista da administração, pois ocorre depois do fato consumado. De qualquer maneira, para entender um fenômeno, é preciso, em primeiro lugar, tentar explicá-lo. Em seguida, esse entendimento pode ser usado para determinar suas causas. Exemplo: Alta rotatividade por iniciativa do empregado – Identificação da causa: Remuneração inadequada/ trabalho entendiante. Os gestores poderão/ deverão agir de modo a corrigir essa situação no futuro.

Objetivos do estudo... 2 - Previsão… O objetivo da previsão volta-se para eventos futuros. Tem como propósito determinar resultados provenientes de uma ação específica. Com base no conhecimento do comportamento organizaacional, pode-se prever algumas respostas comportamentais potenciais e a partir daí antecipar a abordagem que causará o menor nível de resistência e utilizar esse dado durante todo o processo.

Objetivos do estudo... 3 - Controle… O objetivo mais controverso no emprego do conhecimento do comportamento organizacional é o Controle do comportamento. Por que se trata de questão controversa? Vivemos sobre o conceito de liberdade individual. Por esse motivo, é considerada não ética, e até repugnante, a idéia de alguém induzir outra pessoa a se comportar de determinado modo, quando ela não percebe que está sendo manipulada. Mas deve-se estar ciente, contudo, de que em geral, para os administradores, o objetivo de controle constitui a contribuição mais valiosa que o CO acarretá para a eficácia no trabalho.

Coleta de Dados e Métodos de Pesquisa... Para explicar, prever e controlar o comportamento, os especialistas precisam coletar informações sistematicamente. Os três métodos usados frequentemente são: Levantamentos (através de questionários) Dificuldades: ... Entrevistas Observações Diretas Preocupações quando da adoção:...

Uma Estrutura p/ estudar Comportamento Organizacional Para melhor compreender o CO, devemos reconhecer que o comportamento no ambiente individual, grupal e organizacional estão todos interligados entre si. Nível Individual Personalidade, Aprendizagem, Percepção Valores, crenças... Nível Grupal Trabalho em equipe, Comunicação interpessoal, Dinâmica de grupo... Nível Organizacional Cultura Organizacional Projeto Organizacional Estrutura Formal

COMP HUM NAS ORG - Aula 01 (2008) Vantagens Potenciais do conhecimento sobre o Comportamento Organizacional... A partir do conhecimento sobre o CO... Quatro vantagens principais: Desenvolvimento de habilidades Crescimento pessoal 3. Aprimoramento da eficiência organizacional e 4. Refinamento do senso comum

O que as organizações esperam das pessoas As expectativas das organizações em relação às pessoas Foco na missão organizacional Foco na visão de futuro da organização Foco do cliente Foco em metas e resultados Foco em melhoria e desenvolvimento contínuo O que as organizações esperam das pessoas Foco no trabalho participativo em equipe Comprometimento e dedicação Aprendizado e crescimento profissional Talento, habilidades e competências Ética e responsabilidade

O que as pessoas esperam das organizações As expectativas das pessoas nas organizações Um excelente lugar para trabalhar Reconhecimento e recompensas: salário, benefícios e incentivos Oportunidades de crescimento: educação e carreira Participação nas decisões O que as pessoas esperam das organizações Liberdade e autonomia Apoio e suporte: liderança renovadora – coaching e mentoring Empregabilidade e ocupabilidade Divertimento, alegria e satisfação Camaradagem e coleguismo Qualidade de vida no trabalho