Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UN-BS) COMDIAL 13 de novembro de 2009 Projeto de Caracterização Ambiental da Bacia de Santos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Proposta de Ação da RBJB para apoio aos JBs Agir Aprendendo: Cooperação para a Inovação João Neves Toledo | FJBPC | 09/11/2011.
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Agência Nacional de Transportes Aquaviários
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
PROGRAMA SIPIA NO PARANÁ
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
DISCIPLINA: GESTÃO AMBIENTAL
Aula 10 –Avaliação de Impactos Ambientais (AIA)
25 DE AGOSTO DE 2009 Marcelo Pereira de Souza Oficina Avaliação Ambiental do Porto de Rio Grande.
SISTEMA NACIONAL DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO – Lei 9985 / 2000
M M A Licenciamento Ambiental Federal M M A. Investimentos no reforço institucional do IBAMA : Concurso Público: nomeação de 150 analistas ambientais.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social
enquadramento de corpos de água
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
10h00Abertura e Informes Gerais 10h10Aprovação da Memória da 16ª Reunião Ordinária 10h20Plano de Trabalho 2013 Apresentação da situação dos assuntos em.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Prof. M.Sc. Pedro Luiz Fuentes Dias
IV ENCONTRO DA ÁREA DA QUALIDADE DA RBMLQ-I
Estratégia de Planejamento do Projeto
Estudo de Impactos Ambientais
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
Planejamento - a definição de estratégias do PNRH
Grupos temáticos e difusão do conhecimento. Antecedentes Primeira reunião de alinhamento estratégico com gestão atual da APEX – 2007 (workshop) Boa vontade.
MODELO DE PROJETO DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
Síntese do Processo de Mobilização e das Conferências Eixo 4 – Gestão do SUAS e bases para a garantia do Financiamento da Assistência Social Márcia Helena.
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS E CONSELHEIROS DO SISNAMA EM SANTA CATARINA.
Projeto de Inovação Equipe: Carmen Chaim Vanusa Vilarinho
Projeto de Apoio à Elaboração de Planos Estaduais de Cultura
Fábio do Carmo - Outubro 2014 Gestão Ambiental Licenciamento Ambiental Eficaz.
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Educação Ambiental e Mobilização Social em Saneamento
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
ABRIL 2010.
Trabalho C.R.Naturais - GEAN 8B O trabalho deverá contemplar alguns dos principais objetivos da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, como: a não geração,
Plano de Bacia do Rio Caí
EIA/RIMA COMO INSTRUMENTO DO LICENCIAMENTO AMBIENTAL EIA: estudo elaborado pelo empreendedor, contendo: diagnóstico ambiental da área; identificação e.
Atuação dos agentes de Controle Social
Uma proposta para organizar Avaliação:
Consórcio Energético do Rio Uruguai
Planejamento Urbano e Plano Diretor
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Danuza Mantuano Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/07/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
MAIO 2010.
Programa Transparência e Cidadania.. Objetivo Promover a defesa da transparência e do acesso à informação na Administração Pública por meio do cumprimento.
GESTÃO AMBIENTAL PÚBLICA
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Mapeamento de Processos
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 08/09/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica - CEPELOficina de Trabalho – Projeto UHPLAT | Abril 2015 “Usina-plataforma:Interação com Empreendedores” | Set.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Programa Ambiente da gente Gerente do projeto: Ludmilla de Souza Patrocinador: Cristiano Barros Reis Data de status: 11/12/2015 Seção de Gestão Socioambiental.
1. Equipe ca- pacitada em metodologia de dimensio- namento da força de trabalho 2. Metodologia de dimensiona- mento da força de trabalho definida 3. Comitê.
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
AUDITORIA PARTICIPATIVA.  O que é?  É a ação de controle desenvolvida, em todas ou algumas de suas etapas, com a participação da sociedade civil organizada.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Proposta Técnica Elaboração de Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Plano Diretor de Drenagem Urbana Brasília – DF Maio de 2016.
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
GRUPOS DE TRABALHO 05 de dezembro de 2013 Cachoeira Dourada – MG.
Ministério de Minas e Energia MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA Secretaria Executiva Brasília, 14 de abril de 2016 Assessoria Especial em Gestão Socioambiental.
Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental – DILIC Isabela.
Disciplina de Impactos Ambientais Professor Msc
COMO COMPENSAR O SETOR PESQUEIRO DOS IMPACTOS CAUSADOS POR GRANDES EMPREENDIMENTOS ?
Curso Educação Ambiental – Construindo novos valores de Cidadania e Sustentabilidade Maio de 2011.
Avaliação de Impacto Ambiental Ciencias Ambientais Prof. Calil Abumanssur Nov-2005.
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Santos (UN-BS) COMDIAL 13 de novembro de 2009 Projeto de Caracterização Ambiental da Bacia de Santos (PCR-BS) Programa de Educação Ambiental da Bacia de Santos (PEA-BS)

PCR-BS Construção de Indicadores Socioambientais Objetivo: Elaborar indicadores socioambientais adequados a mensurar as principais transformações socioambientais da área de influência dos empreendimentos de produção de petróleo e gás, a partir de sua instalação. Sendo que: Deverá ser elaborado um sistema de informações que permita: monitorar as mudanças sociais e econômicas promovidas pelo desenvolvimento das atividades relacionadas à indústria de petróleo e gás; avaliar a percepção da população acerca da qualidade do seu meio ambiente e sua interação com ele; auxiliar a gestão por parte do órgão licenciador no que se refere à avaliação dos projetos de compensação e mitigação propostos no âmbito do licenciamento ambiental.

PCR-BS Ações Previstas - Agendamento de reunião com o IBAMA para alinhamento dos pressupostos do projeto. (Atendimento a Termo de Referência enviado pelo Órgão Ambiental). Previsão: Dez/2009. Status A Petrobras aguarda o agendamento, por parte do IBAMA, da reunião de alinhamento. - Discussões com as partes interessadas para contribuições na construção dos indicadores Socioeconômicos. Previsão: após Dez/2009.

PEA-BS Elaboração do Programa de Educação Ambiental para a Bacia de Santos Necessidade de articulação das diversas ações de Educação Ambiental na área geográfica da Bacia de Santos, no formato de um Programa único, de forma a tornar eficaz a aplicação das medidas mitigadoras e compensatórias aos grupos sociais afetados.

PEA-BS Contexto do Licenciamento Ambiental Para que um Programa de Educação Ambiental cumpra a finalidade definida na legislação, é necessário que a promoção das ações ocorra em sintonia com os procedimentos estabelecidos pelas áreas mais estreitamente vinculadas às ações do empreendimento. “Nesse sentido, é necessário que o programa seja estruturado a partir de pelo menos três componentes: Educação Ambiental como instrumento para intervenção de grupos sociais afetados nas audiências públicas; Capacitação continuada dos trabalhadores envolvidos com a implantação e a implementação do empreendimento; Educação Ambiental no contexto das medidas mitigadoras e compensatórias”. (Quintas, 2005).

PEA-BS Ações Previstas - Discussões com as partes interessadas para contribuições no documento “Programa de Educação Ambiental” da Bacia de Santos - Previsão: após Dez/2009. Status - Projeto em fase de discussão interna, entre gerentes e técnicos.

FIM