A VISÃO DO ECR NAS EMPRESAS:

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Transcrição da apresentação:

A VISÃO DO ECR NAS EMPRESAS: UM ESTUDO DE CASO NO WAL-MART

Histórico Bentoville - Arkansas - 1950 - Início do sonho do Wal-Mart com uma pequena loja de miudezas Rogers - Arkanasas -1962 - Abertura da primeira loja Wal-Mart Tornou uma S/A em 1072 devido a problemas financeiros

Histórico - Brasil Sudeste - 1995 - Inauguração da primeira loja Nordeste – 2004 – Expansão com a compra da rede Bompreço No Brasil a empresa atua com nove Bandeiras:

Histórico – Sugimento do ECR Estratégia: cada loja deve ficar a, no máximo, um dia de um centro de distribuição Problema enfrentado: por uma empresa de pequeno porte os distribuidores e atacadistas não davam ao Wal-Mart a atenção desejável Solução: criar alianças diretamente com os fornecedores afim de compartilhar informações e aumentar a eficácia da rede. (Primeira parceria: Wal-Mart e Procter & Gamble) Nascia assim o ECR!

Logística Departamento de logística: manuseio, armazenagem, distribuição das mercadorias para as lojas, gestão de estoques, visando garantir a reposição eficiente dos produtos nas gôndolas. Malha logística: constante planejamento e avaliação dessa malha com o intuito de reduzir as distâncias percorridas entre os centros de distribuição e as lojas. Vantagens: redução de custos, menor lead-time, aumento no nível de serviço e o atendimento mais rápido de todas as unidades espalhadas pelo país Dentro dos níveis de integração da cadeia logística, propostos por Ching (2008), a Wal-Mart enquadra-se no terceiro e último nível, em que a concepção e as decisões acerca da logística ocorrem em um nível estratégico, buscando de fato elos estratégicos com todos os integrantes dessa cadeia.

Centros de Distribuição No Brasil, a Wal-Mart conta com centros de distribuição nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul, que são responsáveis por abastecer todas as lojas – hipermercados, supermercados, atacados e lojas de vizinhança.

Logística de Distribuição ECR: valoriza a integração com seus fornecedores, de modo a garantir um relacionamento que Ching chama de simbiótico. “A relação entre fornecedor e cliente no ECR deve evoluir do tipo parceria para o tipo simbiótico marcado por relacionamento de confiança e unidade. Já não se discutem preço, volume e descontos; já não se barganham posições de conflito. Todos os integrantes estão conscientes de que devem agregar valor ao consumidor.” (CHING, 2008, p. 73-74).

Estratégias e Ferramenta do ECR Gerenciamento de Categoria: permite às equipes de operações manterem abastecidas as prateleiras e com boa exposição. Resultados no Wal-Mart: aumento do fluxo de vendas, aumento da rentabilidade, redução de desperdícios, promoção do giro e fidelização do cliente. Aplicação no Wal-Mart: expôs seus produtos que antes ficavam escondidos em outros setores, aumentando o giro dos mesmos, e mudou o layout de suas lojas, de forma a alocar os seus produtos, conforme o campo visual e o trânsito dos clientes.

Estratégias e Ferramenta do ECR Reposição Contínua e Pedido acompanhado pelo computador: o planejamento de compras da Wal-Mart inclui inovações e lançamentos de produtos, sendo a reposição feita conjuntamente com os fornecedores, de forma colaborativa, por meio de sistemas eletrônicos. Com o intuito de tornar o relacionamento com os fornecedores mais prático e simples, a Wal-Mart conta com diversos sistemas de EDI – Eletronic Data Interchange, tais como: o Retail Link e o Portal dos Fornecedores.

Benefícios do ECR Aumento da receita, em função do aumento do nível de serviços, melhores sortimentos das lojas, etc.; e redução de custos, uma vez que “[...] os desperdícios e as redundâncias nas interfaces são’ eliminados, e o custo total da cadeia de distribuição é reduzido.” (CHING, 2008, p. 73).