ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS Artur Aguiar-07/30351 Sara Prado—06/95483 Carlos Oliveira-07/01963 Claudia Brizola-06/17946 Douglas Santos-09/42561 Marcelle Polla-07/02781
INTRODUÇÃO Mudança do conceito de logística em função de uma nova ordem mundial, a globalização e a formação de blocos econômicos.
Grande dilema de manter ou não manter estoque Vantagens em manter Desvantagens em manter Qualidade do serviço oferecido Economia de escala Proteção contra incertezas na demanda no tempo de ressuprimento Custos elevados de manutenção, que poderiam ser investidos em outros processos. (Custo de oportunidade)
Logística Integrada Fluxo continuo de entrada de matéria-prima, fabricação do bem, saída do produto, distribuição.
Competição Externa Cinco objetivos de desempenho que provocam efeitos variados na empresa. Custos Rapidez Confiabilidade Qualidade Flexibilidade
Demanda por parcerias União das empresas para reduzir custos e aumentar a competitividade no mercado. Empresas líderes de mercado envolvem de perto seus fornecedores.
Cadeia de Suprimento Melhor performance do negócio Melhor preço do produto Melhor funcionalidade do produto Atendimento, disponibilidade, velocidade e qualidade
Efficient Consumer Response Ferramentas que dão suporte a visão do ECR e as estratégias. Gerenciamento de categoria Reposição contínua Custeio baseado em atividade Benchmark Pedido acompanhado por computador
Método proposto no ECR para a introdução de novos produtos Avaliação Decisão Acordo entre distribuidor e fornecedor quanto ao produto ser testado para a introdução Preparação do teste Implementação do teste
Considerações finais Ciclo de reposição com o ECR, pode ser reduzido drasticamente através da ‘’resposta rápida’’. Centro de distribuição Armazém Cliente Distribuição Fábrica