Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A ESCOLA ENTRE O SISTEMA DE ENSINO E A SALA DE AULA
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PONTO DE VISTA EMANCIPADOR
Organização Curricular da Escola
Cidadania Participativa nas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
TEMA: AVALIAÇÃO NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
EDUCAÇÃO PEDAGOGIA E PESQUISA Prof.ª Ms. Graça Ane Hauer
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
CURSO ONLINE DE DISSEMINADORES DE EDUCAÇÃO FISCAL PLANO DE TRABALHO DOCENTE 2º Semestre de 2010.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Núcleo Regional de Educação de Toledo
Educação Ambiental - GPEEA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Parâmetros Curriculares Nacionais
FORMAÇÃO CONTINUADA E A POLITIZAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: PERCEPÇÕES SOBRE A CULTURA DO CONTEXTO Prof. Dr. Oséias Santos de Oliveira
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Mapeamento Colaborativo e Participativo nas Bacias Hidrográficas
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Marco Doutrinal e Marco Operativo
AULA: 28/08/2013 TEMA: A ESCOLA COMO ORGANIZAÇÃO: ORIGEM E EVOLUÇÃO PERÍODO 3 PROFESSOR WASHINGTON BRUM.
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
DISCUTINDO UMA CONCPÇÃO EMANCIPADORA DE AVALIAÇÃO
INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Profa. Reane Franco Goulart
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Programa Nacional de Educação Fiscal. Responsável pela Coordenação Geral do PNEF “Desenvolver pessoas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas.
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas
UNIMINAS Curso de Pedagogia-Gestão e Tecnologia Educacional Aluno: Polyana Vieira Mota de Faria Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005.
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Análise de Produção Textual III
CURSO: Licenciatura em Educação Física
Constituição de Grêmios Estudantis
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
ESAF PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL -PNEF- A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA.
P rograma de Educação Fiscal “Se por ventura um dia ouvirem falar de mim, tenham a certeza de que não será em vão. A Educação perpassa as fronteiras de.
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF Portaria MEC/MF 413/00 Convênio 001/06 GRUPO DE EDUCAÇÃO FISCAL – GEFE/RJ Secretaria de Estado de FazendaSecretaria.
Transcrição da apresentação:

Plano de Trabalho Docente Título: Quanto custa a escola gratuita? Quanto custa a escola gratuita? Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Gestora da Aula: Ana Lúcia Bassetto Imagens do Portal dia a dia PR - Multimeios

1 - Apresentação Cabe à escola formar cidadãos críticos, reflexivos, autônomos, conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender a realidade em que vivem, preparados para participar da vida econômica, social e política do país e aptos a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa. A função básica da escola é garantir a aprendizagem de conhecimentos, habilidades e valores necessários à socialização do indivíduo.

1 - Apresentação Estas aprendizagens devem constituir-se em instrumentos para que o aluno compreenda melhor a realidade que o cerca, favorecendo sua participação em relações sociais cada vez mais amplas, possibilitando a leitura e interpretação das mensagens e informações que hoje são amplamente veiculadas, preparando-o para a inserção no mundo do trabalho e para a intervenção crítica e consciente na vida pública.

1 - Apresentação Esta proposta de ação pretende proporcionar ao aluno uma visão crítica a respeito da importância da escola pública levando-o a valorizá-la à medida que compreende que é publica, mas não é gratuita, pois é subsidiada por toda a sociedade por meio dos impostos. Portanto a utilização desta instituição deve acontecer de forma responsável para que a sociedade tenha o retorno no âmbito do desenvolvimento social, científico, político, cultural e no mundo do trabalho.

2. Objetivos Proporcionar ao aluno possibilidade de compreender a importância da escola pública através da investigação do contexto histórico no qual foi criada: Proporcionar ao aluno possibilidade de compreender a importância da escola pública através da investigação do contexto histórico no qual foi criada: Verificar de onde vem os recursos que mantém a Escola Pública; Verificar de onde vem os recursos que mantém a Escola Pública; Conhecer os gastos que o Estado tem para a manutenção e funcionamento de uma Escola Pública; Conhecer os gastos que o Estado tem para a manutenção e funcionamento de uma Escola Pública;

2. Objetivos – Perceber a importância da responsabilidade que o aluno de Escola Pública deve ter para com a sociedade. – Perceber a importância da responsabilidade que o aluno de Escola Pública deve ter para com a sociedade. – Conscientizar da importância dos tributos e impostos e estar atento a aplicabilidade dos mesmo. – Conscientizar da importância dos tributos e impostos e estar atento a aplicabilidade dos mesmo.

3. Público Alvo Alunos da 8ª séries do ensino fundamental Alunos da 8ª séries do ensino fundamental

4. Metodologia 4. Metodologia 4. Metodologia

Primeiro Grupo O primeiro grupo irá realizar uma pesquisa sobre a Escola Pública no Brasil, onde deverão responder as seguintes questões: O primeiro grupo irá realizar uma pesquisa sobre a Escola Pública no Brasil, onde deverão responder as seguintes questões: a) Onde e quando foi criada a primeira Escola Pública no Brasil? a) Onde e quando foi criada a primeira Escola Pública no Brasil? b) Em que contexto histórico ocorreu à criação da Escola Pública? b) Em que contexto histórico ocorreu à criação da Escola Pública? c) Quais os Interesses que os governos tinham em relação à Escola Pública? c) Quais os Interesses que os governos tinham em relação à Escola Pública? d) Que transformação ela (a Escola Pública) proporcionou à sociedade da época? d) Que transformação ela (a Escola Pública) proporcionou à sociedade da época? e) Qual é a função social da Escola Pública? e) Qual é a função social da Escola Pública?

Segundo Grupo O segundo Grupo será responsável para fazer outra pesquisa sobre os recursos que mantém a Escola Pública, verificando quais contribuições, taxas e impostos são revertidos para a Educação. O segundo Grupo será responsável para fazer outra pesquisa sobre os recursos que mantém a Escola Pública, verificando quais contribuições, taxas e impostos são revertidos para a Educação.

Terceiro Grupo O terceiro grupo ficará responsável para entrevistar a direção sobre os gastos de manutenção da escola durante um mês. Bem como fazer um levantamento sobre o custo com salários de professores e funcionários. Após a coleta de dados terá que fazer um cartaz demonstrativo sobre os gastos de manutenção da escola. O terceiro grupo ficará responsável para entrevistar a direção sobre os gastos de manutenção da escola durante um mês. Bem como fazer um levantamento sobre o custo com salários de professores e funcionários. Após a coleta de dados terá que fazer um cartaz demonstrativo sobre os gastos de manutenção da escola.

Finalizando No final dos trabalhos todos os grupos irão apresentar para as demais turmas os resultados de suas pesquisas e promover um debate em torno da importância de se ter responsabilidade na vida escolar, uma vez que a Escola Pública não é gratuita e sim mantida por todos nós cidadãos.

5 - Carga Horária 15 horas/aula

6 - Conteúdo Programático 1 – História da Escola Pública No Brasil 1 – História da Escola Pública No Brasil 2 – Educação fiscal 2 – Educação fiscal 3 – Função Social da Escola. 3 – Função Social da Escola.

7 - Material de apoio 1 – Livros didáticos e Paradidáticos 1 – Livros didáticos e Paradidáticos 2 – Internet – Laboratório de Informática 2 – Internet – Laboratório de Informática 3 – Cadernos do Programa Nacional de Educação Fiscal 3 – Cadernos do Programa Nacional de Educação Fiscal 4 – TV pendrive 4 – TV pendrive

8 - Processo de Avaliação A avaliação será realizada concomitante ao desenvolvimento da proposta, por meio da participação, envolvimento, organização e interatividade dos alunos. No momento das apresentações será avaliada a capacidade de argumentação e o grau de consciência crítica que o trabalho proporcionou ao aluno. A avaliação será realizada concomitante ao desenvolvimento da proposta, por meio da participação, envolvimento, organização e interatividade dos alunos. No momento das apresentações será avaliada a capacidade de argumentação e o grau de consciência crítica que o trabalho proporcionou ao aluno.

9 – Referências Bibliográficas AZEVEDO, José Clóvis de. Escola Cidadã: políticas e práticas. Disponível em Brasil. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. Cadernos 1, 2, 3, 4. Ed. Brasília: ESAF, Brasil. Ministério da Fazenda. Escola de Administração Fazendária. Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF. Cadernos 1, 2, 3, 4. Ed. Brasília: ESAF, Secretaria de Estado da Educação do Paraná. DIrerizes Curriculares da Educação Básica. Paraná, 2008./ Diretrizes de História FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 14.ed.São Paulo: Paz e Terra, 1998.

9 – Referências Bibliográficas SITES www. mec.gov.br