Gestão da Inovação CASE WHOLEFOODS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Gestão da Produção Just in Time (JIT).
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
AULA 10 E 11 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Diferenciação, Posicionamento e Vantagem Competitiva
Gestão Estratégica de Operações
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
10. ESTRATÉGIA COMPETITIVA EM INDÚSTRIAS EMERGENTES
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Planejamento Estratégico Empresarial Prof. Flávio H. S. Foguel
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Logística e Gerenciamento da
Repensando a Logística
Repensando a Logística
REPENSANDO A LOGÍSTICA Andréia Pereira - 08/24674
As decisões estratégicas da Logística
Gestão da Inovação.
Inovação da Gestão.
Gestão da Inovação Inovação Estratégica Março 2010.
CASE WHOLE FOODS MARKET
HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
Atualmente o investimento em soluções digitais é primordial para o crescimento de qualquer empresa. A WebQualité é especialista no atendimento e desenvolvimento.
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Gestão do Conhecimento com WINISIS
Estratégias do agronegócio
Inovação Estratégica O Futuro da Inovação Escolhas Estratégicas Março, 2010 Grupo: Ana Cássia Flávio João Ricardo Marcel Rafael Amarelo Rafael Ferri Rafael.
Gestão da Inovação CASE WHOLEFOODS.
Planejamento Estratégico 2 1 PE 01 ESTRATÉGIA OPERACIONAL: definindo a direção Prof. Luciel Henrique de Oliveira
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Unidade 4 As forças do mercado Alunos: Grupo 19V Carolina Roberta 09/08151 Eriberto Junior 09/23935 Natália Rocha 09/ Lucas Abdala 09/99857.
CRM Gestão de Relacionamento com o Cliente
Logística e Estratégia Competitiva
Repensando da logística
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Cadeia de Valor.
Cadeia de Valor.
Função da Administração:
LOGÍSTICA INDUSTRIAL E EMPRESARIAL
Estratégia no nível de negócios
CONCEITOS BÁSICOS - Administração:
1. Formulação das estratégias 2. Análise Ambiental Análise Setorial
LOGÍSTICA Prof. Vagner Olegário PLT pág 140 à 162.
GESTÃO DE PESSOAS NA ATUALIDADE
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Conceitos Logísticos LOGÍSTICA EMPRESARIAL – MÓDULO C.
ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Prof. Dr. Marcos Ricardo Rosa Georges
Planejamento e Responsabilidade Social
Seu Agente de Mudança..
 Grupo: 14A  Subgrupo: X.  Logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes.  As empresas.
A Evolução Histórica do RH nas Organizações
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Teorias de Sistema de Informação Prof.: Angela Tissi Tracierra.
Estratégia competitiva através da Cadeia de suprimentos
Diagnóstico Organizacional
Balanced Scorecard.
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Gestão da Tecnologia da Informação
Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada Unidade 5 Grupo 8G.
Estratégia Empresarial
Terceirização e Benchmarking
Planejamento Estratégico de Marketing
GESTÃO EMPRESARIAL.
Planejamento estratégico
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Gestão Mercadológica Profa. Bruna Panzarini
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
Transcrição da apresentação:

Gestão da Inovação CASE WHOLEFOODS

Modelo de gestão “moderno” A maior parte das técnicas e ferramentas foi criada por pessoas nascidas no século XIX (depois da Guerra Civil Americana) Traz disciplina mas coloca em risco a adaptabilidade Aumento de produtividade foi acompanhado por um aumento na burocratização Planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar

Volatilidade do séc. XXI Liderança do mercado troca de mãos com frequência Vantagens competitivas estão se desgastando cada vez mais rápido Desregulamentação e novas tecnologias diminuem as barreiras de entrada A Web transfere o poder de barganha para os consumidores, que estão mais bem informados

Inovação em Gestão Ao contrário da inovação operacional, que visa os processos de negócios (logística, manufatura, marketing, etc), a inovação em gestão visa aos processos de gestão – as fórmulas e rotinas que determinam como o trabalho de gestão é realizado diariamente. Processos típicos: - Orçamento de capital - Gerenciamento de projetos - Contratação de pessoal - Comunicação interna - Avaliação e remuneração de funcionários Inovação em gestão Criação de Valor Inovação estratégica Inovação de produto Inovação operacional

Inovação em Gestão Nem todas as inovações geram vantagens – algumas são incrementais Produz vantagem competitiva quando: - Desafia uma ortodoxia antiquada (quanto mais anticonvencional, mais tempo os concorrentes levarão para reagir) - É sistêmica, abrangendo uma gama de processos e métodos - É parte de um programa contínuo em que o progresso aumenta com o tempo

Cases famosos de Inovações Disruptivas GE: aperfeiçoou o laboratório de pesquisa industrial, que permitiu a produção de um maior número de invenções DuPonto: desenvolveu novas técnicas de orçamento de capital, que permitiu melhores decisões sobre os projetos que deveriam receber investimento P&G: pioneira na gestão de marca Toyota: envolvimento dos funcionários na busca pela eficiência e qualidade (solucionadores de problemas, inovadores e agentes de mudança) Visa: primeira empresa virtual do mundo

CASE WHOLEFOODS

Histórico Wholefoods Início dos anos 80 – Grandes mudanças nos EUA - Preocupação crescente com pesticidas e produtos químicos na cadeia alimentar - Desejo de viver de maneira mais ecologicamente sustentável Hoje a Wholefoods opera 194 lojas e tem uma venda de US$6 bilhões anuais 30 mil parceiros Varejista mais lucrativo por metro quadrado

Objetivo Oferecer uma alternativa abrangente de alimentos naturais para os compradores convencionais Melhorar a saúde e o bem-estar de todos no planeta por meio de alimentos de qualidade superior e melhor alimentação

Principios diferenciados de gestão: Modelo de Gestão Paradoxos (ou trade-offs irreconciliáveis para outras empresas): Autonomia x Disciplina Confiança x Responsabilidade Colaboração x Competição interna Principios diferenciados de gestão: Amor, comunidade, autonomia, fé na igualdade de direitos, transparência, missão