Composição e Projeto Gráfico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
Advertisements

Como obter decisões para Jesus e levar pessoas ao batismo? Unicamente os métodos de Cristo trarão verdadeiro êxito no aproximar-se do povo. O Salvador.
Como Preparar Seminários
O Início da Comunicação
IA_07_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Herbert Simon
MA_11_PAPEL DO ADMINISTRADOR_Herbert Simon
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
Desenvolvimento de PROJETOS.
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO
Filosofia
Como a Criança Pensa Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves.
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
A grande obra-prima Por Roberto Shinyashiki
OS TRÊS PORQUINHOS.
AFETIVIDADE, LUDICIDADE
O Uso Pedagógico do Blog
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Disciplina: Prática Profissional II
Vivei o Presente Abdruschin (Escrito em 1931).
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Marco Doutrinal e Marco Operativo
REVOLUÇÃO DA ALMA Paulo Roberto Gaefke Gotas de Crystal.
APRENDIZ DA VIDA!.
SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ SÓ NÃO ERRA QUEM NÃO FAZ

Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Crenças VISIOVITA para um Planejamento de Vida
Orientação Especial Março/2011.
Amor. Gratidão a todos os Mestres Espirituais que “trilharam o caminho” antes de nós...
Material de apoio das aulas de Filosofia Professora Larissa Gandolfo
Metodologia do Ensino de Arte
A tigela de madeira.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Professor: Pr. Kenneth Eagleton O ENSINO
Faça o seu coração vibrar!
CAPÍTULO 6 A CRIATIVIDADE.
Um minúsculo detalhe que não esteja em harmonia com idéias existentes, a confiança é destruída na troca dessa informação.
CAMINITO Rocío Dúrcal Aprendiz da VIDA.
Consciência /Alienação: a ideologia no Nível Individual. Identidade
Momentos de Motivação e Sucesso As Coisas como são. Luiz Almeida Marins Filho.
Equipe responsável pela produção
Equipe responsável pela produção
Anna Caroline Soares Glenda Aune Conrad 2PPN
SITUAÇÕES.
O SENSO CRÍTICO E O MÉTODO
Crenças de Pais de Alunos Sobre o Ensino Línguas Estrangeiras
Vamos fazer juntos um Mapa Mental?
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
DESCONSTRUIR PARA CONSTRUIR Angela Guilhermina de Almeida Beirão renascimento.
PROF. FABIO AGUIAR PLANEJAMENTO GRÁFICO PRODUÇÃO DE VÍDEO.
“Líder é aquele que tem princípios e valores que inspiram as pessoas”
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
NEGOCIAÇÃO.
Oportunidades e Ideias
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
A Liderança transformacional
Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Educação Curso de Pedagogia Seminário de Prática Educativa 2015 TITULO do Trabalho Autores/as: (componentes.
“Família” Professora Kelly Cristina 4º ano SEB/ Global - Pueri Domus
Aprendi: De: Lena Antabi. Aprendi: De: Lena Antabi.
Vamos fazer juntos um Mapa Mental? Atividade presencial em grupo IAVM – junho/julho de 2009.
APRENDIZ DA VIDA!.
LIDERANÇA.
SONHOS X ATITUDE SONHOS = ATITUDE = REALIZAÇÃO
Questionário (Básico) Autor: Skyup Informática. Atividade - Questionário O módulo permite criar uma série de questões, que deverão ser respondida pelos.
ADMINISTRAÇÃO INTERDISCIPLINAR
O CAMINHO PARA O SUCESSO PROFISSIONAL
Transcrição da apresentação:

Composição e Projeto Gráfico Prof. André Sales

Coragem

Conceito: A coragem que falamos não é o oposto do desespero. Também não é teimosia A palavra coragem tem a mesma raiz que a palavra francesa “coeur”, que significa: “coração”. A coragem torna possível todas as virtudes psicológicas. Ela é necessária para que possamos ser e vir a ser. A decisão exige coragem.

Coragem Física Coragem Moral Embora tenha gerado o heroísmo dos nossos ancestrais, hoje esse ela se transformou em brutalidade. Coragem Moral Tem origem na identificação da sensibilidade do individuo com o sofrimento do próximo. Podemos chamar a isso de “coragem perceptiva”, pois depende da capacidade de perceber, de ver o sofrimento alheio.

Coragem Social É o ato de se relacionar com os outros seres humanos, a capacidade de arriscar o próprio eu, na esperança de atingir uma intimidade significativa. Nos permite criar condições de relacionamentos e descobertas de que sozinhos não alcançaríamos nossos objetivos. O relacionamento humano quando praticado por meio da coragem tende a suportar dificuldades e romper barreiras.

É preciso coragem para criar.

A ação de criar pode produzir uma comunicação diferenciada, identificada como... CRIATIVA

O declínio da criatividade não é devido à idade, mas aos bloqueios mentais criados ao longo de nossa vida. Aprendemos a ser não-criativos. A família, a escola e as empresas têm tido sucesso em inibir o pensamento criativo. Esta é a má notícia. A boa notícia é que as pesquisas e a prática mostram que este processo pode ser revertido; podemos recuperar boa parte de nossas habilidades criativas. Melhor ainda, nós podemos impedir este processo de robotização.

Cheguem até a borda, ele disse. Para desenvolver nossa criatividade precisamos abandonar nossa zona de conforto e nos libertar dos bloqueios que impedem o pleno uso de nossa capacidade mental. Cheguem até a borda, ele disse. Eles responderam: Temos medo. Cheguem até a borda, ele repetiu. Eles chegaram. Ele os empurrou… e eles voaram. Poema de Guillaume Apollinaire

Seis copos estão alinhados, sendo que os três primeiros estão cheios e os outros três estão vazios. O desafio: arrumar os copos de modo que os copos cheios e vazios se alternem. Contudo, você deve fazer isto movimentando apenas um único copo.

O Último Samurai Sofrimento, tristeza ou dramaticidade (purificação) Através da Cerejeira e suas folhas Quali Signo: Tigre, Sin Signo: Cruz, Legi Signo: Bandeira do Japão

NP2

Criar uma comunicação de duplo sentido tendo como base uma camiseta A Folha de resposta deverá conter os seguintes itens: Descrição do objetivo, mensagem e idéia da “Camiseta”; Justificativa dos elementos, técnicas e cores utilizadas; Visualização da “Camiseta” (desenho, ilustração ou foto).

PIM

Etapas: Identificação dos possíveis assuntos dentro da referência histórica; Definição e compreensão dos limites do assunto escolhido; Percepção sobre o que é significativo abordar; Definição da frase conceito; Busca por formas de representação da frase conceito; Identificação da melhor representação; Produção do livro objeto; Produção da documentação.

Documentação: A documentação deverá conter: Capa (Instituto, Curso, Disciplina, Título e Data); Dados do aluno (Nome, Ra e Curso) Carômetro (foto criativa com nome dos alunos) Texto sobre o Movimento, Obra ou Artista estudado; Visão geral sobre o assunto identificado (Ex.: Violência); Texto sobre os objetivos dentro do assunto escolhido (Ex.: Falar sobre a violência ensinada no ceio familiar); Apresentação da frase conceito; Fotos do livro objeto (quatro por página) Defesa do livro. O que ele nos mostra?; Justificativa de todos os elementos presentes no livro objeto.

Processo Criativo

“A criação significa 10% de inspiração e 90% de transpiração” Washington Olivetto

Processo Criativo Preparação Incubação Iluminação Verificação

Preparação: É a fase onde tomamos conhecimento do problema (Qual é o problema?) Identificar o problema Coletar o máximo de informações sobre o problema, até a exaustão. (Dados, opiniões, significados)

Incubação: Momento em que o subconsciente analise as informações coletadas. Relacionando todos os dados, informações, imagens e significados adquiridos em nossa vida Independe do consciente, mas pode ser estimulado por ele. Ex: Brainstorming

Iluminação: É a resposta para a solução do problema. Do inconsciente para o consciente Heuréka, Insight, Idéia. Não tem hora, nem lugar (esteja preparado: registro). Julgar, neste momento, inibi o surgimento de idéias.

Verificação: É a validação das idéias frente ao problema (Julgamento). Processo de lapidar (desenvolver) a idéia. Submeter a solução a opinião profissional e pública.

Solução Criativa: Ter idéias é descobrir relações novas entre coisas conhecidas. Muitas vezes a solução por ser tão óbvia que não a identificamos. Para ter idéias é preciso ampliar a percepção sobre o que está a nossa volta.

Dicas para desenvolver a criatividade Faça anotações Idéias são como sonhos, se não forem devidamente armazenadas, serão esquecidas e perdidas em poucos minutos. Por isso, anote qualquer idéia, mesmo aquelas que não façam o menor sentido, que ainda não estejam prontas ou que não despertaram o interesse de ninguém... Anote! Às vezes elas podem não fazer sentido hoje, mas “amadurecendo-as” elas ganham vida. “Quando perguntaram a Einstein onde era seu laboratório, ele tirou uma caneta e respondeu ‘Aqui!’ ”

Dicas para desenvolver a criatividade Aprenda a ouvir e observar Pessoas, lugares e acontecimentos podem nos enviar mensagens, respostas e idéias a todo instante. Muitas vezes precisamos codificar essas mensagens através de nossa experiência, percepção e intuição. Utilize todas as armas e sentidos na busca da melhor resposta para o que procura. "Descobrir é olhar para a mesma coisa como todos olham e enxergar algo diferente". Albert Szent-Gyorgyi

Prof. André Sales profandresales@hotmail.com