LÍNGUA PORTUGUESA ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PROF. JESWESLEY MENDES.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTERTEXTUALIDADE.
Advertisements

FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Linguagem da Propaganda
Textos jornalísticos informativos
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
TEXTO PUBLICITÁRIO ANÚNCIO
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Criação de anúncio.
Redação Publicitária I
Funções intrínsecas do texto
III ENCONTRO DA MULHER NA SOCIEDADE ATUAL
Aula 11- linguagem publicitária
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO.
O gênero notícia: reconhecimento e elaboração
Composição: Luis Reis / Haroldo Barbosa
Professora: Rosana Santos
Dissertação Redação.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Resumo histórico Na antiguidade já se usavam cartazes "manuscritos" (por vezes em madeira) que eram colocados ou pregados na parede. O primeiro cartaz.
ANÚNCIO PUBLICITÁRIO O PODER DE PERSUADIR
A Abordagem da Mudança Social Baseada no Marketing Social
Texto Publicitário.
Semântica dos tempos verbais
Professora: Aíla Rodrigues
Cap.6. Intencionalidade discursiva
INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS
Conteúdo adaptado da obra: Produção de Texto: interlocução e gênero
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
As funções da linguagem
Verbo Língua Portuguesa.
Conotação de Denotação
COMUNICAÇÃO VISUAL CO M UN IC AÇ ÃO VIS UA L CARTAZ.
Lucca Verri Rico Raquel Marques Música em Foco.
Subentendido.
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
Produção Textual Artigo de Opinião Editorial.
Códigos e linguagens.
Curso sobre Revista.
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
Anúncio publicitário.
Estrutura física da revista
Tendências da Linguagem Publicitária
Antes de darmos início ao referido assunto, observemos a imagem:
Linguagem publicitária
Frases Carmesim 167ª Semana Extraídas do Site:
cognitivo psicomotor afetivo Taxionomia de Bloom
Resumo.
Resumo.
ANÁLISE TEXTUAL ANÁLISE TEXTUAL PROF. ROBERTO PAES AULA 1.
PROF. ROSE CLÉA Universidade Castelo Branco
Leitura e interpretação de texto
Português Instrumental REVISÃO
PROVA BRASIL 2015.
Efeitos de sentido Capítulo 16- Pág. 207.
A construção do sentido
TIPOS DE PUBLICIDADE Publicidade comercial
Estratégias de Promoção
A Publicidade.
Interpretação de anúncio publicitário
“Um país se faz de homens e livros”
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
Gênero textual Notícia
FOLDER PUBLICITÁRIO.
María Pinto Molina “Hacia um modelo de representación documental: la técnica de resumir”
Transcrição da apresentação:

LÍNGUA PORTUGUESA ANÚNCIO PUBLICITÁRIO PROF. JESWESLEY MENDES

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

OBJETIVOS ler anúncios publicitários impressos; identificar as características estruturais desse tipo de anúncio; reconhecer as funções da linguagem presentes em anúncios publicitários; elaborar comentários críticos sobre anúncios publicitários.

Por que estudar o gênero anúncio publicitário? A todo instante, somos bombardeados por mensagens publicitárias que tentam nos persuadir, em geral, a ações de consumo.

Por que estudar o gênero anúncio publicitário? Conhecer melhor o jogo de persuasão da publicidade gera uma melhor compreensão das campanhas que nos cercam no dia-a-dia; nos torna cidadãos mais críticos e consumidores mais conscientes.

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: explorando a estrutura Elementos verbais e não-verbais podem se combinar na criação de um anúncio publicitário impresso. Os elementos verbais: o título – uma frase curta e chamativa usada para atrair a atenção do leitor o texto – justificativas e as características principais do produto a assinatura – logotipo, que identifica a marca, e slogan, frase que sintetiza a promessa da marca.

ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: explorando a estrutura Os elementos não-verbais: uma imagem: relacionada à idéia que se quer enfatizar no texto ou à própria imagem do produto.

Título ANÚNCIO 1 Imagem Texto Assinatura

Texto do anúncio 1 Alguns conhecimentos simples sobre ecologia podem ajudar você a fazer muito pela natureza. Essas pegadas, por exemplo, pertencem a certos tipos de gatinhos, gatinhas, feras e outros bichos venenosos que costumam ameaçar nossas matas e praias no verão. Se você encontrar algum dessa espécie, não se apavore. Aproxime-se devagar e sugira gentilmente que ele deposite seus venenos em sacos plásticos. Você vai se surpreender como certos bichinhos são capazes de se comportar como verdadeiros seres humanos. Filie-se à S.O.S. Mata Atlântica. Ligue (011)887.1195.

Que objetos compõem a imagem do anúncio? Por que, no título, se faz referência a tais objetos por meio da expressão “essas pegadas”? Relacionando o título ao texto, explique a construção do significado do anúncio a partir das palavras e expressões em destaque. Considerando que a Fundação S.O.S Mata Atlântica assina o anúncio, explique a intenção comunicativa da peça publicitária.

ANÚNCIO 2

ANÚNCIO 3

ANÚNCIO 4 Muita gente já ouviu falar que o desmatamento na Amazônia pode acabar com espécies da fauna e da flora e alterar o clima. Mas o que poucos sabem é que a exploração ilegal e predatória de madeira financia uma série de crimes contra os habitantes da região. Os madeireiros ilegais invadem terras públicas e áreas indígenas e muitas vezes recorrem à violência para garantir seus altos lucros. Em regiões remotas da Amazônia, eles fazem a sua própria lei. O Greenpeace trabalha há anos nessas áreas para acabar com esses crimes. Filie-se. E ajude a proteger a floresta e seus habitantes. Acesse o nosso site www.greenpeace.org.br ou ligue 0300 789 2510

Greenpeace A função apelativa predomina no anúncio, mas ela está fortemente marcada no título. Explique. No texto, o anúncio suspende sua função apelativa e passa a ter uma outra. Qual? Justifique o uso dessa função. O anúncio retoma sua função apelativa no final. Com que intenção isso é feito? O anúncio do Greenpeace assumiu a forma de um gênero jornalístico. O que justifica a escolha desse gênero como estratégia publicitária?

ANÚNCIO 5

Havaianas a. “As minhas Havaianas vão deixar as outras no chinelo.” O anúncio apresenta uma estrutura diferente daquela normalmente usada em um anúncio publicitário impresso. Explique essa diferença recorrendo aos elementos estruturais comumente usados nesse tipo de anúncio. Para a composição do anúncio, recorreu-se ao empréstimo de um gênero textual muito utilizado no meio jornalístico: a tira. O que justifica a escolha desse gênero como estratégia publicitária? O enunciado “Só para confirmar: a venda é nas lojas e não nas bancas.”, que aparece num balão no final do anúncio, foi usado para criar um efeito de sentido específico. Explique-o. Releia abaixo duas falas extraídas do anúncio e analise os efeitos de sentido criados considerando o registro utilizado: a. “As minhas Havaianas vão deixar as outras no chinelo.” b. “As Havaianas do Glauco tão batendo um bolão.”

ANÚNCIO 6