Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico metodologia
Advertisements

Georreferenciamento dos equipamentos públicos e iniciativas sociais
Projeto - Plano de Negócios
Planejamento Estratégico de Marketing
DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL SUSTENTÁVEL
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
V Seminário Nacional de APLs de Base Mineral Gestão de APLs Recife, 25 de setembro de 2008 Heloisa Menezes Instituto Euvaldo Lodi – DR MG Nucleo Estadual.
MACROECONOMIA.
Sistema de Informação Gerencial
Para o Planejamento do Ecoturismo não bastam técnicas e ferramentas práticas de e l a b o ração de planos e projetos. Desta forma entende-se que refletir.
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
PONTO DE PARTIDA PARA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO EMPRESARIAL
Secretaria de Estado da Saúde
Aldilene Silva Célia Regina Daniela Alencar Maria do Socorro
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
ORÇAMENTO EMPRESARIAL Aula 03
ECONOMIA EMPRESARIAL.
Fluxo de Trabalho – mercado
AÇÕES, CAMPANHAS E PROJETOS, DE ROTARACT
A REALIZAÇÃO DA AUTO-AVALIAÇÃO PELA ESCOLA
COMPETE ES A proposta para a construção do Espírito Santo Competitivo – COMPETE-ES - tem como fulcro principal o conceito de COMPETITIVIDADE SISTÊMICA,
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Faça uma analogia com o corpo Humano.
O ESTUDO DE MERCADO EM ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE PROJETOS
O sistema de administração de recursos humanos
II Orientação Técnica PCAGP.
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Cidade em Rede Visão 2030 Curitiba: referência internacional de cidade onde pessoas, empresas e governo estão organizados e conectados em redes sustentando.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Estratégias alternativas de avaliação de impacto: Projeto Rio Rural Estilizado Brasília, novembro de 2009 Ricardo Barros – Ipea Mirela de Carvalho - Iets.
Gestão por Competências
PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
Planejamento Estratégico
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
Planejamento Estratégico
PLANEJAMENTO TECNOLÓGICO
Laboratório de Ensino a Distância
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Principais atitudes e comportamentos dos bons profissionais
A GESTÃO COMO UM PROCESSO DE ESCOLHAS O universo da Tomada de Decisão
Capítulo 3: Analisando Processos de Decisão de Negócios
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Relatório de Dados Secundários
QUESTIONÁRIO PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
DIRETRIZES DO PROJETO DE PLR
Introdução à Macroeconomia
A MACRO E MICRO ECONOMIA
Florianópolis Capital de Santa Catarina. População: habitantes (Fonte: IBGE). IDH 0,875: capital brasileira com maior Índice de Desenvolvimento.
ÁGUA ESGOTAMENTO SANITÁRIO
ADMINISTRAÇÃO DE PROJETOS
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
TEORIA ECONÔMICA Objetivo: Analisar como são determinados os preços e as quantidades dos bens e serviços produzidos em uma economia Teoria Neoclássica.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
PLANEJAMENTO DAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA UMA MATRIZ ENERGÉTICA REGIONAL.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Fases Metodológicas do Planejamento Social
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
Fases Metodológicas do Planejamento Social
O projeto Profissão Catador objetiva: Contribuir com a construção de alternativas coletivas para a organização dos Catadores de Cruz Alta, através da.
1 A pesquisa: Procurou identificar as concepções, formatos, abrangência, e instrumentos das políticas, procurando avaliar o desenvolvimento e as possibilidades.
Indicadores Socioeconômicos Professora Edir Antunes Carvalho.
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
ELEMENTOS DO PLANEJAMENTO
Transcrição da apresentação:

Indicadores de Desenvolvimento Regional – terceira sessão 1. Conhecimento, inovação e desenvolvimento regional (Texto Indicado) 2. Teorias do crescimento e desenvolvimento – elementos qualitativos para a obtenção de indicadores A sessão do dia 27/09 tem por objetivo detalhar aspectos qualitativos em regiões e os elementos que favorecem a construção de indicadores a partir de evidências. O Texto selecionado colabora para ilustrar políticas de desenvolvimento. Contudo, a questão que se coloca é: Como entender a aptidão de uma região e qual política adequada para que se desenvolva? Para resposta abordaremos a necessidade de obter informações qualitativa que colaboram para a criação de indicadores.

Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local Coleta de informações – perfil dos presentes – ambiente microeconômico Qual a informação fundamental para o seu trabalho? O que necessita conhecer sobre o demandante de serviço? Qualifique a interação da sua atividade com a organização. Especifique o grau de autonomia.

Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local Procure avaliar a condição de implantação de um novo serviço (público ou privado). Como idealizar uma estratégia? Quais informações você usaria? Quais as fontes utilizadas? Especifique o qual informação ideal para o trabalho; Haveria custo de aquisição da informação? Seria possível encontrar situações similares? Como obtê-las?

Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local O que é estratégia? Recursos disponíveis; pontos fortes e fracos;objetivos;desafios; parceiros; definição de equipe;prazo; ambiente; atuação. Planejamento;Decisões Táticas; Decisões Operacionais. O que é um modelo? Representação seletiva? Abstração? Uma idealização? Como basear uma decisão Avaliação numérica? Modelos intuitivos? Qual a relação entre estratégia e modelo? o uso de indicadores

Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local Demanda por serviços públicos: creches Identificar situações similares em outros municípios e alternativas políticas;(busca por situações variadas). Identificar o número de pessoas que demandam um serviço;(lista de espera) (conhecer as razões da busca pelo serviço); Elaborar série histórica da demanda; (averiguar a consistência últimos 3 anos); Identificar o investimento anual e o crescimento da oferta anual (quantidades); Estimar qual o investimento necessário para ofertar a quantidade de bens ou serviços plenamente atendidos; (custo de construção ou ampliação + RH); Avaliar o crescimento orçamentário destinado àquele serviço já existente; Eleger ações complementares para reduzir a pressão por serviços no curto prazo; Estimar a taxa de crescimento da população segundo as necessidades dos bairros; Avaliar a interação com políticas de planejamento familiar. Modelo: taxa de crescimento da população na faixa interessada; Previsão de aplicação de recursos em um dado período; Definição de recursos adicionais; Justificativas através de indicadores: Demanda Excedente/Total de Atendimentos; Projeções

Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local Você conhecia os vários conceitos de população (Total; Idade Ativa e Economicamente Ativa)? Qual a compreensão de riqueza? Lhe faz sentido a noção de Produto Interno Bruto municipal? Ocupação e tipos de ocupação? Sempre considerou emprego como atividade produtiva remunerada? Questões sociais mais relevantes: Você interage no trabalho com demanda sociais em que necessita avaliar a condição econômica do indivíduo ou firma?

Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local SEÇÃO 1 - Conceituação A criação de conhecimento e as condições favoráveis; Caracterização da base industrial; Vantagens salariais ou de matérias primas – sustentáveis? Diferenciais: investimento produtivo; aquisição de conhecimento; obtenção de experiência; superação de desvantagens locacionais; Número de empresas; perfil salarial do município; (RAIS e PIB per capita); Piso salarial das várias categorias que predominam em cada cidade; Atividades mais empregadoras; Diagnóstico das instituições que formam e qualificam nos níveis técnicos; Experiências produtivas inovadoras; Surgimento de empresas caracterizadas por conteúdo predominantemente tecnológico.

Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local Localidades e a busca por diferenciais: Presença de capital humano e social; Redes de negócio; Rede de aprendizagem; Presença de instituições e lideranças; Evidências de interação entre aprendizado (formação e empresas em processos inovadores). Problemas sociais – faixas etárias; análise por região; Propostas anteriores: motivos de (in)sucesso;

Indicadores e Desenvolvimento Regional/Local Analisar as sessões 3.1 e 4. Economia periférica e central; Arranjos produtivos – definição; Padrão tecnológico; Ambiente econômico – qualquer ou com especificidades? Políticas de apoio, o que são? Existência de condições mínimas, quais? O que se quer alcançar com o arranjo? Para idealizar um arranjo quais indicadores criariam?