O novo e o necessário na avaliação Imenes e Lellis (2002)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como Estudar Direito Tributário para concursos
Advertisements

ESCOLA PREPARATÓRIA DE CADETES DO EXÉRCITO REALIZAÇÃO E APRESENTAÇÃO
AS REGRAS DO JOGO: as responsabilidades do aluno no Contrato Didático
COMPETÊNCIA LÓGICO-MATEMÁTICA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Curso de novas tecnologias na escola
O Trabalhador do Conhecimento na Sociedade do Conhecimento
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Discutindo práticas em Matemática
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
Prof. Me. Tetsuo Nakagawa 2007
O Aluno.
Não considere nenhuma prática como imutável
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
Empreendedorismo Apresentação PEA – Programa de Ensino e Aprendizagem
Apropriação de Resultados
PARÂMETROS DE MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
Apropriação de resultados SADEAM 2012
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
REDE DE ENSINO ESTADUAL
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Currículo oficial de São Paulo
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Sou o que sou pelo que nós somos
que se fundamenta numa concepção de aprendizagem
MATEMÁTICA Análise das Questões.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
O Currículo e a Organização do Ensino de Matemática
Objeto de Aprendizagem
O COMPROMISSO POLÍTICO DO EDUCADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Fundamentos legais e articulação entre áreas de conhecimento de ciências A organização curricular é uma potente ferramenta de apoio à prática docente e.
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação.
Conquistando Competências e
Problemas quanto à maturidade dos alunos que chegam à universidade (caso CTC/PUC-Rio) Marcos A. da Silveira Julho de 2005.
O Cálculo Mental no Currículo
Competências e Habilidades
Oficina de Apropriação de Resultados
A FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: CURRÍCULO DE ENFERMAGEM
Atuais Propostas Curriculares.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
DIREITOS DE APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Manual Informativo Sobre Inclusão
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
Resolução de problemas: concepções
PROJETO DE IMPLEMENTAÇÃO DO GESTAR
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Conexão do saber Língua Portuguesa
ESCOLA ESTADUAL EDUARDO PEREZ PROGETEC: GRAZIELA DA COSTA SALLES MULTIPLICADORA: MERCEDES GOULART TERENOS/MS.
PROFª Leila de Souza Ganem
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
DIFICULDADE DE LEITURA
Metodologias de Ensino e Tecnologias Educacionais Encontro 1
PROFª. Leila de Souza Ganem
4 Calcular com habilidade utilizando o raciocínio lógico, bem como estratégias formais e não formais na resolução de problemas. 3 Comunicar-se e expressar-se.
PLANO DE AULA Turma: 8ª Série/9º Ano
ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET Profª: Jane Mª Ferreira Rodrigues
Educação Integral: uma perspectiva ampliada
MATEMÁTICA CONCEPÇÃO DA ÁREA com Carla Miranda Cássia Andrade Ivanilda Mendes Valzenir Costa Roseli Santana Wilmara Fernandes ABRIL 2011.
Cada grupo deverá elaborar uma proposta curricular para 1 ano de curso de Física. Isto compreende um planejamento para o total de 80 aulas (2 aulas por.
Proposta de trabalho: Os PCNs representam o texto de uma dada proposta curricular, que pode, em princípio, encontrar ressonância nas perspectivas de um.
Transcrição da apresentação:

O novo e o necessário na avaliação Imenes e Lellis (2002)

O que já foi importante Possuir destreza em cálculo numérico feito com lápis e papel O que importa hoje Possuir habilidades em cálculo mental, estimativa, uso da calculadora e outras tecnologias.

Fazer muitos exercícios para fixação: gramática, ortografia, tabuada, questionários. Compreender o papel dos conteúdos na sociedade atual em vivência plena da cidadania.

Conhecer receitas para resolver problemas típicos. Ter competência para enfrentar problemas e desafios novos.

Decorar fórmulas, conceitos, regras ortográficas e etc. Compreender e saber como as fórmulas, os conceitos e as definições se originam, não somente aplicá- las.

A necessidade de mudança está aí: LER, COMPREENDER, INTERPRETAR E DESCREVER os fenômenos referentes ao processo de ensino-aprendizagem nos diversos níveis de escolarização é um grande desafio.