A PESQUISA EM PSICOLOGIA DA AVIAÇÃO NO MUNDO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA RESPONDER:
Advertisements

Administração da Produção e Operações
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Sistema de Informação Gerencial
III – O COMPORTAMENTO NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Livro: Introdução à Pesquisa Operacional
Universidade Federal do Paraná Departamento de Engenharia Mecânica
Fundamentos da Ergonomia
Prof. Dr. Cairo L. Nascimento Jr.
INTELIGÊNCIA TECNOLÓGICA Aplicações desenvolvidas no ITA
Ferramenta para desenvolvimento de Protocolos de Comunicação Serial Portáteis Orientador: Alexandre Carlos Brandão Ramos Autores: Bruno Martins Lino Anderson.
CULTURA E C.R.M. Drª Selma Ribeiro.
Capítulo 12 Liderança, poder e política
Emergências e Desastres
UFRJ – 28 de Setembro de 2006 A Atividade de Controle do Trafego Aéreo no Brasil: Uma Abordagem Ergonômica das Demandas e Perspectivas na Área de Treinamento.
Bom, dia, Agradeço o convite da Petrobras.
Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
Antecedentes Históricos da Administração
Comportamento organizacional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
Gerenciamento dos recursos humanos do projeto
Comportamento Organizacional
DIAGNÓSTICO DE CULTURA ORGANIZACIONAL
DISCIPLINA COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ENGENHARIA AERONÁUTICA
CONFIABILIDADE HUMANA
GERENCIAMENTO DO ERRO E DA AMEAÇA
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
NOVAS TECNOLOGIAS E SISTEMAS
Capítulo 8 Controle.
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Disc. : Gerência de Manutenção Prof
A METROLOGIA NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES
3º e 4º PERÍODOS DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Da Gestão do Erro a Gestão do Risco
DISCIPLINA Pesquisa de Tecnologias Emergentes - PTE Profa. Eliane
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
EMERSON SIGNOBERTO DANIEL
Ergonomia I.
Abordagem Comportamental da Administração
COMPORTAMENTO SEGURO.
Fisiologia e Comportamento
Gestão Estratégica de Pessoas
Jogos Satisficing para Tomada de Decisão Colaborativa em Aeroporto
GESTÃO DO CONHECIMENTO
Ergonomia I.
Curso Superior em Produção Gráfica Aula inaugural de Gestão de Pessoas
Conceitos de Monitoramento
João Luiz de Castro Fortes Daniel Alberto Pamplona Carlos Müller
Informação e conhecimento organizacional Os ambientes organizacionais complexos são apoiados por informação e conhecimento, o que de fato traduz a importância.
PSICOLOGIA: PARA QUÊ E PARA QUEM?
Gestão de Equipes Comportamento organizacional
Administração de Operações
Aula 4.
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
Variáveis Básicas do D.O.
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo Recife
Introdução à Administração
Comportamento Organizacional
Teoria Geral da Administração Idalberto Chiavenato
CIÊNCIA OPERAÇÕES AÉREAS Paulo Rogério Licati SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE RISCO DE FADIGA 14/05/14.
COMPORTAMENTO HUMANO NAS ORGANIZAÇÕES
RECURSOS HUMANOS PEDRO CARLOS DE CARVALHO.
COMPORTAMENTO SEGURO.
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
BEM - VINDOS ! Ergonomia 60 horas Layanne Lobo
Transcrição da apresentação:

A PESQUISA EM PSICOLOGIA DA AVIAÇÃO NO MUNDO III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Recife – 24 a 26 de março de 2004 A PESQUISA EM PSICOLOGIA DA AVIAÇÃO NO MUNDO Selma Ribeiro

III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica SEGURANÇA III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Recife – 24 a 26 de março de 2004

III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica PSICOLOGIA DA AVIAÇÃO Campo de estudo relativo ao papel do operador humano inserido nos sistemas da aviação. Examinar o impacto das tecnologias sobre o papel, a responsabilidade, a autoridade e o desempenho dos operadores humanos em modernas aeronaves e sistemas de controle de tráfego aéreo. (12th International Symposium on Aviation Psychology – Ohio/2003) III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Recife – 24 a 26 de março de 2004

III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Anos 40 até os anos 70 Clínica Comportamental Cognitiva Compreensão das capacidades e limitações humanas  operadores da linha de frente Seleção de pessoal Projetos de equipamentos Métodos de treinamento Limitações de tempo de vôo e de descanso, entre outros. Porém... Contexto e sistema, que forneciam a estrutura e a força que os limitavam, permaneciam amplamente intocáveis – e não aperfeiçoados III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Recife – 24 a 26 de março de 2004

III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Final dos anos 70 e anos 80 Psicologia Social – CRM  tecnologia de treinamento  dinâmica de pequenos grupos Psicologia Comportamental e Cognitiva  tomada de decisões  capacidades e limitações da cognição humana e sua relevância para a análise da tarefa  melhorar o processo de aprendizagem III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Recife – 24 a 26 de março de 2004

III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Final dos anos 70 e anos 80 Psicologia Social – CRM  comportamento humano e, por conseqüência o erro humano, não acontece em um vacuum social Iniciativas de segurança  além do pessoal operacional Importância do comprometimento organizacional e envolvimento da gerência Segurança  um meio de alcançar o desenvolvimento organizacional ao invés de ser um fim em si mesma III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Recife – 24 a 26 de março de 2004

III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Anos 80 Era da automação  “glass cockpit” final dos 80’s  FH como a última fronteira  Psicologia Social e CRM não eram a resposta final para a ocorrência do erro humano Engenheiros  tentativas de afastar o ser humano do controle  mais tecnologia Indústria  Automação Centrada no Homem  parou há um passo de proibir o homem de errar. III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Recife – 24 a 26 de março de 2004

os pilotos optaram em favor da decolagem sem degelar as asas Então.... 10 de março de 1989 Dia: 10 de março de 1989 Hora: 12:09 h Aeronave: Focker F28-1000 Vôo: 1363 da Air Ontario Local: Aeroporto de Dryden, Ontario, Canadá Fatalidades: 21 passageiros e três tripulantes. Causa Provável: os pilotos optaram em favor da decolagem sem degelar as asas

primeira abordagem sistêmica para a investigação de um acidente Entretanto... faltas e falhas sistêmicas na rede de segurança fomentaram e falharam em conter o acidente primeira abordagem sistêmica para a investigação de um acidente Psicologia Organizacional III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Recife – 24 a 26 de março de 2004

III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Anos 90 cultura corporativa e sua influência no comportamento individual culturas seguras e inseguras impacto do projeto organizacional sobre o desempenho operacional contribuição de tomadores de decisões estratégicas sobre o comportamento organizacional ... III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Recife – 24 a 26 de março de 2004

III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Final do Século XX Campos de estudos (IV-AAPS/1998 – Sydney) Seleção Treinamento Controle de Tráfego Aéreo Manutenção Consciência Situacional (C.S.) Segurança Aérea C.R.M. Tripulantes de Cabine Automação no Cockpit Investigação Fadiga/Stress III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Recife – 24 a 26 de março de 2004

III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Século XXI Campos de estudos (XII-ISAP/2003 – OHIO) Memória Percepção Seleção Cultura Organizacional Manutenção e C.T.A. Identificação e Gerenciamento do Erro Humano Percepção, Avaliação e Gerenciamento do Risco Análise do Trabalho  tarefas Treinamento  C.R.M. Engenharia Cognitiva  Tomada de Decisão / Carga de Trabalho / Automação Processamento e Gerenciamento da Informação  Data Link / C. S. Gerenciamento do Estresse Comunicação Investigação de Acidentes III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Recife – 24 a 26 de março de 2004

III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Século XXI ÁREAS DA PSICOLOGIA DA AVIAÇÃO (EEAP/2004) Engenharia Humana Seleção Treinamento Aconselhamento Investigação de Acidentes III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Recife – 24 a 26 de março de 2004

Iniciativas em Psicologia da Aviação no mundo SIAP NORWAY A/S Scandinavian Institute of Aviation Psychology With associated Aviation Psychologists in Denmark and Sweden

Iniciativas em Psicologia da Aviação no Brasil Encontro de Psicologia da Aeronáutica – ISO/IPA – RJ – 1983/1989 Encontro Brasileiro de Psicologia da Aviação - PUC/RS – 1998/2001 Acompanhamento Psicológico de Tripulantes – SNEA/RJ - 2001 Recife - 2004

III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica PSICO&AVIAÇÃO http://www.grupos.com.br/grupos/psicoaviacao/ III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Recife – 24 a 26 de março de 2004

Núcleo do Instituto de Ciências da Atividade Física da Aeronáutica www.nuicaf.aer.mil.br Núcleo do Instituto de Ciências da Atividade Física da Aeronáutica

FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO CONDICIONAMENTO FÍSICO E NUTRIÇÃO LABORATÓRIOS FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO BIOQUÍMICA BIOMECÂNICA PSICOLOGIA CONDICIONAMENTO FÍSICO E NUTRIÇÃO

REDE DE FFHH http://fh-aviacao.icao-tcm.org.br/ http://www.grupos.com.br/grupos/ffhh.aviacao/

DANIEL MAURIÑO, 1994 (Aviation Psychology in Practice) “A batalha pela segurança é uma busca infindável contra um inimigo implacável que tem infinitos recursos, e que nunca desistirá.” DANIEL MAURIÑO, 1994 (Aviation Psychology in Practice) III Encontro Brasileiro de Psicologia Aplicada à Aeronáutica Recife – 24 a 26 de março de 2004