Cultura Organizacional UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA Disciplina: Psicologia Organizacional Profa. Maria de Lurdes Domingos
Cultura Organizacional: definições “Um conjunto de pressupostos básicos que um grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender como lidar com problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionou bem o suficiente para serem considerados válidos e ensinados a novos membros como uma forma correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas” (Schein, 1992, apud Carvalho, 2008) “... um sistema de valores compartilhado pelos membros que diferencia uma organização das demais.” (Robbins, 2005:375) “...constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização” (Chiavenato, 2010:173) Cultura Organizacional: definições
Sistema de Valores: Homogêneo X Heterogêneo Cultura dominante Subculturas Microculturas dentro da organização. Embora tenham valores essenciais, incluem valores específicos. Ex: Depart., separação geográfica, hierarquia etc; Visão macro Expressa os valores essenciais compartilhados pelos membros da organização. Sistema de Valores: Homogêneo X Heterogêneo
Funções da Cultura Organizacional Definir as fronteiras entre uma organização e as outras. Proporcionar senso de identidade aos membros da organização. Facilitar o comprometimento com algo que ultrapasse os interesses individuais. Estimular a estabilidade do sistema social. Sinalizar um sentido e ser um mecanismo de controle para o ajuste dos funcionários na organização Funções da Cultura Organizacional Fonte: Robbins, 2005
Cultura Organizacional no contexto atual Ética Excelência Stakeholders
Cultura como Passivo Barreiras às mudanças Barreiras à diversidade Barreiras à aquisição e fusões Cultura como Passivo
CULTURAS ORGANIZACIONAIS: formação Fonte: Robbins, 2005
Cultura Formação Inicial Fundadores: modelo de identificação Contratação e manutenção de funcionários Doutrina e socialização Introjeção de valores, convicções e premissas
Manutenção da cultura organizacional Processos de Seleção Busca de candidatos que tenham possibilidade de melhor se adaptarem à organização. Fornece informações sobre a empresa aos candidatos. Dirigentes Os altos executivos estabelecem normas que se difundem pela organização. Processos de Socialização Adaptação dos novos funcionários à cultura da organização. Manutenção da cultura organizacional
Modelo de Socialização Fonte: Robbins, 2005
Socialização: modelo de adaptação mútua ORGANIZACIONAL A organização adapta as pessoas às suas conveniências PERSONALIZAÇÃO As pessoas adaptam as organizações às suas conveniências Socialização: modelo de adaptação mútua Fonte: Chiavenato, 2010
CULTURA ORGANIZACIONAL: Elementos básicos Histórias Rituais e cerimônias Símbolos materiais Crenças e tabus Valores e pressupostos Heróis
Cultura Organizacional: aspectos formais e informais Fonte: Gomes, s/d, Adaptado de Stoner e Freeman (1992)
Referências Bibliográficas BISPO, C. Um novo modelo de pesquisa de clima organizacional. Revista Produção, v. 16, n. 2, p. 258-273, Maio/Ago. 2006 Disponível em http://www.scielo.br/pdf/prod/v16n2/06.pdf CARVALHO, S. Cultura Organizacional como fonte de vantagem competitiva. Em Hanashiro, D & all. Gestão do Fator Humano: uma visão baseada em Stakeholders. 2ª ed. P. 23-45. SP:Saraiva, 2008. CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. 3ª ed. RJ: Elsiever, 2010 FREITAS, M. Cultura Organizacional: identidade, sedução e carisma. RJ: FGV, 1999. GOMES, E. Cultura Organizacional: um estudo de caso. Disponível em http://www.facape.br/ruth/adm-comport_organ/Cultura_organizacional.pdf Robbins, S. Comportamento Organizacional. 11ª ed. Pearson Prentice Hall, 2007 Referências Bibliográficas