Antonia Maria Coelho Ribeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Uso do Ambiente de Ensino On-line
Ambiente de Cadastros On-line. Objetivos desse Ambiente: Subsidiar o processo de Gestão Acadêmica e Gestão Administrativa do PROFORMAR. A Rede de Coordenação,
Curso Nacional de Qualificação dos Gestores do SUS
FACULDADE METROPOLITANA
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Cristiane Alperstedt Fernanda Furuno Luciana A. Santos
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Contexto de Educação a Distância
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Avaliação Institucional
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Produção do conhecimento em EAD
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
QUALIFICAÇÃO DE GESTORES DO SUS EM EAD: O FORTALECIMENTO DA BAIXADA FLUMINENSE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO PERMANENTE DOS TRABALHADORES.
Levantamento realizado pela Coordenação de Pós-Graduação do Programa de Saúde Pública / ENSP MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PÚBLICA 2010.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
A REALIZAÇÃO DA AUTOAVALIAÇÃO PELA ESCOLA
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
CURSO DE MEDICINA UFRR-IESC-2007
Disciplina: Estágio Supervisionado I
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SERGIO AROUCA Educação a Distância
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
Ministério da Educação A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO CONTEXTO DAS NO CONTEXTO DAS ESCOLAS DE GOVERNO Legislação e Regulação: Caminhos e Perspectivas Rio de.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
UNIÃO EDUCACIONAL MINAS GERAIS CURSO: PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL CURSO ONLINE Assédio Moral no Ambiente de Trabalho DESENVOLVEDORES: ANA.
PROGRAMA DE APOIO AO ALUNO EAD:
III Encontro Nacional EAD da Rede de Escolas de Governo Rio de Janeiro, 27 de outubro de 2010 “Redes Colaborativas: Compartilhamento para Construção de.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
COORDENAÇÃO DE TUTORIA: ACOMPANHAMENTO DE TUTORES NOS CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DA UEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA NUCLEO DE TECNOLOGIAS.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.
Edital n° 3/2009 Resolu ç ão FNDE n° 51 de 15 de dezembro de 2008.
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Seminario Saneamento é Saúde Seminario Saneamento é Saúde A Educação a Distância como Estratégia de Implementação de Política Pública: a experiência da.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
Ambientes e Programas de Aprendizagem a Distância Avaliação
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
GESTÃO DE TUTORIAS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EAD ONLINE EM SAÚDE Andréa Soares Rocha da Silva Luiz Roberto de Oliveira Lidia Eugenia Cavalcante.
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
Revisita ao PPP.
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
REDE EPSUS PB REUNIÃO DE TRABALHO COM SECRETÁRIOS DE SAÚDE
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
APOIO A ESTRUTURAÇÃO DA REDE DE GESTÃO DO TRABALHO E DA EDUCAÇÃO NA SAÚDE Termo de cooperação nº52/2011 celebrado entre o Ministério da Saúde e a UFRN.
Transcrição da apresentação:

Antonia Maria Coelho Ribeiro O ACOMPANHAMENTO/GESTÃO ACADÊMICO-PEDAGÓGICO DA EAD/ENSP COMO DIMENSÃO FORMATIVA Tecnológicas x Questões pedagógicas: hierarquização nas relações – SISTEMA DE GESTÃO ACADÊMICA

A EAD na Ensp Coordenação de Educação a Distância - Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/FIOCRUZ. Criada em 1998, a partir de uma demanda do Ministério da Saúde para formação, a distância, de Gestores Municipais de Saúde. Oferece oportunidades de formação e qualificação a trabalhadores da área da Saúde, de forma integrada ao seu processo de trabalho, contribuindo para a construção e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS)

Estrutura EAD/ENSP

Criação e Desenvolvimento de Processos Educativos Implementação de Coordenação Geral I N O V A Ç Ã GEPLAN Assessoria Financeira Processos Administrativos Criação e Desenvolvimento de Processos Educativos Implementação de Processos Educativos Elaboração e desenvolvimento de Projetos Produção de Materiais Formação tutores TED Acomp. AP Processo Seletivo Sistematização do conhecimento e Comunicação Científica Núcleo de estudos Pesquisa e Avaliação Participação em Eventos Produção científica

Pressupostos da ação educativa indissociabilidade entre teoria e prática - possibilidade de crítica e de transformação dos saberes e práticas sociais, principalmente, em saúde. formação para o trabalho priorizando o trabalhador, orientada mais pela noção de “competência” para o cuidar em saúde do que pela idéia de qualificação para um dado posto de trabalho. aluno como sujeito ativo que reconstrói o conhecimento a partir da própria experiência, compartilhada e criticamente fundamentada. materiais didáticos especialmente elaborados para proporcionar um ambiente de aprendizagem adequado à interação com os sujeitos envolvidos. relação docente-aluno como diálogo entre sujeitos, objetos e contextos. Docente é um facilitador do processo de construção do conhecimento, na relação com a realidade específica dos alunos.

Cursos Características pós-graduação com credenciamento pela Escola de Governo em Saúde, via departamentos da ENSP estruturados por Unidades de Aprendizagem integradas tutor(docente) – 1 para cada 25 ou 30 alunos orientador de aprendizagem – 1 para cada 10 tutores abrangência nacional carga horária – entre 180 e 590 duração – entre 4 e 14 meses certificação – de acordo com Regimento ENSP – impresso, com número de registro, protocolado e enviado com AR sem assinatura eletrônica

Alguns números 61.000 alunos matriculados 30.000 alunos formados 1.600 docentes desenvolveram ou desenvolvem Tutoria 26 Estados + DF Mais de 2.500 Municípios

Total - 45 Cursos Especialização – 18 Aperfeiçoamento – 18 Atualização – 9 Total - 45

Dados acadêmicos Dados gerais

Dados acadêmicos Dados gerais

Dados acadêmicos Dados gerais

Dados acadêmicos Dados gerais

Hierarquia entre tecnologias e questões pedagógicas O projeto pedagógico deve ser a base para a produção ou utilização de tecnologias. Estas devem estar adequadas à sua concepção filosófica e pedagógica. Não se adota ou produz uma tecnologia para depois pensar em como utilizá-la pedagogicamente. As tecnologias ajudam quando há um bom projeto pedagógico e atrapalham quando são supervalorizadas O AVA da EAD/ENSP foi construído por outra instituição e com pouca flexibilidade de adequação às propostas metodológicas dos cursos e de “diálogo” com o sistema de gestão acadêmica. Esta é uma grande dificuldade que estamos buscando superá-la com a produção de novos ambientes.

Concepção de acompanhamento/gestão acadêmico-pedagógico Processo formativo que integra as dimensões acadêmica e pedagógica - registra e analisa sistematicamente informações quantitativas e qualitativas da trajetória dos tutores e alunos do curso, de modo a reorientar, qualificar o processo e obter indicadores de desempenho do curso que evidenciem a qualidade do processo ensino-aprendizagem e, consequentemente, o avalie.

Plataforma de ensino: principal “aliada” no acompanhamento e gestão acadêmico-pedagógica

Plataforma de ensino que integra o ambiente virtual de aprendizagem e o sistema on line de gestão acadêmica.

O ambiente virtual de aprendizagem - AVA Ferramenta para o desenvolvimento do processo educativo a distância, que possibilita a interação dos alunos entre si e com o tutor (fórum, chat e lista de discussão), envio das atividades de avaliação, acesso a informações sobre o seu desempenho etc.

O sistema on line de gestão acadêmica Base de dados de todo o fluxo acadêmico dos cursos, alunos e docentes. Conjunto de ferramentas web que, integradas, possibilitam produzir, armazenar e gerenciar informações administrativas, escolares e acadêmicas fundamentais ao acompanhamento dos cursos numa perspectiva pedagógica: administrativo - relatórios estatísticos para subsidiar os gestores na avaliação do curso, adequação e melhoria de informações cadastrais etc. escolar - inscrição on line, matrícula, formação de turmas, certificação etc. acadêmico – organização e acompanhamento da produção acadêmica

Relatórios estatísticos por curso/Turma

Relatórios de desempenho

Relatórios de pendências do aluno e tutor

Relatórios quali-quantitativos Relatório I: MAC – após 30 dias do início do curso O coordenador do curso, em conjunto com os tutores e orientadores, avalia a situação de cada aluno, retornando para a equipe de acompanhamento as alterações a serem processadas, tanto em relação ao status do aluno (de matriculado para MAC) quanto do remanejamento de alunos para outras turmas, caso algum tutor não mantenha o número mínimo de alunos definido no projeto do curso

Relatório II: Abandono/desistência – no meio do curso Apresenta e analise números e percentuais dos alunos em situação de abandono, desistência, aprovação e reprovação, informações sobre o envio das atividades pelo aluno, correção ou não pelo tutor, o tempo gasto para esta correção e retorno ao aluno. O conjunto dos dados traz evidências e questões para reflexão e tomada de decisão pelo coordenador, equipe de formação de tutores da EAD, orientadores de aprendizagem e os próprios tutores.

Relatório final Relatório III – produzido quando da finalização de todas as turmas do curso Apresenta e analise números e percentuais de MAC, abandono, desistência, aprovação e reprovação da totalidade das turmas e ainda por tutor, destacando as turmas com maiores e menores índices de aprovação; informa pendências de documentação dos alunos, dentre outros aspectos

Acompanhamento Acadêmico-pedagógico obrigada Acompanhamento Acadêmico-pedagógico antonia@ead.fiocruz.br