A busca das universalidades culturais Apesar da música ser unanimidade cultural, isso não significa que a música do mundo seja uniforme: Os 5 maiores mercados.

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Economia de Mercado Bruno Oliveira de Araújo
Transcrição da apresentação:

A busca das universalidades culturais Apesar da música ser unanimidade cultural, isso não significa que a música do mundo seja uniforme: Os 5 maiores mercados de música local: PopularPop InternacionalClássica Turquia95,74,10,2 China92,60,56,9 Indonésia87,512,50,0 Venezuela85,010,05,0 Japão77,217,85,0

Negociação e comunicação “Você pode comprar com o idioma de sua pátria, mas para vender é preciso falar a língua do seu cliente.” Deve-se também tomar muito cuidado com a linguagem não-verbal. Ex.: Árabes x sola de sapato e mão esquerda, Japoneses x curvar-se, Chineses x arroto. Coréia x duas mãos. Não é necessário concordar com os costumes de uma cultura, mas é importante aceitá-los e respeitá-los quando estiver negociando.

Ambientes Social e Cultural: impactos no marketing de produtos de consumo Independente de classe social e renda, a cultura é uma influência importante no comportamento de consumo e na posse de bens duráveis. Os produtos de consumo são mais sensíveis às diferenças culturais do que os produtos industriais. Ex.: As donas-de-casa italianas gastam 4,5 horas por dia no preparo de comida, enquanto as norte- americanas gastam uma hora.

Ambientes Social e Cultural: impactos no marketing de produtos de consumo A sede também mostra como as necessidades diferem dos desejos. Exs.: Consumo de... Café instantâneo – 90% no Reino Unido x 15% na Suécia. Coca per capita nos EUA x 88 na França. Vinho – na França e Itália é 30 a 40 vezes maior que nos EUA. A cultura é um fator de resistência e, já que a cultura muda tão rapidamente, é uma resistência que pode ser superada.

Complicações multiculturais e abordagens sugeridas As atividades de marketing global são conduzidas em um ambiente em constante mudança, que envolve forças econômicas, culturais e sociais. Mesmo quando os envolvidos em uma transação comercial fazem parte da mesma sociedade de baixo contexto e as condições de negócio estão definidas “preto no branco”, as obrigações das partes serão entendidas de maneiras diferentes. Processar a outra parte por descumprir o combinado significa brigar judicialmente, o que é desgastante para todos.

Treinamento em capacitação multicultural O domínio de idiomas e relacionamentos pessoais são importantíssimos para o negociante internacional. Uma quantidade crescente de MBAs exigem que estudantes conheçam um ou até dois idiomas estrangeiros. Dominar idiomas é um ponto a favor para os recrutadores que acham que o conhecimento de outros idiomas permite aos funcionários uma contribuição imediata em seu trabalho no exterior.

Treinamento em capacitação multicultural Muitas transações de negócios internacionais são resultado de relações estabelecidas por estudantes estrangeiros enquanto freqüentavam escolas em outros países. A pessoa de negócios internacional deve ter um preparo comparável e a boa vontade de, pelo menos, considerar os méritos de enquadrar-se na maneira de fazer negócios na cultura do país de destino.

Treinamento em capacitação multicultural Ex.: Samsung lançou uma campanha de internacionalização – antes de assumir cargos no exterior, os gerentes freqüentam um “campo de treinamento” de um mês de duração. Outros passam meses no país somente estudando. Outra abordagem são workshops com estudos de casos, interpretação de papéis e outros exercícios elaborados para permitir que os participantes enfrentem situações relevantes, verifiquem quais seriam suas ações em situação similar.

OBRIGADO!