GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Pedagogia da pesquisa-ação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Plano de Trabalho Docente
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
EMEF JARDIM BRITÂNIA DRE PIRITUBA
Discutindo práticas em Matemática
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
POR QUE TURMAS DE LETRAMENTO?
Liliani Lecco Dettogni
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2013
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Parâmetros Curriculares Nacionais
Rotina na Alfabetização:
REUNIÃO ADMINISTRATIVA E PEDAGÓGICA
2º ORIENTAÇÃO TÉCNICA SAPEs PCNP DE EDUCAÇÃO ESPECIAL
Altinópolis.
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO ITAQUERA DIREOTIRA DE ORIENTAÇÃO TÉCNICO-PEDAGÓGICA CENTRO DE FORMAÇÃO E ACOMPANHAMENTO.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
Alfabetização na perspectiva do letramento
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
II Seminário de Formação com os Orientadores de Estudo
Cadernos de Formação do PNAIC- MEC
CAFÉ COM LETRA 4º ENCONTRO LEITURA.
ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PAV
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
Didática da alfabetização
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
Autor: Marcelio Adriano Diogo
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PARÂMETROS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PERNAMBUCO
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Anos Iniciais do Ensino Fundamental
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Projetos e Sequências Didáticas
O papel pedagógico do órgão gestor
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 29 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
Transcrição da apresentação:

GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA Orientadora: Raquel Eveline da Silva Grupo: Lírios Caderno Apresentação - 13/06/2014 – 1º encontro

OBJETIVOS DO ENCONTRO Pensar sobre como se constitui o processo de alfabetização matemática nas crianças. Entender a alfabetização matemática na perspectiva do numeramento. Articular a formação continuada em Educação Matemática com as outras áreas do saber e com as práticas sociais.  

Encontros mensais: 84 horas Seminários: 8 horas; CRONOGRAMA DA FORMAÇÃO MATEMÁTICA – 120 horas Encontros mensais: 84 horas Seminários: 8 horas; Atividades extraclasses: 28 horas; Aplicação de trabalhos nas turmas em que leciona. LÍNGUA PORTUGUESA – 40 horas

LEITURA E DISCUSSÃO Unidades 01 02 03 04 05 06 07 08 Horas 12 Título do Caderno Organização do Trabalho Pedagógico Quantificação, Registros e Agrupamentos Construção do Sistema de Numeração Decimal Operações na Resolução de Problemas Geometria Grandezas e Medidas Educação Estatística Saberes Matemáticos e Outros Campos do Saber

TEMA DE CASA Situação-problema! Numa reunião de equipe há 6 alunos. Se cada um trocar um aperto de mão com todos os outros, quantos apertos de mão teremos ao todo?   André Luís Paulo Marta Sergio Sônia

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Historicamente, a Matemática tem se caracterizado como uma atividade de resolução de problemas de diferentes tipos. O desenvolvimento da Matemática escolar deve se dar em um contexto favorável para propiciar a exploração de situações-problema.  

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Porém, na aprendizagem da Matemática, o problema adquire um sentido muito preciso. Não se trata de situações que permitam “aplicar” o que já se sabe, mas possibilitar a produção de novos conhecimentos a partir dos de saberes já consolidados e em interação com novos desafios.  

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Por esse motivo deve-se trabalhar com problemas desde o 1º ano, antes de os alunos disporem das “soluções especialistas” para resolvê-los. Dessa forma estaremos propiciando situações para a construção do conhecimento e não sua mera aplicação.  

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS As situações-problema devem ser criteriosamente planejadas, a fim de que estejam contextualizadas, permitindo às crianças acionar conhecimentos prévios e ampliar estratégias no que se refere à resolução de operações, notação numérica, formas de representação e comunicação de resultados.

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS Vale destacar que não se aprende matemática somente resolvendo problemas, é necessário um processo de reflexão sobre eles e também sobre os diferentes procedimentos de resolução que podem surgir na turma.  

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS  

VÍDEO - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS  

LEITURA E DISCUSSÃO Caderno de Apresentação páginas 38-55   Caderno de Apresentação páginas 38-55 Direitos e Eixos Estruturantes da Matemática

Conhecimento matemático nos anos iniciais do Ensino Fundamental Nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) dos anos iniciais, editados em 1997, a Matemática escolar era apresentada dividida em blocos de conteúdos, que deveriam ser desenvolvidos de forma articulada: Números e Operações Tratamento da Informação Grandezas e Medidas Espaço e Forma

Direitos de aprendizagem de Matemática (Unidade 4 do material de Linguagem PNAIC 2013, ano 1, p. 27)

Em Abril de 2013 a resolução do CNE – p.42 Números e operações Pensamento algébrico Espaço e Forma/ geometria. Tratamento da Informação / Estatística e Probabilidade

Direitos de aprendizagem de Matemática (Caderno de Apresentação - material de Matemática PNAIC 2014, p.42)

SEASSEA x SND Sistema Escrita Alfabética /Sistema de Numeração Decimal SEA -SND SEASSEA x SND

Sistema Escrita Alfabética /Sistema de Numeração Decimal SEA -SND Os elementos constituintes dos dois sistemas fundamentais para a representação da realidade – alfabeto e os números – são aprendidos conjuntamente pelas pessoas (às vezes mesmo antes de chegarem a escola) sem distinções rígidas de fronteiras entre disciplinas ou entre aspectos qualitativos da realidade.  

NUMERAMENTO E LETRAMENTO  

NUMERAMENTO E LETRAMENTO  

NUMERAMENTO E LETRAMENTO  

NUMERAMENTO E LETRAMENTO  

NUMERAMENTO E LETRAMENTO  

NUMERAMENTO E LETRAMENTO  

NUMERAMENTO E LETRAMENTO  

NUMERAMENTO E LETRAMENTO  

NUMERAMENTO E LETRAMENTO  

NUMERAMENTO E LETRAMENTO  

NUMERAMENTO E LETRAMENTO  

NUMERAMENTO E LETRAMENTO  

NUMERAMENTO E LETRAMENTO  

NUMERAMENTO E LETRAMENTO  

Organização do Trabalho Pedagógico para a Alfabetização Matemática CADERNO 1   Organização do Trabalho Pedagógico para a Alfabetização Matemática Planejamento. (p. 7 – 15) Organização da sala de aula. (p. 16 – 26) Fechamento da aula. (p. 27 – 64)

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO A organização do trabalho pedagógico para a Alfabetização Matemática envolve as diferentes áreas e formas de planejamento, desde a organização da sala até o fechamento da aula, entendidos de forma articulada e que orientam a ação do professor alfabetizador (BRASIL, 2014, p. 6). O planejamento pode ser pensado como antecipação do que deverá ser feito – o planejamento anual – ou ainda como espaço de revisão continuada do que ocorre em sala de aula (planejamento trimestral e similares ), chegando ao planejamento semanal (BRASIL, 2014, p. 6).

Planejamento anual O planejamento anual deverá ser produzido no coletivo da escola, compartilhado entre professores do ciclo de alfabetização e a coordenação pedagógica. Para tal será necessário: - conhecer o que e como os professores dos anos anteriores trabalharam; - saber se os objetivos planejados foram atendidos no conjunto da turma; ter consciência do que precisa ser melhorado, quais as lacunas que foram percebidas e quais conceitos não foram apropriados ou atingidos no ano anterior (BRASIL, 2014, p.7).

Planejamento durante o período letivo Os momentos de planejamentos compartilhados são extremamente importantes para o coletivo da escola, para os professores que atuam nos mesmos anos do ciclo de alfabetização (acompanhamento da proposta pedagógica) e para professores de diferentes anos (discussão sobre a ênfase de cada bloco de conteúdos, retomada do trabalho no ano seguinte/direitos de aprendizagem) (BRASIL, 2014).

Planejamento semanal Os planos de aula semanais devem indicar o que será trabalhado e os objetivos esperados para o aprendizado dos alunos. Dependendo do conteúdo que será trabalhado é preciso pensar sobre: - a necessidade de fornecer material impresso; - a organização do trabalho e espaço da aula (grupos, trios, duplas, individualmente); - o mobiliário; - os materiais de uso coletivo; - a continuidade da aprendizagem dos alunos, etc.(BRASIL, 2014).

Organização da sala de aula No ciclos de alfabetização é preciso pensar nas diferentes formas de organização do espaço físico da sala de aula, no movimento de problematização, discussão e problematização de conhecimentos matemáticos. - Espaço alfabetizador em Matemática - Ambiente físico preparado para o acolhimento dos alunos - Organização dos alunos tendo em vista a atividade planejada para aquele dia (BRASIL, 2014, p. 16-17).

Situações Problemas LIVRO DA VIDA Numa reunião de equipe há 6 alunos. Se cada um trocar um aperto de mão com todos os outros, quantos apertos de mão teremos ao todo?

ENCAMINHAMENTOS

BIOGRAFIAS MATEMÁTICAS ENCAMINHAMENTOS BIOGRAFIAS MATEMÁTICAS A partir das leituras sobre os direitos de aprendizagem, os eixos estruturantes de matemática e da reflexão sobre seus conhecimentos e práticas nessa área, relacione suas conclusões, de acordo com o solicitado: Conhecimentos matemáticos que domina e desenvolve junto aos alunos dos anos iniciais. Conhecimentos matemáticos que devo aprofundar e/ou começar a desenvolver com meus alunos

LEITURA DELEITE