FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Sempre que alguém da sua
Advertisements

Estudando com ProfªSimony
Planejamento estratégico de pessoas
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
Estratégia Empresarial
GESTÃO DE PESSOAS EM ESTABELECIMENTOS DE ASSISTÊNCIA
INSTITUTO CHIAVENATO de Educação
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
Planejamento em Publicidade e Propaganda I
Um foco na Ética.
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO ESCOLA DE NEGÓCIOS
Planejamento Estratégico
ÉTICA.
Etapas do Planejamento Estratégico
DEFINIÇÃO DE MISSÃO E VISÃO
GESTÃO PARTICIPATIVA Nova tendência mundial de gestão empresarial embasada na valorização do conhecimento, circulação de informação e participação coletiva.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
PLANO PEDAGÓGICO AS BASES DO PLANO PEDAGÓGICO SÃO:
Práticas de Apoio à Gestão
EQUIPE DELÍCIAS DENISE LUNA ELIGLEYSE LUNA JAELSON RODRIGUES
MISSÃO, VISÃO E VALORES.
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Motivação à qualidade São os clientes e usuários que decidem se um produto ou serviço atende às suas necessidades e satisfaz às suas expectativas Esta.
CONCEITUAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Importância e objetivos da formalização dos Valores
Modelo de Excelência em Gestão
ÉTICA PROFISSIONAL Um conjunto de normas de conduta que deverão ser postas em prática no exercício de qualquer profissão.
A Ética orienta o comportamento das pessoas para o convívio social.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
A GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL: ALGUMAS PRÁTICAS
Funções Administrativas
PRINCIPIOS DA QUALIDADE
Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação Profa. Lillian Alvares.
Teorias Modernas de Gestão
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA IX
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
Organização Empresarial
NEGÓCIO VOCAÇÃO – é a competência essencial da empresa, é o foco no produto ou serviço. CORE BUSINESS – coração do negócio. É um critério baseado na organização.
Missão, Visão e Objetivos
Prof. Carolina Lindbergh
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
4º Período Ciências Contábeis Aulas 23 e 24 – Semana 12 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1.
Identidade Corporativa
Planejamento Estratégico
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Um foco na Ética.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Ideologia da mav tecnologia
ESTRATÉGIA: Forma de dispor seu exército em um campo de batalha.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
INSTITUIÇÃO EDUCACIONAL CECÍLIA MARIA DE MELO BARCELOS ADMINISTRAÇÃO
Estância Turística de Santa Fé do Sul
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Programa Gestão de Equipes - GEq Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo - EMASP.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Princípios de gestão da qualidade
Gestão Estratégica de Negócios
ADMINISTRAÇÃO DA QUALIDADE
INTRODUÇÃO Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir. Deve ter uma VISÃO DE FUTURO que o norteia. Deve definir os VALORES que pretende consagrar. Conceitos.
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014.
PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA Prof.ª Kelly Magalhães.
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir Deve ter uma VISÃO DE FUTURO que o norteia Deve definir os VALORES que pretende consagrar Fundamentos que norteiam os rumos de um negócio

MISSÃO É o papel desempenhado pela empresa em seu negócio razão de ser (de existir) do negócio É o papel desempenhado pela empresa em seu negócio Por que esse negócio foi criado? Para que ele existe? Voltada para a definição do negócio e do cliente, a fim de saber o que fazer (produto/serviço), como fazer (tecnologia a ser utilizada) e para quem fazer (mercado)

MISSÃO "Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa" Peter Drucker

MISSão MISSÃO “ Superar, todos os dias, com iniciativa e criatividade, a expectativa de nossos clientes, proporcionando serviços de Medicina Diagnóstica de qualidade através de metodologias operacionais atualizadas ”

missão “ A Abril está empenhada em contribuir para a difusão de informação, cultura e entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas do país ”

MISSÃO (A nossa razão de ser) PRODESP Contribuir para a eficiência do setor público e para a simplificação da vida do cidadão por meio de soluções tecnológicas inovadoras

MISSÃO “ A missão da Googl é organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil ”

visão O que queremos alcançar Focada no futuro, no destino aonde a empresa quer chegar? - É também o objetivo principal - Deve delimitar um prazo para o objetivo ser atingido - Deve ser revista periodicamente A VISÃO é a imagem que o empreendedor tem a respeito do futuro do seu negócio. É o que ele pretende que o negócio seja dentro de um certo horizonte de tempo

visão A visão de futuro consiste em olhar para o horizonte e visualizar qual é a imagem que se tem da empresa quando se chegar lá deve representar a percepção externa, ser orientada para o mercado, e deve expressar geralmente em termos motivadores ou “visionários” como a organização quer ser percebida pelo mundo

visão PRODESP “Ser referenciada pela excelência (Como nos vemos no futuro) PRODESP “Ser referenciada pela excelência no provimento de soluções para o setor público”

visão “ Ser a empresa líder mundial na avaliação do consumidor em produtos e serviços automotivos ” “ Ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e autorrealização das mulheres no mundo todo "

visão “ Proporcionar a todas as classes sociais acesso a serviços e produtos relacionados à saúde, com qualidade e tecnologia atualizadas ” “ Ser a maior empresa de mineração do mundo e superar os padrões consagrados de excelência em pesquisa, desenvolvimento, implantação de projetos e operação de seus negócios ”

Diferenças: missão x visão É o sonho no negócio É o lugar para onde vamos É o passaporte para o futuro Projeta “quem desejamos ser” Fornece energia para a empresa É inspiradora Tem o foco no futuro É mutável conforme os desafios visão Inclui o negócio da empresa É o ponto de partida É o documento de identidade da empresa Identifica “quem somos” Dá rumo à empresa É orientadora Tem o foco do presente para o futuro Tem vocação para a eternidade

valores Da mesma maneira que uma pessoa ou família tem seus valores estabelecidos, como honestidade, ética, educação, respeito ao próximo e muitos outros, uma empresa não é diferente A empresa deve pautar sua existência por valores semelhantes aos desejáveis em uma pessoa

valores  são princípios ou crenças, que servem de guia ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão PORTANTO: definem as regras básicas que norteiam os comportamentos e atitudes de todos os empregados são as regras do jogo para que, executando a Missão, alcancemos a Visão são o suporte, o estofo moral e ético da empresa

valores PRODESP Foco no cliente Entender as necessidades do cliente  Ser parceiro do cliente nos seus desafios Atender no prazo, com qualidade e preço competitivo Compromisso com resultados Assumir compromissos junto ao cliente e internamente Empenhar-se para cumprir os compromissos assumidos Estimular os colegas de trabalho a ter a mesma postura

valores PRODESP Inovação Pensar fora do senso comum   Questionar e desafiar as limitações  Buscar alternativas para alcançar os resultados desejados Ética   Agir de forma íntegra, responsável e profissional  Respeitar os princípios, valores e melhores práticas da cidadania Senso de urgência   Fazer o que tem de ser feito no tempo certo  Não esperar para agir

valores Excelência Contribuição à sociedade Respeito Interdependência Solidariedade Voltado ao Cliente Integridade Inovação Entusiasmo Contribuição à sociedade Justiça e honestidade Cooperação e espírito de equipe Esforço incessante para melhorar Educação e humildade Adaptabilidade Gratidão

valores . Cliente como razão da existência da Organização . Transparência em todos os relacionamentos internos e externos . Respeito à concorrência . Crença no valor e na capacidade de desenvolvimento das pessoas . Respeito à dignidade e diversidade do ser humano . Responsabilidade socioambiental, com promoção e incentivo de ações para o desenvolvimento sustentável . Compromisso com a melhoria contínua da qualidade do atendimento, de produtos e de serviços

Níveis de objetivos e planos

O horizonte do tempo do planejamento em função dos objetivos

estratégicos São os objetivos globais e amplos da organização e definidos no longo prazo, isto é, entre dois a cinco ou mais anos pela frente. (Ex.: aumento do retorno sobre o investimento organizacional)   Objetivos táticos São os objetivos de médio prazo e que abrangem cada unidade específica da organização. São geralmente objetivos divisionais ou departamentais relacionados com as áreas de produção, finanças, marketing e de recursos humanos da organização. (Ex.: Incentivar a responsabilidade social) Objetivos operacionais São os objetivos específicos e de curto prazo voltados para a execução das operações quotidianas da organização referem-se geralmente a cada tarefa ou operação especificamente. (Ex.: Admitir dez pessoas deficientes ao ano e incentivar o consumo consciente)

A N Á L I S E S W O T Ajuda Atrapalha Forças Fraquezas Interna Externa Oportunidades Ameaças