Programa Ler e Escrever Matemática

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
“Ensino e Aprendizagem de Matemática no Quarto Ciclo”
Ensino e aprendizagem de Matemática no terceiro ciclo
Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Ministério da Educação.
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PROGRAMA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PAUTA DO ENCONTRO OBJETIVOS:
Discutindo práticas em Matemática
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
RECUPERAÇÃO PARALELA 2011 Resolução SE 93, de 08/12/2009 e Instrução CENP nº01, de 11/01/2010 Instrução Conjunta CENP e DHRU de 02/02/2010.
Secretaria da Educação e Cultura
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Não considere nenhuma prática como imutável
ELISABETE CARIA MORAES TERESA GALLOTTI FLORENZANO
PCNP Célia Núcleo Pedagógico de Jacareí
Programa Ler e Escrever
O sucesso do trabalho pedagógico
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
MATEMÁTICA PCOPs Ana Paula e Robson.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Modelo de Relato da Sequência Didática tema: indicar qual
PERSPECTIVAS PARA 2009.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
ELES NÃO SÃO PEQUENOS DEMAIS!
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
APAE DE BELO HORIZONTE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS FINAIS This template can be used as a starter file for presenting training.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
MATEMÁTICA E CULTURA: Decimais, Medidas e Sistema Monetário
1. INTRODUÇÃO Para saber o impacto do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores (PROFA), o Grupo de Estudos Pedagógicos (GEP), do Campus de Vilhena,
NÚMEROS NATURAIS Ciclo I – E. F Por: Lucia Maria Miranda
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Planejamento da Rotina Semanal
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
Conceitos e Procedimentos
Programa Educação Matemática nos Anos Iniciais - EMAI
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA OS INSTRUMENTOS DE ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO SERÃO: 1)Freqüência, assiduidade e participação nas atividades discentes. 2)Relatório.
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
Didática da alfabetização
Módulo: Cálculo Mental Glorita Faria dos Santos
Secretaria Municipal de educação Alfabetização Na idade certa
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
1ª Formação de Professores Coordenadores
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PCNPs Responsáveis: Cleunice Dias de Oliveira Luciene de Souza
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Programa Ensino Médio Inovador Uma prática de avaliar desvinculada da didática vem persistindo de geração a geração porque a avaliação nos é apresentada.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Bem-vindos EVA MARIA - Dirigente Regional DE Leste 2
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Transcrição da apresentação:

Programa Ler e Escrever Matemática DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE SÃO VICENTE

Programa Ler e Escrever Matemática Curso “Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I ”

Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I Diagnóstico: Baixo desempenho dos alunos em Matemática; Formação inicial dos professores; Planejamento de propostas pedagógicas que atendam as necessidades de aprendizagem dos alunos.

Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I Objetivos Específicos: Construção de boas intervenções para promover a aprendizagem dos alunos; Criar referenciais teórico-práticos para que o professor tenha modelos de gestão de aula que favoreçam a aprendizagem dos alunos;

Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I Analisar situações presentes no Material didático do Programa Ler e Escrever; Refletir sobre boas situações didáticas no ensino da Matemática. Contribuir para a compreensão do papel do professor na construção do conhecimento Matemático pelo aluno;

Formação em Didática da Matemática : Ensino Fundamental – Ciclo I Conteúdos Eixos Temáticos da Matemática propostos para o Ciclo I; Estudo de conceitos e procedimentos que se pretende ensinar; Análise da Didática da Matemática para as séries iniciais

Blocos de conteúdos no Ensino da Matemática - Números e operações: regularidades do SND, números na representação fracionária e decimal, campos conceituais, cálculo mental; - Espaço e Forma: localização espacial, figuras tri e bidimensionais; - Grandezas e Medidas: sistema monetário, medida de tempo, comprimento, massa, capacidade e superfície; - Tratamento da informação: leitura interpretação e construção de tabelas e gráficos.

Organização dos módulos

Módulo 1 – 9 encontros Nº de Encontros Conteúdos Carga Horária 1 Concepção e histórico do ensino de Matemática 3 horas presenciais 4 Números e SND 12 horas presenciais Campo aditivo /Resolução de Problemas 27 horas presenciais e 3 horas de trabalho pessoal

Módulo 2 – 9 encontros Nº de Encontros 5 Campo multiplicativo Conteúdos Carga Horária 5 Campo multiplicativo 15 horas presenciais 4 Espaço e Forma 12 horas presenciais 27 horas presenciais e 3 horas de trabalho pessoal

Módulo 3 - 9 encontros Nº de Encontros Conteúdos Carga Horária 2 Tratamento da informação 6 horas 3 Números Racionais 9 horas presenciais 4 Grandezas e medidas 12 horas presenciais 27 horas presenciais e 3 horas de trabalho pessoal

Formas de acompanhamento e de avaliação dos participantes Relatório elaborado pelos formadores; Relatório individual produzido pelos participantes do curso com fins de avaliação da aprendizagem; Aplicação de atividades de sistematização e avaliação.

CERTIFICAÇÃO Cada módulo receberá certificação de 30 horas; Para receber o certificado do módulo 2, o cursista deverá ter realizado o módulo 1 Para receber o certificado do módulo 3, o cursista deverá ter realizado os dois módulos anteriores.