Prof. Ms. Hely Aparecida Zavattaro LIDERANÇA Prof. Ms. Hely Aparecida Zavattaro
CONCEITO DE LIDERANÇA “Liderança é a atividade de influenciar pessoas fazendo-as empenhar-se voluntariamente em objetivos de grupo.” George Terry apud Hersey (1986, p. 103) “Influência interpessoal exercida numa situação e dirigida, através do processo de comunicação, para a consecução de objetivos específicos” Tannenbaum apud Hersey (1986, p.104) “A liderança consiste em influenciar pessoas para a realização de um objetivo comum”. Harold Koontz e Cyril O’Donnell apud Hersey (1986, p.103) Arthur Jago (1986) definiu liderança como: “uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado para a realização de objetivos do grupo”.
Liderança A liderança acontece no contexto de grupos voltados para metas. O líder desempenha também uma importante função simbólica para o grupo A liderança é: Um processo social definido através da interação líderes e liderados; Envolve um processo de definir a realidade de forma que sensibilize o liderado; Envolve um relacionamento de dependência.
O PODER E A LIDERANÇA PODER LEGÍTIMO – Está relacionado à hierarquia organizacional. PODER DE RECOMPENSA –Os gerentes influenciam o comportamento através do uso de recompensas, utilizando-se de uma variedade de recompensas para motivar o funcionário. PODER COERCITIVO –A punição se manifesta de várias maneiras, desde a advertência até a demissão. É uma poderosa ferramenta de intimidação. PODER DE ESPECIALIZAÇÃO – Está relacionado às habilidades do gerente. A capacidade de influenciar pelo conhecimento, habilidade e experiência. PODER DE REFERÊNCIA – É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência.
ABORDAGENS ABORDAGEM DOS TRAÇOS OU DAS CARACTERÍSTICAS (DÉCADA DE 30) ABORDAGEM COMPORTAMENTAL ESTUDOS DE OHIO STATE UNIVERSITY ESTUDOS DE MICHIGAN UNIVERSITY GRADE GERENCIAL ou GRID GERENCIAL
ABORDAGENS ABORDAGEM CONTINGENCIAL 3.1. MODELO CONTINGENCIAL DE FIEDLER Relações membro-líder; Estrutura da tarefa; Poder da posição. TEORIA CAMINHO-OBJETIVO OU TRAJETÓRIA-META O líder diretivo; O líder apoiador; O líder participativo; O líder orientado para realizações. MODELO DE PARTICIPAÇÃO DO LÍDER (VROOM) 3.4 TEORIA SITUACIONAL DE HERSEY E BLANCHARD
LÍDER - CONSTRUTOR DA CULTURA ORGANIZACIONAL - CENÁRIO DE MUDANÇAS E INCERTEZAS - PAPEL DA MULHER - ÉTICA - NÃO EXISTE UM “MODELO” ÚNICO DE LIDERANÇA – SITUACIONAL
Conflitos nas Organizações Segundo Chiavenato (1992) : “ È a existência de idéias, sentimentos, atitudes, interesses antagônicos, diferentes que colidem, que se chocam ” . O conflito pode ser encarado como: Positivo – se utilizado a nosso favor, para enriquecimento pessoal, como algo construtivo. Negativo – se percebido como algo destrutivo.
CONFLITO Na verdade, sabemos que o conflito não é necessariamente ruim, pois ele: Ajusta o relacionamento interpessoal, amenizando tensões, quando existentes, ao promover a sua liberação. Provoca o diálogo, forçando a expressão de idéias e reivindicações, favorecendo o feedback. Ativa o espírito criativo e inovador, na busca das soluções. Contribui para um aprimoramento no senso de propósito e direção, expondo as adversidades e posições contrárias.
Liderança e Administração de conflitos Cabe ressaltar os seguintes passos, para que um líder desenvolva, escutando a equipe: Identificação do problema e sua compreensão através dos relatos Abalize das forças propulsoras e restritivas Busque alternativas de resolução Estabeleça um plano de ação.
ABORDAGENS DO CONFLITO Wagner e Hollenback (1999), sugerem cinco abordagens diferentes nesse processo, conforme sua natureza assertivas, não assertiva e caráter de cooperação ou de não cooperação de uma parte frente à outra: Competição – assertiva, não cooperativo. Consiste em um movimento de suplantar a outra parte, promovendo os próprios interesses. Acomodação – não-assertiva, cooperativo. Representa uma atitude de, em detrimento de seus próprios interesse, permitir á outra parte a satisfação de seus interesses.
ABORDAGENS DO CONFLITO Abstenção – não assertiva, não cooperativo. Implica na busca da neutralidade, ignorando o conflito ou fugindo de uma atuação efetiva em busca da sua solução Colaboração – assertivo, cooperativo. Representa uma ação das partes em conflito em direção a uma solução que, considerando as diferenças, atenda a todos. É o processo de barganha/negociação, que, nos mundos dos negócios, é chamado de “ganha-ganha” Transigência – Denota um movimento, “mediante a troca e o sacrifício”, de busca a satisfação parcial das necessidades das partes envolvidas e a solução apenas aceitável.
PROJETO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL QUER PREPARAR AS PESSOAS PARA A CONSTRUCÃO DO FUTURO