EFFICIENT CONSUMER RESPONSE - (ECR)

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PERGUNTAS 1 - O que é o ECR? 2 - Quais são as ferramentas que dão suporte à visão global do ECR e às estratégias? 3 - De acordo com o ECR, como deve ser.
Transcrição da apresentação:

EFFICIENT CONSUMER RESPONSE - (ECR) Unidade 5

ECR Supermercados Como agregar valor ao consumidor e, ao mesmo tempo, manter os negócios lucrativos? ECR: fabricantes de produtos alimentares e não alimentares, varejo e atacado trabalham juntos para reduzir custos da cadeia logística integrada.

Integração

Estratégias Introdução eficiente produtos Sortimento eficiente da loja Maximiza a eficiência do desenvolvimento e da introdução de novos produtos. Sortimento eficiente da loja Otimiza estoques, prateleiras e espaços, buscando o mix ideal de produtos. Promoção eficiente Busca a eficiência de promoção de venda em relação ao cliente. Reposição eficiente Otimiza a reposição nas prateleiras

Ferramentas Gerenciamento de categoria Reposição contínua Gerenciar categorias de produtos para maximizar a eficiência e a lucratividade; Reposição contínua “Just in time” (supermercados); Custeio Baseado em atividade Entendimento dos custos e da rentabilidade associados aos produtos, serviços, canais, clientes e processo da empresa;

Pedido acompanhado por computador Benchmark de práticas Comparar suas próprias performances com as melhores práticas do mercado; Pedido acompanhado por computador Informatização da emissão de pedido e movimentação de mercadorias;

Impedimentos à Implantação do ECR Falta de comprometimento da cúpula das empresas; Falta de conhecimento a respeito dos benefícios; Necessidade de investimento de tempo e recursos;

Tempo e custos altos para desenvolver sistemas de informação; Falta de gente com especialização técnica; Sistemas de contabilidade e custos falhos.

Case Gessy Lever/Galassi O estudo de caso da Gessy Lever/Galassi demonstra que, independente do seu porte, a integração entre industria – varejo dá resultados positivos . Com a implantação de um sistema ECR nas 4 (quatro) lojas do Galassi, foram muitas as mudanças ocorridas no processo de abastecimento. Galassi passou a trocar informações sobre reposições de vendas e estoques diariamente, via meios eletrônicos , com a Gessy Lever.

Gessy Lever Galassi Aumento de vendas Aumento de vendas 45% Aumento de vendas 5% Giro de estoque 25 dias › 9,9 dias