Centro de Estudos de Línguas - CEL EE João Manoel do Amaral

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Transcrição da apresentação:

Centro de Estudos de Línguas - CEL EE João Manoel do Amaral Diretoria de Ensino Região de Araraquara

Atividades O papel da prática Aprendendo uma habilidade VERBALIZAÇÃO AUTOMATIZAÇÃO AUTONOMIA

Aprendendo uma habilidade Verbalização Automatização Autonomia O professor descreve e demonstra a habilidade/comportamento a ser aprendido; os alunos observam e aprendem; Professor propõe exercícios; alunos exercitam a habilidade com o objetivo de adquirir prática; professor atua como mediador; Alunos continuam a usar a habilidade por si mesmos, tornando-se proficientes e autônomos.

Características de uma boa atividade 1. Validação A atividade deve ativar a habilidade ou a competência proposta a praticar. Ex. Muitas atividades “prática oral”, por exemplo, levam mais aos alunos ouvirem o professor do que a praticarem a fala e a pronuncia.

Características de uma boa atividade 2. Pré-aprendizagem É fundamental fornecer um exemplo em que os alunos possam se espelhar e executar , mesmo que timidamente ou com dificuldade. Se os alunos são solicitados a praticar algo que não aprenderam, eles podem simplesmente não conseguir executar a atividade ou o farão de forma errônea /equivocada.

Características de uma boa atividade 3.Volume Para que a aprendizagem ocorra é preciso que os alunos tenham oportunidade de praticar a habilidade o quanto for necessário. 4.Orientação A aprendizagem é consolidada quando fazemos certo. É fundamental selecionar, planejar e administrar as atividades de forma que os alunos tenham a oportunidade de executá-la corretamente.

Características de uma boa atividade 5.Heterogeneidade Uma boa atividade dá oportunidade a todos de praticarem de forma eficaz, ou atende aos diferentes níveis em uma turma. 6.Auxilio do professor A principal função do professor propor a atividade e fornecer orientações claras. Permitir aos alunos a executar em as tarefas com êxito.

Atividades de Prática Qual é o objetivo da atividade? De que forma o objetivo é atingido? Quais são os fatores que tornam a atividade eficaz ou não? Se você pudesse planejar novamente a atividade , qual seria sua sugestão?

workshop Atividades de prática Fala Ouvir Gramática Vocabulário

Bibliografia BROWN, Douglas. Principles of Language Learning and Teaching, Longman, 2007. Holden, Susan. O Ensino do Inglês nos dias atuais. Macmillan, 2009. UR, Penny. A course in Language Teaching. Cambridge, 2008.