Atuar: nas Causas e nas Conseqüências

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Advertisements

CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Daciane de Oliveira Silva
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
GESTÃO ESTRATÉGICA Vitor AugustoKoch.
Do Planejamento à Gestão Estratégica O Desdobramento do BSC na Organização José Everaldo Vanzo – Diretor de Tecnologia e Planejamento
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Valores, Planejamento e Gestão Sistêmicos e o Ministério Público Arquivos: F.
Área de Negócios de Exploração e Produção
Cidade Saudável, Cidade Educadora,
Os Desafios da Gestão Pública em Saúde -
PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Balanced Scorecard BSC
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Implementação do Plano Nacional do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência.
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS/INTEGRADOS Busca: Sustentabilidade/Efetividade Paz – interna e externa Atuar: nas Causas e nas Conseqüências.
Gestão de Políticas Públicas e Sociais Através da
Workshop para formação de redes de cooperação
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Modelo de Excelência em Gestão
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Teorias Modernas de Gestão
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Políticas de Prevenção de Atendimento à Saúde dos Trabalhadores da Educação CONAE 2010 Maria de Fátima B. Abdalla
Mobilizando seus colegas de trabalho
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
ONDE? COMO? POR QUÊ? QUEM? O QUE FAZER? OBJETIVO.
Marcela Araujo Outubro
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Marco Lógico Um método para elaboração e gestão de projetos sociais Luis Stephanou abril de 2004 (refeito em agosto de 2004)
Sérgio Lemos Duarte Valdiney Alves de Oliveira
II Seminário Internacional
Fundação de Atendimento de
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica LEM – LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA PCNP Patrícia Helena Passos Bonafe 1.
Direito de convivência familiar sob a ótica da superação da institucionalização, através de meios que favoreçam a reintegração da criança e do adolescente.
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Seu Agente de Mudança..
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Controle da estratégia e Balanced Scorecard (BSC)
Porto Alegre, 05 de junho de 2012 Acompanhamento de políticas públicas para melhoria de desempenho e de resultados IX SERGOP Seminário Rio-Grandense sobre.
Balanced Scorecard.
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA/FNQ: APRENDIZADO ORGANIZACIONAL
PROPOSTA PROCESSO DE COACHING. Belo Horizonte, 16 de junho de 2014 À PORTO SEGURO, Prezada Fernanda, Conforme combinado, segue proposta de Coaching Empresarial.
BSC Jefferson Bueno.
CRITÉRIOS E MATRIZ DE CONVERGÊNCIA da
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
O Balanced Scorecard no Processo de Planejamento Estratégico Tópicos Avançados em Engenharia de Software III Rafael Marques Mestrado -
CRITÉRIOS E MATRIZ DE CONVERGÊNCIA da Ação de Planejamento e de Gestão Sistêmicos ( PGS ) Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
BSC Balanced Scorecard
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
Programa Sociedade Convergente Tema Desenvolvimento Harmônico e Sustentável.
Quais são as verdadeiras causas do crescente desrespeito à natureza e à dignidade da pessoa humana, própria e dos demais?
PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Oficina para Desdobramento e Alinhamento do Planejamento.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Abordagens para a Gestão de Processos Prof. Pedro Xavier da Penha Faculdades Integradas Funcec Curso de Administração Setembro/2009.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Atuar: nas Causas e nas Conseqüências PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS Busca: Sustentabilidade/Efetividade Paz – interna e externa Atuar: nas Causas e nas Conseqüências

Quais são as causas que levam à permanência de crianças e adolescentes em situação de risco ou em abrigos? Em um contexto mais amplo ... Quais são as verdadeiras causas do crescente desrespeito à natureza e a dignidade humana, própria e dos demais?

Parece que as causas são sistêmicas, ou seja, Decorrem de RELAÇÕES interdependentes e inter-relacionadas entre diversos componentes do HABITAT.

PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS Como remediá-las? PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS Que possibilitam a visão e a integração de recursos multidisciplinares, intersetoriais e transdisciplinares, cujo desempenho podem afetar, positiva ou negativamente, a sociedade como um todo.

Planejamento e Gestão Sistêmicos Necessidades: Fisiológicas; Psicológicas e Auto-realização. Necessidades Atender DESENVOLVIMENTO HARMÔNICO E SUSTENTÁVEL Efeitos Públicos Redes de Cooperação Nos 3 eixos de sustentabilidade: Econômico; Social e Ambiental. Nos 3 eixos de sustentabilidade Mapear e Integrar Participação dos 3 setores: Público; Privado e Sociedade Civil Organizada Comunidade em geral Integração dos 3 setores; Comunidade em geral

Urbanização Harmônica FÓRUM MUNDIAL URBANO 4 Urbanização Harmônica NANJING – CHINA 03 a 06 de novembro de 2008

A GESTÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO NO PLANEJAMENTO E GESTÃO SISTÊMICOS INTERCONEXÕES Impacto Social Sociedade (BSC – Primeiro Processo = Tradução da Visão e da Estratégia - Primeira Perspectiva: Cliente)

PGS: GEMP 2022 (BSC - Segunda Perspectiva = Acionista/Financeira X Recursos)

PGS GEMP (BSC - Quarta perspectiva - Aprendizado e Crescimento/Inovação)

O Ministério Público estabeleceu para implementação: OBJETIVOS-DESCRIÇÃO DO OBJETIVO-IDICADORES-UNIDADE DE MEDIDA-PERIODICIDADE

QUAIS OS REFLEXOS SISTÊMICOS DESSA FORMA DE ATUAÇÃO? 1- Cumprimento de diretrizes nacionais e internacionais: Exemplos: Conferência Internacional das Nações Unidas sobre População e Desenvolvimento – Cairo; Declaração de Istambul sobre Assentamentos Humanos; - 8° Objetivo de Desenvolvimento do Milênio – Criar uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento; - Fundação Nacional de Qualidade – Fundamentos de Excelência; etc. Em decorrência disso e por gerar diminuição no risco dos investimentos...

2- Acesso a recursos humanos e monetários: Exemplos: - ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa; - DJSI – Dow Jones Sustentability Indexes; Parágrafo 50 da Agenda Habitat para Municípios (via financiamentos da CAIXA); - etc. Em verdade, o Planejamento e Gestão Sistêmicos/Integrados, com foco prioritário na família e com a utilização de indicadores cria, com transparência, um ciclo de efeitos públicos, apto desenvolver a consciência dos direitos e das responsabilidades, propiciando Paz, interna e externa, exteriorizada em efetividade e sustentabilidade.

mais do que isso... POSSIBILITA COMPREENDER Que todos fizemos parte de uma grande família e que Gestão é INTEGRAÇÃO!

Qual é o sentido da vida? Qual é a nossa missão comum? Parece que o mais importante na vida é a Qualidade das Relações que estabelecemos com nossa consciência e com os seres vivos e objetos que interagimos. Parece mais, parece que para nós atingirmos a sustentabilidade, a efetividade e a paz, interna e externa, é necessário que percebamos isso. Rodrigo (rsmoraes@mp.rs.gov.br)

Mapear: 1- Necessidades (fisiológicas, psicológicas e que permitam a auto-realização); 2-Possibilidades 3- Atividades + Dos três setores e da comunidade em geral = (Banco de Dados)

B) Modelos –Projetos e Indicadores Integrar A) Reuniões B) Modelos –Projetos e Indicadores C) Replicação (fóruns, seminários, jornadas, internet, etc.)

Referimos INDICADORES não como método mecanicista de controle, mas sim orientadores de qualidade das relações, como afirmado na obra “Kaplan e Norton na Prática”: - “Os indicadores destinam-se a congregar as pessoas em busca da visão geral”; - “Ao combinar as perspectivas..., o balanced scorecard ajuda os gerentes a compreender, pelo menos implicitamente, muitas interconexões dentro da empresa.”; - O balanced scorecard induz as empresas a olhar - e a se movimentar - para frente, ao invés de para trás”.

Projeto Rede Família Núcleo do Cassino

Família X Mãe 3 ° relacionamento F7♂ 11a Abrigado no Raio de Luz Faz atendimento psicológico na instituição Tem liberação para fins de semana com a mãe 1°relacionamento ♂F1 ♀F2 21a Filhos gêmeos que o companheiro levou embora e ela nunca mais soube deles 4° relacinamento F8♀ F9♀ F10♂ F11♀ 9 6 3 meses Abrigadas no Raio de Luz Fazem atendimento psicológico na instituição Passaram o final de ano com a mãe Moram com a mãe 2° relacionamento F3♂ F4♀ F5♀ F6♂ 19 18 14 13 Saiu de casa, retornou para auxiliar os cuidados com as crianças – exige afastamento definitivo de padrasto Denunciou o padrasto por abuso. Atualmente Mora com o companheiro e tem três filhos e está grávida Está relacionan-do-se com um homem mais velho que a espanca Mora com a mãe Data do Abrigamento: 10/06/06 Motivo do Abrigamento: Suspeita de Abuso sexual por parte do pai / padrasto. Na época foram institucionalizadas 6 crianças, permanecendo até hoje somente três. Instituição: Raio de Luz

Mãe Atendimento Psicológico na Instituição Planejamento Familiar Casa na Cidade de Águida Mãe Acompanhamento da Equipe técnica Auxilio da Ex Patroa e de uma vizinha Espaço no terreno da mãe

Pequeno Histórico Filha mais velha faz denuncia contra o padrasto. Sete crianças são institucionalizadas. A mãe atualmente mora em um ambiente conflituoso com o ex companheiro que se põe como proprietário da casa e “inferniza a vida dela e das crianças”. Avó materna dá nova chance para essa filha lhe oferecendo o terreno atrás de sua casa para que a mesma construa algo e possa sair desse ambiente. As duas filhas mais velhas estão seguindo os mesmos passos da mãe, reproduzindo famílias numerosas ou relacionamento violentos. Atualmente esta mãe encontra-se com problemas cardíacos, psicológicos e ginecológicos. Aceitou encaminhamento para o planejamento familiar e está freqüentando os grupos na FURG. Solicitou casa na cidade de Águida, mas até lá quer acomodar-se no terreno materno.

Família Y Mãe Ex-esposa 3° relacionamento 1° relacionamento caso extra conjugal – não pode assumir publicamente a filha 4° relacionamento X 18a Y 12a Z 6a 1° relacionamento 2° relacionamento F4 ♂ 8a A guarda está com o pai porém o mesmo é criado por uma mãe da cunhada. F2 ♀ 12a Mora com o pai em Porto Alegre F1♂ 13 Mora em Pelotas F3 ♀ Abrigada no Orfanato Maria Carmem Atualmente passou as férias de verão todas em casa Data do Abrigamento:05/05/2006 Motivo do Abrigamento:Mãe entrega a filha para adoção por não apresentar condições financeiras nem moradia fixa, tornando-se impossível cuidar da filha. Instituição: Orfanato Maria Carmem OBS:Pai biológico tem contato com a menina em situações pré definidas.

Mãe Acompanhamento pela Equipe Técnica do abrigo Tratamento Psicológico Individual Mãe Trabalho como forma de subsistência e independência do companheiro Fins de Semana com a filha e férias escolares