Ação negatória de paternidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO
Advertisements

LIQUIDAÇÃO.
Direito processual civil – processo de conhecimento Fase Saneadora
PETIÇÃO INICIAL - AÇÕES CÍVEIS E DOS SEUS RITOS RITO SUMÁRIO
PETIÇÃO INICIAL - AÇÕES CÍVEIS E DOS SEUS RITOS DO RITO ORDINÁRIO
PETIÇÃO INICIAL - AÇÕES CÍVEIS E DOS SEUS RITOS DO RITO ESPECIAL
DA DEFESA DO RÉU PROF. DIOGO DE CALASANS MELO ANDRADE
MANUTENÇÃO, REINTEGRAÇÃO E INTERDITO PROIBITÓRIO
CONTESTAÇÃO E REVELIA 1. O réu é citado para contestar ou responder?
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Procedimento ordinário.
Aula 16 – Audiência de instrução e julgamento.
AÇÃO DE REINTEGRAÇÃO DE POSSE EM COMODATO
Prática Jurídica I Petição Inicial.
Esta ação tem por escopo obter declaração judicial que limite a responsabilidade do fiador até a data da prévia notificação. Pelo entendimento jurisprudencial.
Liquidação de sentença
AÇÃO DE ADOÇÃO.
PETIÇÃO INICIAL.
Ação de Nunciação de Obra Nova
TEMAS DE DIREITO PROCESSUAL CIVIL
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
SUSPENSÃO DO PROCESSO Suspender o processo é suspender o curso do procedimento, suspender a prática dos atos processuais. Os efeitos do processo continuam.
Cumprimento de Sentença
Ação de DIVÓRCIO LITIGIOSO
Prática Jurídica I Contestação.
DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO PROFESSORA: MARIA INÊS GERARDO
Ação de reconhecimento de união estável cc. dissolução
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Aluno:Renan Freire Costa.  Tem cabimento quando se deseja demonstrar a existência de um fato jurídico através da colheita de prova testemunhal. Ex: tempo.
Mércia Barboza PROCESSO DO TRABALHO Mércia Barboza
Execução por quantia certa contra devedor solvente e insolvente
Ação de Prestação de Contas
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER CUMULADA COM COMINATÓRIA
AÇÃO RENOVATÓRIA DE LOCAÇÃO
Produção antecipada de provas
DO DIREITO À CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA. Arts
PROVA PERICIAL A prova técnica ou pericial é utilizada para esclarecer fato ou fatos complexos, pelos quais se requer conhecimentos específicos não afetos.
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
Produção Antecipada de provas
LIQUIDAÇÃO DE SENTENÇA A liquidação da sentença, pode ser por cálculos, quando o próprio credor poderá instruir o pedido com a memória discriminada e atualizada.
INSTRUÇÃO DA CAUSA A fase instrutória do procedimento ordinário principia quando termina a audiência preliminar,' consiste na realização de provas e oferecimento.
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
AÇÃO PAULIANA (Revocatória).
Aluno: Filipe Raposo de Carvalho
© 2011 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE
Aluna: Mayara Guimarães Ramos
Andrezza Eliab Oliveira Simões
AÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO DE GUARDA
CONSIGNAÇÃO EM PAGAMENTO
TIPOS DE PROCEDIMENTOS
AÇÃO DE RESCISÃO CONTRATUAL
AÇÃO DE REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS
Novo código de processo civil
Disciplina: Direito Processual Civil Professor: Eluiz Ribeiro Aula: 07 Curso Intensivo Semanal XII Exame de Ordem Unificado.
José Miguel Garcia Medina Teresa Arruda Alvim Wambier
Curso de Registro Civil das Pessoas Naturais
Sílvia Ozelame Rigo Moschetta. Verdade afetiva não pode obstaculizar a pretensão de descobrir a verdade genética, não revelada em anterior demanda. Pode-se.
PETIÇÃO INICIAL (a partir de cumulação de pedidos)
Segundo Elpídio Donizetti
Saneamento do Processo
Verificação e Habilitação de Créditos © 2008 Ivanildo Figueiredo Faculdade de Direito do Recife – UFPE.
CUMPRIMENTO DA SENTENÇA material disponível em fva.adv.br⁄academico
FASE DE POSTULAÇÃO – PETIÇÃO INICIAL
Medida cautelar: afastamento do agressor da moradia comum na hipótese de maus-tratos, opressão ou abuso sexual. E, ainda, a fixação provisória dos alimentos.
PRÁTICA JURÍDICA III CAROLINNE FERNÁNDEZ PRÁTICA JURÍDICA III Família e Sucessões.
Profº. Jonathas Barbosa PL Silva
RECONVENÇÃO. 1. Conceito “Ação do réu contra o autor, proposta no mesmo feito em que está sendo demandado” (João Monteiro) Réu – Reconvinte Autor – Reconvindo.
Processo Civil Procedimentos Especiais Prof. Aldo Bonatto Filho
AULA Nº 9 – PROCEDIMENTOS ESPECIAIS PREVISTOS NO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL PROCESSO PENAL II.
Transcrição da apresentação:

Ação negatória de paternidade

Elementos Não reconhecimento da filiação Combate à presunção de paternidade

Cabimento Quando o homem descobre que foi enganado quanto a paternidade de um filho, que de fato não é seu. Pode-se ajuizar a ação negatória de paternidade, a fim de que seja judicialmente declarada a nulidade do reconhecimento voluntário feito por erro. Obs: no caso do autor estar obrigado a pagar pensão alimentícia ao suposto filho, deve cumular com pedido de exoneração da pensão alimentícia.

Embasamento legal A anulação de reconhecimento de paternidade encontra respaldo nos artigos: 171, inciso II, do CC “ é anulável o negocio jurídico, por vício resultante de erro, dolo, coação, estado de perigo, lesão ou fraude contra credores.”

1.601 do CC, “ cabe ao marido o direito de contestar a paternidade dos filhos nascidos de sua mulher, sendo tal ação imprescritível.” Obs: os herdeiros do impugnante tem o direito de prosseguir com a ação, porém não possuem legitimidade ad causam para dar início ao procedimento.

Procedimento A ação negatória segue o rito comum ordinário. I - Petição inicial ( arts. 282 e 283, do CPC) obs: recebida a peça, poderá o juiz: a) determinar que o autor emende a petição no prazo de 10 dias ( art. 284, CPC).

b) não recebê-la, extinguindo o feito ( arts. 267 e 295, CPC). c) recebê-la e determinar a citação do réu.

II – citação ( art. 213, CPC) O réu poderá: a) permanecer inerte; b) responder no prazo de 15 dias. (art. 297,CPC);

III – resposta art. 297, CPC “ O réu poderá oferecer, no prazo de quinze dias, em petição escrita, dirigida ao juiz da causa, contestação, exceção e reconvenção”

IV - Providências Preliminares: Findo o prazo para a resposta do réu, o escrivão fará a conclusão dos autos. O juiz no prazo de 10 dias, determinará, conforme o caso, as providencias preliminares. (art. 323 do CPC).

V – julgamento conforme o estado do processo. (arts. 329 e 330 do CPC) . O juiz verificará a possibilidade de extinção do processo ou o julgamento antecipado da lide

VI – saneamento do feito (art. 331 do CPC);

VII – audiência de instrução e julgamento (art. 444 do CPC); Após a tentativa de conciliação, deverá, o juiz, colher o depoimento pessoal das partes e proceder com a oitiva de testemunhas, abrindo, em seguida, oportunidades para a apresentação das alegações finais.

VIII – Sentença (art. 458 do CPC) Proferida na própria audiência de instrução e julgamento ou no prazo de 10 dias. Obs: o MP deve ser intimado a intervir no feito, por ser causa de interesse de incapazes.

Foro competente De regra, no foro do domicilio do réu. ( art. 94, CPC)

Questões a serem respondidas pelo autor Quem é o suposto filho? Qual é a data de nascimento da criança? Qual foi a natureza do relacionamento entre o autor e mãe da criança? Quando começou e quando terminou o relacionamento? Porque o autor reconheceu a paternidade?

Porque o autor diz que a criança não é seu filho? Desde quando o autor sabe que a criança não é seu filho? O autor paga pensão alimentícia? Como e onde foi fixada a pensão?

Documentos O autor deve fornecer ao advogado, em cópia autenticada, os seguintes documentos: a) Documento de identidade ( RG, certidão de nascimento ou casamento); b) Certidão de nascimento do suposto filho; c) Laudos periciais, atestados médicos d) Rol de testemunhas ( nome, endereço e profissão)

Provas Cabe ao autor provar que o filho não é seu, sendo a prova pericial (DNA, HLA) primordial para essa ação.

Contestação O réu pode alegar: Carência de ação; Nos casos em que o autor sabia ao registrar que o menor não era seu filho (adoção a brasileira). Paternidade social; O autor assumiu publicamente por bastante tempo a paternidade do menor, devendo-se manter o registro, mesmo com o exame de DNA negativo.

Valor da causa Não há regra expressa no CPC O autor deve fixar por livre estimativa, ainda que a causa não envolva interesse econômico imediato Havendo cumulação com pedido de exoneração de alimento, deve o autor seguir a regra do art. 259, II e VI, do CPC

Despesas O autor pode requerer os benefícios da justiça gratuita, com escoro na Lei nº 1.060/50, caso seja pobre, nos termos da lei Não sendo carente, deve previamente proceder ao recolhimento das custas processuais (taxa judiciária + diligências), conforme tabela expedida pelo TJ local

Novidades Atualmente, os julgados dos Tribunais Superiores estão dirimindo as dúvidas quanto à prescritibilidade ou não de ação dessa natureza. A Súmula 149 do Colendo Supremo Tribunal Federal, estabelece que são imprescritíveis as ações de estado das pessoas. Esse é o entendimento dominante da jurisprudência.