Concepção e desenvolvimento de um protótipo de EIS e avaliação do seu efeito sobre o processo de tomada de decisão em uma empresa operadora de telefonia.

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Transcrição da apresentação:

Concepção e desenvolvimento de um protótipo de EIS e avaliação do seu efeito sobre o processo de tomada de decisão em uma empresa operadora de telefonia móvel celular Mestrando Nilton Alves Maia Orientadores Prof. Henrique Freitas e Prof. João Luiz Becker Gesid-PPGA/EA/UFRGS

SUMÁRIO zTema zJustificativa zObjetivos zMétodo zContexto zSistema zResultados zConclusões

TEMA A utilização da tecnologia da informação (protótipo de EIS) como fator facilitador do processo de tomada de decisão em uma empresa.

JUSTIFICATIVA zO aumento da concorrência exige que as EOT’s agilizem os seus processos de tomada de decisão; zPortanto torna-se fundamental que elas disponham de SI’s que tratem e disponibilizem adequadamente as informações que os seus executivos necessitam.

OBJETIVOS Geral Desenvolver e implantar um protótipo de EIS em uma empresa operadora de telefonia móvel celular, avaliando seus efeitos sobre o processo de tomada de decisão.

Específicos zIdentificar as decisões relevantes e informações necessárias; zIdentificar as informações críticas para os processos de tomada de decisão, e definir os fatores críticos de sucesso; zDesenvolver um protótipo de EIS; zAvaliar o protótipo.

MÉTODO Pesquisa-Ação Diagnóstico Planejamento da ação Ação Avaliação Aprendizado Adaptado de SUSMAN & EVERED (1978)

Diagnóstico

Planejamento da Ação

Ação

AVALIAÇÃO A avaliação do EIS contemplou os seguintes itens: zUso; zFacilidade; zUtilidade; zQualidade das informações; zBenefícios percebidos;  Apoio à tomada de decisão.

CONTEXTO Dados da empresa: z105 funcionários; zFaturamento bruto de U$ 40,0 milhões projetado para 1999; zAtende cerca de clientes; zParticipação de 80% no mercado onde atua.

Organograma da empresa

Atribuições da divisão de engenharia zPlanejamento da expansão da rede; zGerência de implantação e ampliação de equipamentos na rede; zGerenciamento da qualidade da rede; zAdministra a liberação de terminais para venda nas localidades atendidas pela empresa.

Rede de telecomunicações

EIS Estrutura

Tela principal do EIS

Turc diária por rota

Simulador

Indicadores de tecnologia e planta instalada

Indicadores do mercado atendido pela empresa

Resultados obtidos com relação ao processo de desenvolvimento O processo de desenvolvimento do EIS foi caracterizado pela participação efetiva dos executivos. Esta participação possibilitou: za queima de etapas; zocorrência de múltiplas avaliações; zincorporação de críticas e sugestões; zobtenção de um produto final com boa aceitação.

Resultados obtidos pela organização zpadronização e unificação das informações; zacesso mais rápido às informações necessárias para tomada de decisão; zaumento do nível das discussões; zinformações disponibilizadas para um número maior de pessoas; zmelhoria da qualidade das informações; zmaior interação entre os executivos; zabandono do “achismo” e busca de informações concretas para tomada de decisão; zmelhoria no processo de tomada de decisão com a diminuição do tempo e erros cometidos.

CONCLUSÕES zO objetivo geral deste trabalho, que consistiu em desenvolver e implantar um protótipo de EIS em uma empresa de telefonia celular, e avaliar os efeitos desta ferramenta sobre o processo de tomada de decisão, foi alcançado; zO EIS desenvolvido supre as necessidades de informações dos executivos, atingindo as expectativas dos mesmos; zo processo de tomada de decisão realmente ficou mais fácil com a implantação e uso do EIS pelos executivos, o que confirmou o pressuposto de pesquisa.

Tráfego diário por rota

Tráfego representativo mensal

Tráfego total na CCC

Razão de tráfego por localidade

Planejamento de prefixos

Planejamento das localidades

Planejamento de expansão de canais por rota

Evolução do número de terminais em serviço por localidade

Indicadores de qualidade de serviços internos globais

Indicadores de desempenho por célula das ERB’s

Indicadores de desempenho para chamadas terminadas no SMC

Indicadores de desempenho para chamadas originadas no SMC

Acesso a Internet/Intranet a partir do EIS

Instrumento para avaliação do Uso, Utilidade e Facilidade do EIS Uso

Utilidade

Facilidade

Instrumento para avaliação da Qualidade, Impacto e Benefícios do EIS Qualidade