Governança Corporativa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estudando com Profª Simony
Advertisements

A crise mundial de confiança nas empresas:
Histórico A Natura Cosméticos foi fundada em 1969, por Antonio Seabra e Jean Pierre, com capital de $9.000,00 e um punhado de formulações de cosméticos.
Cadastro Empresa Pró-Ética
GOVERNANÇA CORPORATIVA Marcelo M. Bertoldi
Introdução à Finanças FINANÇAS:
Governança Corporativa – Foco no Máximo Retorno dos Proprietários
Conceitos de Governança Corporativa
Estrutura de Poder e Práticas de Governança
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
Sistemas de Accountability
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Parte 2 – Marcos Regulatórios Prof. Luís Fernando Garcia
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE
Sustentabilidade e a Opção pelo Mercado de Capitais
Ética como valor corporativo do Gestor e dos Investidores:
Área de Negócios de Exploração e Produção
GC no Brasil: Problemas e Perspectivas
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Control Objectives for Information and related Technology
A MODELAGEM DE PDTI PARA O SETOR PÚBLICO ORIENTADO PARA RESULTADOS
Conflito de Interesses
NET – Serviços de Telecomunicações
Governança Corporativa
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Governança Corporativa
GTI Claudia Salles Haddad
Em busca de uma Ontologia para Governança de BPM
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Introdução: Conceitos
Introdução ao Marketing – PROGRAMA 1 Análise É a fase de identificação de Forças do Mercado: Política Sociedade Legislação Tecnologia Concorrência Adaptação.
Função da Administração:
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
A Governança Corporativa
Nonon no onono non onnon onon no Noonn non on ononno nonon onno IBRI Instituto Brasileiro de Relações com Investidores Luiz Henrique Valverde.
COMPANHIAS ABERTAS ABERTAS Conselho de administração profissional Minoritários no Conselho - liberal Conselho formal e decisivo Conselho de família – Family.
Webinar Estruturação e Funcionamento de Conselhos de Família
1 – GOVERNANÇA CORPORATIVA A COMPOSIÇÃO DO SEU CONSELHO É ADEQUADA PARA O DESAFIO.
Gestão Financeira Aulas 2 e 3
CONSELHEIROS FORMAÇÃO DO CONSELHEIRO OBJETIVOS Levar o novo conselheiro a: tomar decisões no âmbito da gestão, com base nos princípios da excelência.
GOVERNANÇA CORPORATIVA
59 o CONGRESSO ANUAL DA ABM ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE METALURGIA E MATERIAIS OS DESAFIOS AO SETOR MÍNERO-METALÚRGICO E DE MATERIAIS PARA O DESENVOLVIMENTO.
Lavratti.com Slide 1/4 Formação Profissional IV Governança Corporativa A governança corporativa é uma relação entre três partes: A gestão da organização;
Carlos Eduardo Lessa Brandão SP, 8 de outubro de Sustentabilidade Corporativa Carlos Eduardo Lessa Brandão São Paulo, 8 de outubro de 2013.
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 2ª aula 27/08/14.
GOVERNANÇA CORPORATIVA:
GOVERNANÇA CORPORATIVA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
AGENDA 2020 O Rio Grande que queremos. Crescimento econômico Elevação da qualidade de vida Eqüidade social e regional Referência em inovação e tecnologia.
Planejamento e Responsabilidade Social
COMPLIANCE 30/03/2010.
Sistemas de Informações Gerenciais 2010/01 Prof. Ms. Adriana M. Martins
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Tópicos Contemporâneos de Administração
Centro de Ensino Superior do Amapá
GOVERNANÇA CORPORATIVA
Governança Corporativa: Perspectivas no Brasil ? Prof.Ms. Delmário UNINOVE/2009.
Governança Corporativa
1 Governança Corporativa Administração – Tatuapé 6º semestre – Prof. Fátima Santos.
Memória de Aula 3 Memória de Aula 1 MEMÓRIA DE AULA 1 Introdução, conceitos e valores da Governança Corporativa Objetivos das Corporações, Conceitos, Valores,
1 Capítulo 1 – Introdução à Administração Financeira – Prof.Mônica O papel da ética e o valor das ações Nos últimos anos, a ética das atitudes de algumas.
G OVERNANÇA DE TI Médio Integrado Ana Paula Alves de Lima.
ITIL com COBIT.
Ações São títulos de propriedade de uma parte do capital social da sociedade que às emitiu. Quem tem ações, portanto, pode-se considerar acionista da sociedade.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Prof. Sylvio Augusto De Mattos Cruz
“ GOVERNANÇA CORPORATIVA : EVOLUÇÃO E FUNDAMENTOS”
Governança Corporativa. Origem da Governança Na primeira metade dos anos 90, em um movimento iniciado principalmente nos Estados Unidos, acionistas despertaram.
Código das Melhores Práticas de Governança Danaine Rosiane.
Seminário Avançado - Eletiva A Governança Corporativa.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

Governança Corporativa Conceitos Uma nova estratégia para sua empresa?

O que é uma EMPRESA? Conceitos

Uma empresa é um conjunto organizado de meios com vista a exercer uma atividade particular, pública, ou de economia mista, que produz e oferece bens e/ou serviços, com o objetivo de atender a alguma necessidade humana. Conceitos

Clientes Conceitos Produtos & serviços Concorrentes Fornecedores Mercado de ações Fornecedores Conceitos

Conceitos

A TRANSPARÊNCIA PASSA A SER O que fala mais alto? Conceitos A TRANSPARÊNCIA PASSA A SER UMA EXIGÊNCIA GLOBAL.

CONCEITO Governança Corporativa é um sistema de gestão pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo o relacionamento entre, Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Diretoria Executiva, Auditoria independente, Conselho Fiscal e Comitê de Auditoria. Conceitos

Governança Corporativa ACIONISTAS (ORDINÁRIAS) Governança Corporativa CEO Vice D. RH D. F D.MKT (CA) X Estrutura sem GC PN Prof. Rogério Pereira - G.C.- 2010_2

Resultados após implantação Até 2003= 3 empresas Até 2005= 17 empresas Valor de mercado: 78 Bilhões Até junho de 2010= 106 empresas Capitalização de 550 bilhões Representa 32% do volume diário da bolsa média: 5 bilhões NM: 1,6 bilhão Fonte: Jornal Estado de S. Paulo – 30/07/2010 – pg: B2 Prof. Rogério Pereira - G.C.- 2010_2

Um pouco de história da GC. Décadas de 60 e 70 nos EUA; Movimento Ativista; A mudança em Governança torna-se Global. A Governança Corporativa no Brasil. Conceitos

OBJETIVOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA: aumentar a transparência nas relações com os investidores e o mercado; atrair interesse de investidores estrangeiros no mercado nacional; facilitar o acesso ao capital; obter vantagem competitiva; Conceitos

OBJETIVOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA: zelar pelos direitos dos acionistas minoritários; maior controle dos atos de gestão; elevar o potencial de valorização dos ativos; melhorar a relação com investidores e stakeholders. Conceitos

Comunidade/Meio Ambiente Stakeholders??? Credores Acionistas Governo Conceitos Fornecedores Empregados Comunidade/Meio Ambiente Concorrentes

Preocupações da boa Governança Corporativa: SONEGAÇÃO TRIBUTÁRIA (caixa dois); PAGAMENTOS DE PROPINAS; CONFLITO DE INTERESSES; INFORMAÇÕES PRIVILEGIADAS; ADULTERAÇÃO DE REGISTROS CONTÁBEIS; NEPOTISMO; PRÁTICAS CONCORRENCIAIS (guerra de preços, formação de cartel); Conceitos

Preocupações da boa Governança Corporativa: PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE FRAUDES; PROPAGANDA ENGANOSA; RECEBIMENTO DE PRESENTES/DOAÇÕES; POLUIÇÃO AMBIENTAL; DESIGUALDADE DE OPORTUNIDADES; CONDIÇÕES DE TRABALHO (segurança, trabalho infantil, discriminação); ASSÉDIO SEXUAL NO AMBIENTE DE TRABALHO. Conceitos

CGU criará selo ético para empresas com boa governança . Novidade CGU criará selo ético para empresas com boa governança . as empresas terão pontos a mais em licitações e facilidades para contratar com o governo Tanto o projeto da lei quanto a criação do selo ético fazem parte da Estratégia Brasileira Anticorrupção que foi lançada pela CGU em novembro passado.

Governança Corporativa 1. Os valores da Governança Corporativa 2. Os 8 Ps da Governança Corporativa

Os valores da Governança Corporativa São os valores que lhe dão sustentação, amarrando concepções, práticas e processo de alta gestão. Fairness: Senso de justiça, equidade no tratamento dos acionistas. Disclosure: Transparência das informações, especialmente das de alta relevância, que impactam nos negócios (oportunidades e riscos).

Os valores da Governança Corporativa Accountability: Prestação de contas responsável, fundamentada nas melhores práticas contábeis e de auditoria. Compliance: Conformidade no cumprimento de normas reguladoras (estatutos sociais, regimes internos e leis do país). Mais do que conceito, esses valores estão expressos nos códigos de boas práticas.

Propriedade. Princípios. Propósitos. Poder. Processos. Práticas. Os 8 Ps da GC. Propriedade. Princípios. Propósitos. Poder. Processos. Práticas. Perenidade. Pessoas.

Os 8 Ps da GC. PROPRIEDADE Um dos principais atributos que diferenciam as razões de ser da Governança Corporativa; A pulverização da propriedade; Foco nos gestores e acionistas; Empresas estatais e familiares; Proliferação das empresas de capital aberto, uma oportunidade de sustentabilidade nos negócios.

accountability e compliance. Os 8 Ps da GC. PRINCÍPIOS Os princípios são a base ética da Governança. Há princípios aceitáveis e administráveis; Há princípios éticos inegociáveis. Fairness, Disclousure, accountability e compliance.

Os 8 Ps da GC. PROPÓSITOS Fundamental da governança corporativa é o de: Contribuir para o máximo retorno total de longo prazo dos Shareholders. Conciliação dos interesses de outros Stakeholders A questão é, conciliar os interesses de todos com o melhor caminho para a empresa.

Os 8 Ps da GC. PODER Constituição da estrutura de poder (shareholders). Definição compartilhada das decisões de alto impacto. Planejamento das sucessões nos órgão de governança. Definição e separação de funções e responsabilidades: Conselhos corporativos; Direção executiva.

PROCESSOS E PRÁTICAS Os 8 Ps da GC. Constituição e empowerment dos órgãos de governança. Estratégias, operações e resultados. Criação e implantação dos sistemas de riscos (Controles internos). Gestão de conflitos (agência ou interesses). RI.

Os 8 Ps da GC. PERENIDADE Salvo em casos excepcionais, objetivo último das organizações. Presente em todas as empresas, com maior visibilidade nas familiares. Fortemente associável a: a) desenvolvimento de liderança; b) gestão eficaz de riscos; c) criação de valores para todos os envolvidos.

Os 8 Ps da GC. PESSOAS Postura ética na condução de questões societárias, de negócio e práticas de gestão. Convergência para bons resultados. Base do outros “7 Ps” Condução para Perenidade.

MENSAGEM ATUAL Conceitos “A DEMANDA PELA RESPONSABILIDADE CORPORATIVA NUNCA FOI TÃO GRANDE. A NECESSIDADE DE VINCULAR A GOVERNANÇA CORPORATIVA ÍNTEGRA ÀS ATIVIDADES DE CONTROLE EFICAZES NUNCA FOI MAIS CLARA. E, EM TERMOS DE RECUPERAÇÃO DA CONFIANÇA PÚBLICA NOS MERCADOS FINANCEIROS, NUNCA HOUVE TANTO EM RISCO.” Conceitos

Bibliografia utilizada OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças Bibliografia utilizada OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças. Governança Corporativa na Prática. São Paulo: Atlas, 2006 www.ibgc.org.br