2ª aula Curso de Formação Pedagógica 2011

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

Técnicas Educativas e Processos Grupais
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Psicologia e práticas educativas.
Dinâmica e Gênese dos Grupos
TEORIA COMPORTAMENTAL
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Matemática para todos Educação Básica
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
PSICOLOGIA.
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Seminário de usabilidade Aspectos de cognição da aprendizagem humana
Teoria Psicogenética de Piaget
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Psicologia Educacional.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Conceitos de aprendizagem
PRINCIPAIS INTERESSES DE VYGOTSKY: o estudo da consciência humana
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O que é Aprendizagem?.
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
Didática: organização do trabalho pedagógico
CAPÍTULO 3 - O DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
EDUCAÇÃO PARA O PENSAR Núcleo de Educação para o Pensar TEXTO
Professor: Antonio Edson Martins de Oliveira
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
A Entrada na Vida - Qual a Especificidade do Ser Humano. 1
Grupos na Adolescência Família e Grupo de Amigos
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
Inclusão Escolar O que é? Por que? Como fazer? O que é?
Vygotsky: Zona de desenvolvimento próximo ou proximal
APRENDIZAGEM ESCOLAR E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Liderança e Relações Interpessoais
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Experiência, aprendizagem e formação para a Saúde: algumas questões
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS : QUAIS ESTRATÉGIAS
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
Dicotomias Psicologia, 12º ano.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
EDUCAÇÃO EMOCIONAL: UMA NECESSIDADE NO COTIDIANO ESCOLAR. VANDA DE ALMEIDA FREITAS VANY DE ALMEIDA FREITAS RONDON DO PARÁ 2007.
POR QUE INCLUSÃO? Maristella Abdala.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Psicologia Escolar Professora: Bárbara Carvalho Ferreira.
Para você: O que é Educação? O que é Pedagogia? O que é Didática?
Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 3. ENCONTRO)
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PSICOLOGIA. O organismo como o conhecemos hoje: - Possibilidades e Limitações.
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
(...)os homens não nascem humanos, mas humanizam-se por apropriação da cultura (Leontiev, 1978).
PERSONALIDADE: por que estudar?
Psicologia, Infância e Educação
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
A BORDAGEM C OMPORTAMENTALISTA Carolina Farias Christiana de Sousa Cristiana Brandão Elba Lopes Elizângela Joelma Mayrla Vasconcelos Maria dos Santos Patricia.
Aprendizagem da matemática
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

2ª aula Curso de Formação Pedagógica 2011 Psicologia de Ensino 2ª aula Curso de Formação Pedagógica 2011 Usar dicionário na sala de aula, vídeo children see, children do

Comportamento Personalidade CONCEITOS E DEFENIÇÃO PSICOLOGIA PSIQUE LOGIA ALMA ESPIRITO CONSCIÊNCIA ESSÊNCIA DA ALMA EGO SELF ESTUDO CIÊNCIA TRATADO DESENVOLVIMENTO FUNCIONAMENTO TEORIA Comportamento Personalidade É a conduta ou o conjunto das reações observáveis em indivíduos em determinadas circunstâncias inseridos em ambientes controlados. É uma organização interna e dinâmica dos sistemas conscienciais em que criam os padrões de comportar-se, de pensar e de sentir característicos de uma pessoa

Ambigüidades Conduta / Reações / Temperamentos 1. Conceito pode ser boa ou má, dependendo do código moral, ético do grupo onde o indivíduo se encontra. DEFICIÊNCIA humana EFICÁCIA humana (ignorância – patologia), traço fardo, inabilidade cognitiva, déficit sensorial, fracasso intelectual, problemas de rendimento escolar (escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio, aritmético) (inteligência – saudável), traço força, facilidades de habilidades, sucesso escolar, capacidade cognitiva tanto na comunicação, ciência, cultural e artísticas. Existem dois aspectos a ser estudado nestes processos:

Origens da Psicologia

É o conjunto de conhecimentos (PE) relativos à educação escolar Estuda processos teóricos de mudança comportamental produzidas nas pessoas em situações e atividades escolares É o conjunto de conhecimentos (PE) relativos à educação escolar (família, TV,Escola) , estuda o desenvolvimento da aprendizagem para socialização dos seres humanos Psicologia Escolar Educação Ensino Atuação profissional ao âmbito de intervenção em distúrbios de personalidade ou processo psicopedagógico. Estuda diagnósticos, tratamentos e prevenção de superação das dificuldades de aprendizagem

SER HUMANO Sistemas de Processos Fatores Extrínsecos INTERCONSCIENCIAL Psicologia da Educação Objetos de Estudos Aparelho Psíquico Aparelho cognitivo Comportamento Espaço Íntimo Relações Sociais Grupos Sociais Desenvolvimento Psicológico Qual é centro da consciência? Como ser humano pensa? Sistemas de Processos Quais são reações humanas? O que penso? SER HUMANO Por que convivo? Fatores Extrínsecos INTERCONSCIENCIAL Fatores Intrínsecos INTRACONSCIENCIAL Onde me encontro? Quando amadureço?

Quadro Geral de Teorias Psicologia de Ensino Teoria Behavorista Quais são reações humanas? Watson Condicionamento clássico Pavlov Reflexo condicionado Condicionamento operante Skinner Teoria Construtivista Como ser humano pensa? Teorias Genética e Interação Piaget Genética da aprendizagem Vygotsky Aprendizagem Socio-interacionista Ausebel Aprendizagem Significativa Dewey Aprendizagem por descoberta Wallon Aprendizagem cognitiva Teoria Humanista Como ser humano sente? Freire Pedagogia de Libertação Rogers Ensino centrado ao aluno Maslow Hierarquia de necessidades Teoria Psicanalítica Qual é centro da consciência? Freud Inconsciente Jung Arquétipos

Psicologia da Educação subdivididos em dois grupos: Interno da Genética / situações cognitiva interna - Tipos de Maturidade: física e psicomotora, psicológica e sentimentos , racional e discernimentos ; - Tipos de aprendizagem: Mecânica : por memorizar e por repetição / Significativa: por descoberta e por recepção - Estrutura dos conhecimentos prévios: Cultura, Intelectualidade, Afetividade ; - Nível básico da aprendizagem : aprender: a perceber , a conceituar , a representar - Características de aptidões: (motivação e atitudes), (racionalização e temperamentos) (impulsividade Estados alterados de consciência) Externos Ambientais / situações educativas externas capacidade intelectual, conhecimento da matéria, capacidade pedagógica, traços de personalidade, características afetivas; - Fatores de grupos e sociais (relações interpessoais); - Condições materiais - recursos didáticos e meio de ensino em geral); - Natureza das intervenções pedagógicas (metodologia de ensino) APRENDIZAGEM HUMANA COMPORTAMENTO HUMANO

SITUAÇÕES COGNITIVOS INTERNA 1- ESTUDO DO COMPORTAMENTO HUMANO SITUAÇÕES COGNITIVOS INTERNA Constituição do indivíduo que reforça a própria mudança personalidade, atitudes comportamentais, a identidade e suas crises e temperamentos onde nascem quatros processos característicos: desenvolvimento maturação, crescimento, ambiente social Hierarquia (Identidade – crises – atitudes)

fatores de influências que se deve proceder Desenvolvimento Pode ser divididas em quatro grandes grupos ao desenvolvimento: Físico: todas as mudanças que envolvam aspectos biológicos; Cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem,memória, raciocínio, pensamento e linguagem); Psicossocial: mudanças na personalidade, ou seja, no modo particular do sujeito de sentir, reagir, se comportar, e se relacionar; Moral: evolução da capacidade de julgar sobre o certo e o errado e de considerar as regras sociais para balizar a própria conduta. fatores de influências que se deve proceder é o desenvolvimento individual de cada pessoa está o crescimento orgânico e mental.

Maturação Estas habilidades específicas que se correlacionam com três etapas. as pessoas se desenvolvem ao longo de sua maturidade em ritmos diferentes; 2. a maturidade é relativamente ordenado (certas habilidades são desenvolvidas antes de outras, funcionando quase como ‘pré-requisito’ para essas últimas 3. o desenvolvimento da maturação acontece de forma gradual mudanças físicas de comportamentais e psíquicas em que envolve dominar novas habilidades e fatores do desenvolvimento intrapessoal

Crescimento Exige mudanças da pessoa um espaço para se processar em duas características: Interna - espaço físico, psicológico e afetivo; Externa - toda a realidade objetiva na qual o indivíduo está inserida através de sua comunicação ao longo da vida; Pode- se dividir em duas mudanças de crescimento : 1- mudança que se refere a número: por exemplo, aumento de peso, de estatura, de n.º de palavras no vocabulário, entre outros. 2 - mudança marcada pelo aparecimento de novos fenômenos na vida do indivíduo; Ex. aprendizado de uma língua

Ambiente Social Todas as mudanças estruturais sociais está dividido : - A família, o Estado e o Social afetam diretamente pessoas e semelhantes - Ausência do par parental por longos períodos, - Excesso de influencia da mídia, - Processo agressivos de separação parental - Violência urbana - Crises econômicas - Mudanças nos valores sociais Os papeis sociais tem uma influencia no processo de desenvolvimento do eu (EGO) - vida pessoal - vida família - vida profissional

Campanha Publicitária Hierarquia Campanha Publicitária Vídeo “Se você não educar adequadamente o seu filho, você será o responsável pelo adulto mal sucedido do amanhã?”

Hierarquia destinatário (filhos, alunos) creia aos valores do destinador (Pais, professores) para que se deixe manipular; Direciona valores sociais que agregam uma diferenciação e demonstração de superioridade de um grupo em relação a outro; A estratégia de manipulação utilizada para a persuasão ou intimidação.

Identidade É o conjunto de caracteres próprios e exclusivos pessoais, explica o próprio sentimento pessoal, a sua própria realidade individual, Eu posso ser alguém quando descubro o outro, quando também diferencio o outro. É algo que está sempre em mudança e transformações. É possível alguém mudar ou continuar sendo igual a si mesmo? Por exemplo: você deixei de ser criança quando passou a ser adolescente, assim por diante quanto se tornou adulta.

Crise de Identidade Quando se perde a identidade há uma mudança que gera uma ação de intenso conflitos e as vezes doloroso. ocorre grandes transformações, físicas e fisiológicas. As crises muitas vezes são criadas pelas próprias pessoas. Podem ser ainda geradas por sistemas: paternal, social e pública. Toda crise de identidade pode gerar vários tipos de estigmas, marcas profundas de ordem comportamental e psicológico. Eis três tipos de estigma nitidamente diferente: 1. várias deformidades físicas 2. culpas de caráter individual 3. clãs ou raça, nação e religião

Atitude: Positivos e Negativos Diante as crises se predispõe a desenvolver atitudes (crenças, valores, opiniões) agindo comportamentos que informa favorável ou desfavoravelmente em relação aos objetos e do meio social. Com isso, nossas atitudes podem ser modificadas a partir de novas informações, novos afetos ou novos comportamentos ou situações. Por exemplo: pensar mau em alguém. Preconceito, Discriminação, Racismo, em qualquer momento em que convivemos. Por fim, podemos mudar uma atitude quando somos obrigados a nos comportar em desacordo em relação a outra pessoa.

2- DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM HUMANA situações educativas do Professor Contribui a prática docente para a compreensão : Professor sobre o aluno Processos de ensino e de aprendizagem Processo de mudança comportamento do aluno Higiene mental do professor Distúrbios de personalidade da vida acadêmica

APRENDIZAGEM HUMANA Compreensão do professor sobre o aluno   Compreensão do professor sobre o aluno mero transmissor de conhecimento? não é apenas como instrutor de ordens? Ou gera conhecimento? aprende enquanto ensina? necessita ter autoconhecimento e exemplarismo? aspirações nem sempre são focos de ensinar? atitudes democráticas e cooperadoras? participação em atividades escolares extraclasse e comunitárias? gosta do que faz, sente realizado profissionalmente? ter interesse de evoluir ? em aperfeiçoar e desenvolver-se? apreende mais quando o professor se mostra ativo no ensino, bem como no acompanhamento e na supervisão de suas realizações.

Compreensão do professor ao processo ensino-aprendizagem não é punir ou recompensar o aluno para que ele possa aprender? não basta que o aluno memorize o conhecimento? Mas que ele perceba e reflita? o aluno não esta interessado em aprender? a família não dá a importância à escola? para ser um bom professor deve ter uma formação psicológica sólida?  

Compreensão do processo de mudança comportamento do aluno desenvolver atividades escolares mais eficientes; respeitar diferentes maneiras de entender o conhecimento (físico, emocional, intelectual e social); conhecer a inadaptação á própria escola; respeitar valores e a realidade de cada aluno. comportamento entre o professor e aluno e ainda é uma compreensão que se manifestam por interesses, manipulação e intenções que venham atribuir trocas de favores e barganhas? .

Compreensão Higiene mental do professor Preparação: o professor cria mecanismo para que o aluno adquirir novas ideias e faça recordar os conhecimentos? Apresentação: o professor expõe, com clareza, o novo conhecimento? Associação: o professor relaciona o novo conhecimento com as “velhas” ideas? Sistematização: o professor faz que o aluno elabore a escrever suas próprias ideias originais? Aplicação: o professor reforça o novo conhecimento para que aluno aplique em exercícios apropriados, ligados a situações práticas reais?

Compreensão distúrbios de personalidade do professor na vida acadêmica Tema: Medos na Formação Profissional da Educação Contexto: II. Fatores Desenvolvimento da Aprendizagem I. Fatores Intrapessoais do Comportamento 1. Gestor escolar 1. Inicio de carreira escolar 2. Danos morais escolares 2. Dificuldade Escolar 3. Indisciplina escolar; 3. Evasão escolar 4. Consumo de drogas escolar 4. Estigma escolar 5. Violência Escolar 5. Omissões Escolar

O que não alcancei ou não entendo atualmente? Reflexão aos fatores de comportamento e Desenvolvimento da aprendizagem O que não alcancei ou não entendo atualmente? Quais experiências já alcançados e superados? O que ainda não utilizo e nem faço bem? Existe valores ou mudanças atitudes que estão em mim que desenvolvo e me comporto na vida escolar?

Bibliografia PILETTI, Nelson. Psicologia Educacional. São Paulo:Ática, 2000. SALVADOR, César Coll e Colaboradores. Psicologia do Ensino, Porto Alegre: Artmed, 2000. SANT'ANNA, Ilza martins, MENEGOLLA, Maximiliano. DIDATICA: APRENDER A ENSINAR, São Paulo: Loyola,2002. VEIGA, Ilma Passos Alencastro. TECNICAS DE ENSINO - Novos tempos: novas configurações, Campinas:Papiros, 2006.

Fatores Desenvolvimento da Aprendizagem (extrínsecos ambientais) Faça uma reflexão pessoal em algum tipo de distúrbios de personalidade adquiridos em sala de aula? Exemplo: Aluno traficante que esfaqueou o professor. Em qual circunstância você faria para reverter esta situação quanto o grau de maturação, crescimento e desenvolvimento do comportamento deste aluno?