“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Advertisements

OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
DIDÁTICA ESPECÍFICA Profa. MS. Erica C. Almeida
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
42ª Reunião da ABENO de Ensino Odontológico
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
O QUE SE ESPERA DO PROFESSOR COORDENADOR
SÉCULO XX.
Desenvolvimento Docente Profa. Clezilte Brasileiro
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Educação no contexto do Trabalho
Planejamento e Prática da Gestão Escolar.
O sucesso do trabalho pedagógico
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Currículo oficial de São Paulo
Planejamento - Professor
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Construindo o futuro do seu filho!
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
PLANEJAMENTO ESCOLAR Importância e significado do planejamento escolar
CGEB PLANEJAMENTO 10/FEV/2015.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PROF. JOSÉ MAURO DE SÁ OLIVEIRA
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
Oficina de Apropriação de Resultados para Professores
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
1ª Formação de Professores Coordenadores
Por que o jornal na escola?
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE Mariângela de Sousa Santos Diz Nobre 1, Rodrigo.
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Planejar e assumir uma atitude séria e curiosa diante de um problema
Universidade do Estado da Bahia Departamento de Ciências Humanas Componente Curricular: Educação Ambiental Docente: Valdemiro Lopes.
Planejamento É importante compreender os significados e dimensões que o planejamento pode assumir no processo de organização do trabalho educativo, suas.
Projetos e Sequências Didáticas
O papel pedagógico do órgão gestor
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Termo de Terminalidade
Transcrição da apresentação:

“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo” Cadastro de Projetos “Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”

UM PROJETO DEVE CONTEMPLAR Os parâmetros básicos que devem ser contemplados pelas escolas na elaboração dos projetos curriculares são: Estar de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, bem como com a Proposta Pedagógica da Escola. Contemplar conteúdos escolares previstos no Plano de ensino do professor com foco no desenvolvimento de competências e habilidades Estar fundamentados nos diagnósticos/indicadores internos do desempenho escolar e/ou nos indicadores externos como SARESP, SAEB, ENEM, IDESP.

Contemplar os seguintes itens Título; Identificação do proponente; Justificativa; Objetivos; População Alvo; Metas; Estratégia metodológica; Recursos materiais e humanos; Cronograma de execução; Planilha de custos; Avaliação; Referência Bibliográfica.

Planejamento: Um vai-e-vem pedagógico Vera Maria Oliveira Carneiro É um meio para facilitar e dinamizar o trabalho pedagógico (tomada de decisões); É um momento de reflexão sobre a realidade e sobre a ação a ser desenvolvida. Pensar para melhor agir no que queremos mudar/transformar ( no âmbito escolar); Ter uma visão crítica da realidade sócio-cultural na qual o trabalho estará inserido;

Planejamento Estratégico Corresponde ao processo pelo qual uma coletividade estabelece uma opção e um compromisso por transformar uma realidade, tornando-a mais significativa socialmente, pela adoção de novas formas de agir e o de largo alcance.

AQUILO QUE PODERIA SER CONSIDERADO UM PROJETO FERNADO HERNÁNDEZ, Cultura Visual, Mudança Educativa e Projeto de Trabalho, 2000.p l8l,l82 O percurso por um tema-problema que favoreça a análise, a interpretação e a crítica (como contraste de pontos de vista). Onde predomine a atitude de cooperação e onde o professor seja um aprendiz e não um especialista ( pois ajuda a aprender sobre temas que deverá estudar com os alunos). Um percurso que procure estabelecer conexões e que questione a ideia de uma versão única da realidade. O docente ensina a escutar: do que os outros dizem também podemos aprender.

Continuação Uma aproximação atualizada aos problemas das disciplinas e dos saberes. Uma forma de aprendizagem em que se leve em conta que todos os alunos podem aprender, se encontrarem espaço para isso.

Justificativa Baseiam-se em indicadores educacionais, taxa de retenção ou evasão, reforço.... Integram a Proposta Pedagógica da Escola, Plano de Ensino e área do conhecimento. Identificam claramente as dificuldades e necessidades dos alunos.

OBJETIVOS Atendem-se aos objetivos da ação, que forma a oportunizar aos alunos o enriquecimento, ampliação, o aprofundamento dos conteúdos escolares, buscando assegurar aprendizagem significativa? Buscam desenvolver nos alunos as competências e habilidades inerentes à disciplina ou à área de estudos? Estão suficientemente claros? Estão coerentes com a justificativa apresentada? Propõem a divulgação das experiências bem-sucedidas? Asseguram o envolvimento do coletivo da escola? E da comunidade?

Metas Definem claramente o universo a ser atingido? Podem ser quantitativamente medidas e alcançadas?

Procedimentos Metodológicos Promovem atividades que permitem o desenvolvimento das competências e habilidades? Estão relacionados e articulados com o desenvolvimento do conteúdo em sala de aula? Estimulam o processo de letramento e a pesquisa? Propõem o uso do laboratório e/ou de outros espaços pedagógicos existentes na escola como sala de informática? Propõem pesquisas de campo ou atividades ligadas ao estudo do meio ambiente? Tratam os conteúdos numa perspectiva contextualizada? Garantem uma abordagem interdisciplinar? Recorrem a estratégias metodológicas diversificadas, tais como: utilização de vídeos, fotografias, visitas, leitura de artigos de revistas, jornais?

Continuação Levam em consideração os materiais didáticos já disponíveis na escola e estimulam a sua utilização? Propõem atividades que desenvolvem a formação da cidadania? Contém planos de acompanhamento e avaliação? Promovem continuidade, um plano de ampliação e aprofundamento? No caso do envolvimento de Parceiro (s), suas funções estão suficientemente claras?

Ações Estão vinculadas aos objetivos propostos? Propõem ações de fácil execução? Contêm roteiros e cronogramas bem definidos? São exequíveis no período proposto? Propostas de visitas estão justificadas de modo a indicar sua real necessidade?

Serviços, equipamentos e materiais O serviço a ser executado é indispensável para execução da ação e está claramente descrito? Estão discriminados todos os itens com especificações e quantidades? A quantidade de materiais/equipamentos está adequada para a efetiva execução do projeto? São de fácil aquisição? Estimulam a criatividade dos alunos participantes? Poderão ser compartilhados entre várias turmas?

Bibliografia de Referência do Projeto Neste item os responsáveis pelo projeto devem indicar as publicações de referência do projeto. Os títulos dos livros estão adequados ao nível dos alunos participantes? As obras contribuem para pesquisa. Aprofundamento teórico-prático e ampliação dos conhecimentos dos alunos?