PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Contatos PROPG.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação - PRPPGI
Advertisements

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
1 PUCSP Redesenho Institucional CONSUN 26/03/2008 Aprovações.
Redesenho Institucional CORI
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
II Seminário Internacional
SINAES: Concepções e Diretrizes
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
PROGRAMA DE PÓS–GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA Mestrado em História – Aprovação pela CAPES em 20/12/2010 – conceito 3 Coordenadora: Profa.
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Distúrbios da Comunicação Humana Centro: CCS Área.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Dijon Moraes Júnior Reitor Renata Nunes Vasconcelos Pro-reitora de Ensino.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NORTE – RS CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES Profa. Dra. Marta Cocco da Costa Profa.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Mestrados Profissionais: Questões consideradas relevantes para consolidação.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Agricultura de.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras Centro: Centro.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa:Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Centro:
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia Florestal Centro: Ciências Rurais Área.
Programa de Pós-graduação em Educação Física Centro de Educação Física e Desportos Área 21 Conceito na Capes: 3 Início do Curso:  Mestrado: 2012 Coordenadora:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Engenharia de Produção Centro: Centro de tecnologia.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
29/05/2015 Ciclo de Debate sobre Educação Profissional em Saúde na Fiocruz - Desafios do mercado de trabalho para a formação técnica em Biotecnologia Tatiane.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
RUMO A NOVAS CONQUISTAS GESTÃO
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Vice Direção de Pós-graduação Stricto Sensu Julho de 2008 ENSP / FIOCRUZ.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia Centro: Centro.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Filosofia Conceito.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO. 1 Chamada Interna da Pró-reitoria de Pós-Graduação A pró-reitoria lança uma chamada para a apresentação de novas propostas.
UFSM 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissionalizante.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
1. PESQUISA e PÓS-GRADUAÇÃO Profa. Dra. Cláudia Regina Cavaglieri Assessora da Reitoria para Área de Pesquisa e Pós-Graduação 2010.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
Acreditação dos Programas das Escolas de Farmácia na América Latina Conselho Federal de Farmácia - Brasil maio – Buenos Aires Dr. Radif Domingos.
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ EAD – POLO BARCARENA DISCIPLINA POLITICA EDUCACIONAL SEMINÁRIO 20 METAS PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÂO.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
Perspectivas Internas e Externas
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS NA AMAZÔNIA Márcio Antônio da Silveira, D.Sc Coordenador do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
03/06/2016 PDU – Câmpus de Rosana. PROGRAMAÇÃO 8h30 – Início das atividades Retrospectiva do Planejamento do Câmpus de Rosana 8h45 – O PDI (2009) e a.
Profª. Drª. Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira Pró-Reitora de Assistência Estudantil UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRO-REITORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL.
Transcrição da apresentação:

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Contatos PROPG

Equipe Pró-Reitor de Pós-Graduação Prof. Dr. Vinícius Jacques Garcia Coordenador de Pós-Graduação Prof. Dr. Felipe P. Carpes Secretária geral da Pós-Graduação Adm. Valéria Arrais Ramos Secretário executivo Paulo de Tarso Irizaga Pereira Ass. em Administração Aline Anjos da Rosa Ass. em Administração Lidia Maria de Campos Melo Ass. em Administração Marcos Fogassa

Equipe Pró-Reitor de Pós-Graduação Prof. Dr. Vinícius Jacques Garcia Coordenador de Pós-Graduação Prof. Dr. Felipe P. Carpes Secretária geral da Pós-Graduação Adm. Valéria Arrais Ramos Secretário executivo Paulo de Tarso Irizaga Pereira Ass. em Administração Aline Anjos da Rosa Ass. em Administração Lidia Maria de Campos Melo Ass. em Administração Marcos Fogassa MISSÃO A Universidade Federal do Pampa, como instituição social comprometida com a ética, fundada em liberdade, respeito à diferença e solidariedade, assume a missão de promover a educação superior de qualidade, com vistas à formação de sujeitos comprometidos e capacitados a atuarem em prol do desenvolvimento sustentável da região e do país. VISÃO Constituir-se como instituição acadêmica de reconhecida excelência, integrada e comprometida com o desenvolvimento sustentável da região e do país.

Objetivo 5 – Consolidar o ensino de pós-graduação na UNIPAMPA Metas: 1. organização de um seminário institucional para congregação dos grupos de pesquisa; SIEPE Seminários dos Grupos de Pesquisa nos Campus

Objetivo 5 – Consolidar o ensino de pós-graduação na UNIPAMPA Metas: 1. organização de um seminário institucional para congregação dos grupos de pesquisa; 2. estabelecimento de um conjunto de disciplinas especiais a serem ofertadas também em períodos especiais, aos alunos de graduação; Fomento à ações EAD; Inserção de alunos de iniciação científica em programas especiais

Objetivo 5 – Consolidar o ensino de pós-graduação na UNIPAMPA Metas: 1. organização de um seminário institucional para congregação dos grupos de pesquisa; 2. estabelecimento de um conjunto de disciplinas especiais a serem ofertadas também em períodos especiais, aos alunos de graduação; 3. financiamento dos alunos de pós-graduação com Bolsas de Permanência (PBP) e/ou de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA), nos casos em que houver aderência aos critérios e objetivos gerais dos programas; Busca por cotas de bolsas CAPES e CNPq Apoio à busca de financiamento por projetos dos grupos de pesquisa

Objetivo 5 – Consolidar o ensino de pós-graduação na UNIPAMPA Metas: 1. organização de um seminário institucional para congregação dos grupos de pesquisa; 2. estabelecimento de um conjunto de disciplinas especiais a serem ofertadas também em períodos especiais, aos alunos de graduação; 3. financiamento dos alunos de pós-graduação com Bolsas de Permanência (PBP) e/ou de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA), nos casos em que houver aderência aos critérios e objetivos gerais dos programas; 4. articulação dos cursos de pós-graduação com os cursos de graduação existentes; Programas de iniciação científica e tecnológica

Objetivo 5 – Consolidar o ensino de pós-graduação na UNIPAMPA Metas: 1. organização de um seminário institucional para congregação dos grupos de pesquisa; 2. estabelecimento de um conjunto de disciplinas especiais a serem ofertadas também em períodos especiais, aos alunos de graduação; 3. financiamento dos alunos de pós-graduação com Bolsas de Permanência (PBP) e/ou de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA), nos casos em que houver aderência aos critérios e objetivos gerais dos programas; 4. articulação dos cursos de pós-graduação com os cursos de graduação existentes; 5. diagnóstico das áreas onde a carência por doutoramento é mais expressiva e prospectar cursos de doutorado interinstitucionais; Programas DINTER

Objetivo 5 – Consolidar o ensino de pós-graduação na UNIPAMPA Metas: 1. organização de um seminário institucional para congregação dos grupos de pesquisa; 2. estabelecimento de um conjunto de disciplinas especiais a serem ofertadas também em períodos especiais, aos alunos de graduação; 3. financiamento dos alunos de pós-graduação com Bolsas de Permanência (PBP) e/ou de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA), nos casos em que houver aderência aos critérios e objetivos gerais dos programas; 4. articulação dos cursos de pós-graduação com os cursos de graduação existentes; 5. diagnóstico das áreas onde a carência por doutoramento é mais expressiva e prospectar cursos de doutorado interinstitucionais; 6. divulgação da produção dos grupos de pesquisa e implantação de um comitê vinculado à Pró- Reitoria Acadêmica para assessoramento na criação e avaliação de cursos de pós-graduação; Comitês internos para avaliação de propostas de novos cursos e/ou edições Instalação das comissões superiores junto ao CONSUNI

Objetivo 5 – Consolidar o ensino de pós-graduação na UNIPAMPA Metas: 1. organização de um seminário institucional para congregação dos grupos de pesquisa; 2. estabelecimento de um conjunto de disciplinas especiais a serem ofertadas também em períodos especiais, aos alunos de graduação; 3. financiamento dos alunos de pós-graduação com Bolsas de Permanência (PBP) e/ou de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA), nos casos em que houver aderência aos critérios e objetivos gerais dos programas; 4. articulação dos cursos de pós-graduação com os cursos de graduação existentes; 5. diagnóstico das áreas onde a carência por doutoramento é mais expressiva e prospectar cursos de doutorado interinstitucionais; 6. divulgação da produção dos grupos de pesquisa e implantação de um comitê vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica para assessoramento na criação e avaliação de cursos de pós-graduação; 7. implantação, juntamente com a Pró-Reitoria de Pesquisa, da divulgação, devidamente organizada e com vistas às potencialidades da UNIPAMPA, das oportunidades de financiamento externo; Redes de comunicação entre coordenadores de cursos Boletins informativos

Objetivo 5 – Consolidar o ensino de pós-graduação na UNIPAMPA Metas: 1. organização de um seminário institucional para congregação dos grupos de pesquisa; 2. estabelecimento de um conjunto de disciplinas especiais a serem ofertadas também em períodos especiais, aos alunos de graduação; 3. financiamento dos alunos de pós-graduação com Bolsas de Permanência (PBP) e/ou de Bolsas de Desenvolvimento Acadêmico (PBDA), nos casos em que houver aderência aos critérios e objetivos gerais dos programas; 4. articulação dos cursos de pós-graduação com os cursos de graduação existentes; 5. diagnóstico das áreas onde a carência por doutoramento é mais expressiva e prospectar cursos de doutorado interinstitucionais; 6. divulgação da produção dos grupos de pesquisa e implantação de um comitê vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica para assessoramento na criação e avaliação de cursos de pós-graduação; 7. implantação, juntamente com a Pró-Reitoria Adjunta de Pesquisa, da divulgação, devidamente organizada e com vistas às potencialidades da UNIPAMPA, das oportunidades de financiamento externo; 8. Oferta de três cursos de mestrado e um de doutorado, em 2013 Hoje são 5 cursos de mestrado e busca-se abrir o primeiro doutorado

CURSOS LATO SENSU – em andamento Nome do curso Campus sede Área do conhecimento Especialização em Tecnologia no Ensino de MatemáticaAlegreteMatemática Especialização em Políticas e Intervenção em Violência Intra-familiarSão BorjaInterdisciplinar Especialização em Letras e LinguagensBagéLetras e linguística Especialização em Desenvolvimento de Regiões de Fronteira Sant'Ana do Livramento Ciências Sociais Especialização em Educação de Jovens e Adultos em Territórios de Fronteira JaguarãoCiências Humanas Especialização em Educação: Interdisciplinaridade e TransversalidadeSão GabrielCiências Humanas Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do RSUruguaianaInterdisciplinar Especialização em Produção Animal Dom Pedrito Ciências Agrárias

PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CURSO LATO SENSU projetos de especialização PROPG Publica chamada interna Orienta a formulação dos projetos CAMPUS Redige projeto de acordo com a res. nº30 do CONSUNI e chamada interna CAMPUS CE e CC aprovam localmente a proposta e proponente envia a documentação para PROPG e setor de protocolo PROPG Recebe e analisa os documentos Documentos incompletos, processo retorna ao campus PROPG Comissão interna faz análise prévia do projeto e PROPG emite parecer sobre a proposta CONSUNI Comissão superior de ensino avalia a proposta e emite parecer CONSUNI Recebe parecer da comissão superior de ensino e encaminha aos conselheiros Projeto recusado = arquivado Projeto aprovado = PROPG é informada e campus é comunicado

CURSOS STRICTO SENSU, Mestrado – implantados com nota 3 Nome do curso Campus sede Área de avaliação na CAPES Mestrado Acadêmico em Engenharia ElétricaAlegreteEngenharias IV Mestrado Acadêmico em BioquímicaUruguainaCB II Mestrado Acadêmico em Ciências BiológicasSão GabrielCB I Mestrado Acadêmico em EngenhariaAlegreteEngenharias III Mestrado Acadêmico em Ciência AnimalUruguaianaMedicina Veterinária

PROCESSO DE CRIAÇÃO DE CURSO STRICTO SENSU mestrado PROPG Publica chamada interna de acordo com calendário da CAPES Orienta a formulação dos projetos CAMPUS Redige projeto de acordo com a res. nº03 do CONSUNI e chamada interna CAMPUS CE e CC aprovam localmente a proposta e proponente envia a documentaçã o para PROPG e setor de protocolo PROPG Recebe e analisa os documentos Documentos incompletos, processo retorna ao campus PROPG Comissão interna faz análise prévia do projeto; PROPG emite parecer sobre a proposta CONSUNI Comissão superior de ensino avalia as propostas consideran do seu histórico CONSUNI Recebe parecer da comissão superior de ensino Projeto recusado = arquivado Projeto aprovado = PROPG é informada e projeto é inserido no APCN CAPES CAPES Avalia proposta e atribui conceito Conceito 3 ou maior, curso aprovado Planejamento do curso à médio e longo prazo, estudo da sua viabilidade e de corpo docente potencial Estudo minucioso da contextualização da proposta com base no documento de área da CAPES e objetivos da UNIPAMPA Ajustes e correções são solicitadas; Reuniões presenciais e via webconf para aprimorar as propostas

CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE DINTER Nome do cursoInstituições envolvidas DINTER AdministraçãoUSP, UFSM e UNIPAMPA DINTER Enfermagem UNIFESP, UFRJ, UFSM e UNIPAMPA DINTER Modelagem ComputacionalUERJ e UNIPAMPA

CURSOS LATO SENSU Campus contemplados Alegrete Bagé Dom Pedrito Jaguarão Santana do Livramento São Borja São Gabriel Uruguaiana 270 vagas ofertadas Chamada interna aberta: possibilidade de novos cursos objetivo de contemplar todos os Campus da UNIPAMPA QUADRO ATUAL

CURSOS STRICTO SENSU Campus contemplados Alegrete Bagé Itaqui São Gabriel Uruguaiana 53 vagas ofertadas 17% dos doutores envolvidos 03 aprovadas pelo CONSUNI para submissão à CAPES em Ciências Farmacêuticas (Uruguaiana) - Engenharia Agroindustrial (Bagé) - MP em Ensino de Ciências (Bagé) 02 propostas em avaliação interna - Ciências Agrárias (São Gabriel) - Engenharia Química (Bagé) - MP em Educação (Jaguarão)

PRINCIPAIS DESAFIOS E PERSPECTIVAS - Implantar programa de doutorado - Ampliar a divulgação da oferta de pós-graduação na UNIPAMPA - Ampliar de maneira ordenada o ensino de pós-graduação contemplar todas as áreas do conhecimento - Obter conceito dos cursos aprovados acima do conceito mínimo - Envolver 50% do corpo docente com pós-graduação stricto sensu ofertar pelo menos um curso stricto em cada unidade - Aumentar o aporte financeiro à pós-graduação - Fortalecer a interação ensino-pesquisa-extensão - Promover fóruns de planejamento e avaliação da pós-graduação

OBRIGADO Contatos PROPG