GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Instrumentos Económicos e Financeiros
INTRODUÇÃO Gestão Integrada de Recursos Hídricos para Organizações Gestoras de Recursos Hídricos.
Uso de indicadores para medir o progresso e o desempenho
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas
Monitoria de recursos hídricos, uso de água, poluição e cumprimento
PARTICIPAÇÃO DE PARTES INTERESSADAS
Controlo da poluição de água
Sistemas de Informação
Preparação e apresentação do relatório
PLANO DE BACIA HIDROGRÁFICA
Instrumentos Econômicos e Financeiros para GIRH
Gestão Integrada de Recursos Hídricos
Estrutura Legal e Regulatória para a Implementação da GIRH
GESTAO DE INFORMAÇÃO NA FASE DE EMERGÊNCIA Por Rita Almeida, Maio de 2009.
Planificação do Projecto de SW
LUGAR DA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES
Prof. Everton Lopes Bonifácio
Administração de Recursos Materiais
Gestão de Informação.
enquadramento de corpos de água
Configuração de manutenção
FÓRUM UNIVERSIDADES CORPORATIVAS
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Tomada de Decisão e Sistemas de Informação
Gildo de Almeida Leonel
SSD PIRACICABA - CAPIVARI - JUNDIAÍ
FTAD Formação Técnica em Administração
ACCESS Introdução às Tecnologias de Informação II
Tecnologia da informação
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
A importância do Planejamento Estratégico
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
COLETA DE INFORMAÇÕES PUBLICADAS Prof. Dr. Antonio Carlos de Francisco FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA.
A única associação que representa no nosso país exclusivamente os anunciantes, sendo membro: WFA, EAT, IAA, CAEM, ICAP, APCT,... Os associados da APAN.
Modulo 4 Maputo, Moçambique 2010 Base de dados & Sistema de Informação.
A planificação e actividade planificadora
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
A Prática do Uso da Multimetodologia I. Munro e J. Mingers Marcos Tannús Luiz Leão Paula Nadai Letícia Drummond 09 de novembro de 2012.
BRIEFING para produção fotográfica.
Ética Social na Implementação dos Sistemas de Informação e Gestão
Sistemas de Informação
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Trabalho de Engenharia de Software II
Gestão da Tecnologia da Informação
PESQUISA DE MERCADO Aula 1- Análise de Cenários e os processos de mudanças.
Como Melhorar a Tomada de Decisão
IEEE Melhores Práticas para Descrições de Projeto de Software (DPS)
Introdução ao geoprocessamento
Planificação do Projecto de SW não é por acaso que é a Aula 13 ;)
Marta Tavares de Almeida 3 Março 2005 CIÊNCIA DA LEGISLAÇÃO AVALIAÇÃO LEGISLATIVA.
1 Linguagens de Programação Pedro Lopes 2010/2011.
Fluxograma Juliana Borges
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Profª. Vanilde Manfredi
Maria do Socorro Nogueira Rangel DCCE
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Definição O Balanço Social é um documento publicado anualmente pelas empresas, que tem como principal função demonstrar a sua responsabilidade social;
PERCORRENDO AS ETAPAS DE UMA AVALIAÇÃO* * Apresentação baseada no texto CBPH. Uma estrutura de Avaliação para Programas de Saúde em Comunidades, 2000.
BOA NOITE.
Introdução ao geoprocessamento
02 de Setembro Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água,
6.1 Tecnologia de produção
Escola Politécnica da USP Uso de ferramentas SIG em Sistemas de Suporte a Decisão em Recursos Hídricos Universidade Federal de Sergipe Arisvaldo Vieira.
Tipos de Sistema Simples Poucos componentes com relação entre os elementos descomplicada e direta Complexo Muitos elementos relacionados e interconectados.
Informação Nos últimos 30 anos do século XX, foram produzidas mais informações do que nos cinco mil anos anteriores. Nos últimos 30 anos do século XX,
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE - MMA SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTE URBANO – SRHU Plano Nacional de Recursos Hídricos Brasília, 10 de junho.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E DECISÃO Bruna Gabriele Lucas Saczuk Miguel Carniel Ricardo Gonçalves Controladoria.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
AUDITORES DA SEGURANÇA MÓDULO 2 Critérios da Auditoria Tema 4 – Requisito 4.4 Vitor Costa Recurso desenvolvido no âmbito da medida do POEFDS. Programa.
Transcrição da apresentação:

GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas Gestão de Informação GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

Apresentação Objectivos de aprendizagem Porque gerir informação A função da Gestão de Informação e objectivo O processo de Gestão de Informação Ferramentas de Gestão de Informação Resultados de Gestão de Informação Indicadores de resultados para a função da Gestão de Informação e objectivo

Objectivos de aprendizagem Valorizar como a gestão de informação apoia uma gestão de recursos hídricos efectiva numa bacia hidrográfica. Entender o processo de gestão de informação e conhecer algumas das ferramentas usadas. Identificar os principais resultados de gestão de informação e como são disseminados.

Porque gerir informação? Uma GIRH efectiva precisa de uma base objectiva para planificar. Partes interessadas e o público devem ser informadas para ganhar apoio político e cometimento para GIRH. Informação apropriada precisa ser organizada, recolhida, adquirida, mantida e actualizada. Realidade – limites nos recursos determinam que só a informação essencial ligada as principais questões em GIRH na Bacio Hidrográfica devem ser geridas.

Objectivo da gestão de informação “Informação essencial é processada e organizada ao nível apropriado para gestores específicos e para as partes interessadas para apoiar tomadas de decisão transparentes e para ganhar o cometimento e apoio político para as decisões tomadas.”

Processo da Gestão de Informação

Gestão de Informação Definição do Wikipedia: “a colecção e gestão de informação de uma ou mais fontes onde existe distribuição para um ou mais grupos alvo.Isto as vezes envolve aqueles que têm interesses ou um direito a essa informação.A gestão significa a organização e o controlo da estrutura, processos e divulgação de informação”

Tipos de informação e suas características. 1.Estática Não muda (muito) com o tempo.Como nome de um rio, a sua extensão, o tamanho da bacia hidrográfica, etc. 2.Dinâmica Varía com o tempo.Como qualidade de água, fluxos do rio, chuva, etc. 3.Dados originais (Raw data) Informação recolhida através de equipamento ou levantamentos. 4.Processada Informação processada para uma certa finalidade a partir dos dados originais. 5.Relatórios Uma combinação de textos, figuras, tabelas organizadas e com texto narrativo. 6.Geospacial Armazenado em mapas e georeferenciada.

Exemplos de ferramentas Tecnologia de Informação e Comunicação: SIG (Spatial GIS), Google Earth, Internet Sistemas dedicados de processamento de dados – desenvolvidos com um conjunto muito claro de procedimentos de processamento de informação SIG (GIS) –Usar o computador para analisar informação espacial de várias bases de dados.

Exemplos de ferramentas Google Earth Program – Grátis, imagens com 1 a 3 anos de qualquer parte do mundo na internet

Directrizes para o desenvolvimento de sistemas de ICT Definir um ponto focal de informação – uma Unidade de Gestão de Informação Desenvolver o Plano de gestão de informação Empregar um gestor de projectos multidisciplinar Encontrar sistemas de ICT que estão de acordo com as capacidades da UGI Adoptar um desenvolvimento faseado de sistemas de ICT

Sistemas de Apoio de Decisões e Modelação (DSS) Ferramentas de ICT foram desenvolvidas para apoiar a interligação e integraçao de modelos de simulação com o processo de tomada de decisões Permitem aos gestores e que toma as decisões conduzir análises no sentido de analisar vários cenários possíveis. Um bom DSS só deve aumentar a eficiência na tomada de decisões- Um DSS não deve tomar o lugar do gestor ou das pessoas responsáveis pela tomada de decisões.

Resultados da Gestão de Informação Exemplos de resultados de gestão de informação para gestores Quantidade e qualidade de água de superfície disponível para alocação de água; Quantidade e qualidade de água subterrânea disponível para alocação de água; Lista de usuários de água, licenças passadas e as condições; Mapas mostrando a quantidade e qualidade de água de superfície disponível para alocação de água e os pontos de extracção e quantidades extraídas. Mapas mostrando a quantidade e qualidade de água subterrânea disponível para alocação de água e os pontos de extracção e quantidades extraídas. Lista de usuários que não estão a cumprir com as obrigações e acções correctivas tomadas; Lista de queixas de usuários e acções correctivas tomadas.

Resultados da Gestão de Informação (a) Partes interessadas políticas Precisam de informação resumida e relatórios regulares sobre o estado da gestão de recursos hídricos e a alocação de água na bacia hidrográfica.Isto pode ser em forma de relatórios semestrais ou anuais. (b) Grupos de partes interessadas de usuários de água. Os grupos de partes interessadas de usuários de água precisam de informação resumida e relatórios regulares sobre o estado da gestão de recursos hídricos e a alocação de água na bacia hidrográfica.Isto pode ser dado em forma de relatórios trimestrais ou um panfleto informativo.  Podem ainda precisar de ter acesso a um sistema onde podem lançar queixas ou perguntas sobre a gestão de recursos hídricos e alocação de água na bacia.Isto pode ser através de formulários em papel ou na Internet.

Como estamos? A informação sobre a gestão de recursos hídricos esta disponivel para gestores e outras partes interessadas, atempadamente, no formato correcto e como a informação desejada? A informação contida nas bases de dados é compativel com outras OBH?

Obrigado