Nome do Curso: GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Analisar o Plano de desenvolvimento do negócio
Advertisements

Metodologia Para Acompanhamento de Projetos e Programas
Gerenciamento de Projetos
Os projetos.
FACULDADE DOS GUARARAPES
PROJETO TEMPO DE SER - EDUCAÇÃO DE ESSENCIALIDADES COMGE CONSELHO DIRETOR     DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS.
O QUE É PROJETO? Conjunto de informações sistemáticas e racionalmente orientadas que nos permite estimar custos e benefícios de um determinado investimento,
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
Agências de Notícias Imprensa Jovem
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Administração Financeira III
PMBoK Project Management Body of Knowledge
GESTÃO DE PROJETOS 1 Conceitos Básicos.
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
O processo de coletar os requisitos (escopo do cliente)
TÓPICOS MÍNIMOS NA ELABORAÇÃO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS Prof. Dr. Dálcio Roberto dos Reis.
Planejamento do gerenciamento de riscos
“Guião para Elaboração de Projectos”
Visão Geral do Desenvolvimento de Sistemas e Papéis no Desenvolvimento de Software Marcely Dias
GESTÃO DE PROJETOS Aula 7 1.
Gestão de Projetos.
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
PMBOK 5ª Edição Capítulo 3
Gestão da Inovação Tecnológica
Gerenciamento do Escopo: principais conceitos
Curso de Engenharia Industrial Madeireira – UFPR Prof. Umberto Klock
Análise e Projeto de Sistemas
Profa. M.Sc. Yáskara Menescal
ELO 202- Execução de Projetos de Melhoria e Inovação de Processos
Planejamento estratégico
Elaboração e Análise de Projetos
Gerenciamento de Projetos
DISCIPLINA GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I Prof. Eliane Primeiro semestre de 2013.
Gerência de Projetos.
Agenda GERÊNCIA DE PROJETOS PMI – Project Management Institute
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Gerenciamento de Projetos
Universidade de Brasília Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Departamento de Ciência da Informação.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE T.I
Planejamento Estratégico
FUNDAMENTOS DE MARKETING ELEMENTOS DO MARKETING
Projetos Comunitários Lilian Kelian
Integração.
Gerência de Projetos de Software (PMBOK)
Gerenciamento de Projetos - Visão PMI
Gerência de Projetos de Software
Gestão de Projetos Aula 01.
Orientações para elaboração de projetos de Educação Ambiental
MODELOS DE MELHORES PRÁTICAS RELACIONADOS À GOVERNANÇA DE TI
Gerenciamento de Projetos
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 1 Prof
PLANEJAMENTO EMPRESARIAL
Gestão de Projetos - aula 2: processos, operações x projetos - Profª
Gestão de Projetos - aula 5: organização - Profª. Vilma Tupinambá, MsC
Gerência de Projetos de Software
Gestão de Projetos Metodologias de gestão de projetos
Gerenciamento de Escopo
Gestão Estratégica de Negócios
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
O que é PROJETO EXECUTIVO
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
XXXIV FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Planejamento Estratégico Fortaleza – Ceará 20 de Novembro de 2014.
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Gerenciamento de Projetos Prof. Washington Almeida.
Transcrição da apresentação:

Nome do Curso: GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS Facilitador: Prof. Rosival Fagundes Analista SEBRAE-Ba www.rosivalfagundes.com.br

Definição PROJETO “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.” (*) * PMBOK® (A Guide to the Project Management Body of Knowledge

GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS PROJETO X ROTINA

ROTINA - Resultados Padrão. Ciclos curtos de duração; Podem ser desenvolvidas por apenas uma pessoa; Características bem conhecidas ; Não tem cronologia muito acentuada ;

PROJETO - Resultados Inovadores Atividades integradas com alto conteúdo de inovação . Tarefas pouco ou quase nada rotineiras • Pessoas e sistemas têm que ser adaptados . • Possuem uma cronologia bem definida.

Atividades Rotineiras • Contínua e realizada diariamente •Prazos mais flexíveis •Conhecidas e dominadas • Abrangência menor •Recursos humanos são fixos Repetem-se em períodos de tempo estabelecidos

PROJETOS • Prazos que devem ser cumpridos ; Prazos mais rígidos ; •Incertezas ; Abrangência maior •Recursos humanos temporários • Data de início e término

O QUE É UM PROJETO? Plano para realização de um ato. Descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado. Planejamento sistemático de ações para resolução de um problema que detalha: O que será feito? Como será feito? Por quê? Por quem? Com que recurso? Em que prazo?

Por que elaborar um projeto? Facilita a solução de problemas. Indica o que deve ser feito e a forma de fazê-lo. Identifica os recursos necessários para a solução dos problemas.

Planejamento O planejamento é o processo de formular e revisar as metas e objetivos do projeto e delinear os planos que serão usados para cumprir os propósitos que o projeto se propôs a atingir.

ESTRUTURA DO PROJETO 1.Objetivos; 2.Justificativa; 3.Metas; 4.Metodologia; 5.Cronograma; 6.Orçamento; 7.Definição de papéis da equipe.

OBJETIVOS Corresponde a uma situação desejada no futuro É o resultado final que se espera obter com a realização do projeto. Para estabelecer um objetivo é preciso conhecer não só o problema que se quer resolver, mas o contexto em que este está inserido.

JUSTIFICATIVA Deve descrever por que desenvolver o projeto e por que intervir sobre o problema. Destaca outras iniciativas adotadas para solucionar o problema abordado e os principais resultados obtidos.

JUSTIFICATIVA Justificativa é tudo aquilo que está oculto no objetivo, isto é, é a razão de ser do projeto, o benefício gerado por ele. É de difícil mensuração porque representa, na maioria das vezes, um sentimento da organização. Exemplo: Queremos montar nossa filial em Porto Alegre para aumentarmos em 30% nosso market share no país e estabelecermos uma base para futuras expansões para outros países do mercosul

METAS Podem ser definidas como as etapas , ou os passos necessários para alcançar o objetivo. Objetivos são qualificáveis e as metas são quantificáveis.

METAS SMART S ESPECIFÍCAS M MENSURÁVEIS A ALCANÇÁVEIS T TEMPORAIS R REALIZÁVEIS

METAS E JUSTIFICATIVAS Todo projeto necessita de metas e justificativas claras e tangíveis, e suas entregas e produtos devem ser bem definidos

METAS DO PROJETO Uma meta só é meta, se for SMART - que quer dizer "esperto", em inglês. Ela tem que atender alguns requisitos, tendo que ser: * S - eSpecífica (e eScrita, de preferência) * M - Mensurável * A - Alcançável (nada de projetos lunáticos ou pequenos demais) * R - Relevante (em termos pessoais) * T - Temporal (com data para acontecer) Exemplo: nosso objetivo é montar, em Porto Alegre, uma filial da empresa com toda a infra-estrutura da matriz, dentro de um prazo máximo de 18 meses e um custo total de US$350.000,00.

DIAGNÓSTICO É uma condição prévia à elaboração do projeto. É condição necessária para pensar sobre que problema se quer intervir. Diagnóstico é o retrato do presente. Serve para levantar informações na tomada de decisão.

ESTRUTURA DO PROJETO A partir do estabelecimento das metas, agora é preciso definir: Como essas metas serão implementadas na prática, Por quem? Quando? Com que recursos?

METODOLOGIA Descreva passo a passo como as atividades serão desenvolvidas. Deve apresentar as estratégias a serem adotadas para cumprir as metas e alcançar os objetivos propostos.

METODOLOGIA MONITORAMENTO: O monitoramento do projeto permite identificar com as ações estão acontecendo e se os resultados esperados estão se concretizando.

CRONOGRAMA FÍSICO Apresenta quando cada atividade será desenvolvida, o que ajuda a visualizar que metas ou atividades precisam ser executadas primeiro. Pode ser apresentado em uma tabela, nas linhas são dispostas as metas e as atividades e nas colunas, são marcados os períodos de realização.

EQUIPE Dimensionamento da equipe deve ser feito em função das atividades propostas no projeto Pessoas da própria instituição Pessoas de instituições parceiras Pessoas da comunidade Técnicos contratados.

ORÇAMENTO A origem dos recursos. É necessário destacar quais são as despesas custeadas pelo financiamento e quais são as contrapartidas das instituições envolvidas. Todos os itens relacionados ao projeto devem ser considerados no orçamento, o trabalho das pessoas envolvidas na realização do projeto e o uso das instalações e equipamentos.

CARACTERÍSTICAS DOS PROJETOS Os projetos são de natureza temporária Os projetos estarão concluídos quando as metas forem alcançadas Projetos possuem recursos próprios Um projeto bem sucedido é aquele que atende ou excede as expectativas dos stakeholders.

STAKEHOLDERS do Projeto Gerentes de departamento Clientes Distribuidores Gerente do Projeto Diretoria Fornecedores Gerentes executivos

HABILIDADES DO GERENTE DE PROJETOS Habilidades nas comunicações Habilidade de escutar Habilidade de persuadir Habilidades organizacionais Planejamento Estabelecimento de objetivos Análise Habilidades no gerenciamento do time Empatia e Motivação Espírito de corpo

Como nasce um projeto? 1. Demanda do mercado 2. Necessidade empresarial 3. Solicitação do cliente 4. Avanço tecnológico 5. Exigência legal 6. Necessidade social

Projetos (exemplos) Implantação de um novo sistema de armazenagem Lançamento de uma nova unidade/ produto Implantação de Just-in-Time Criação de um centro de distribuição

ATIVIDADE Cada equipe vai pensar em um problema para resolver na comunidade ou na empresa, e escrever um PROJETO (plano) para apresentação em 15 a 20 minutos.

CARACTERÍSTICAS DO CICLO DE VIDA DE PROJETOS • Definir o início e o fim do projeto . • Determinar quais ações de transição deveriam estar ou não incluídas ao final das fases projeto ou entre os projetos • Definir o trabalho ou esforço técnico que deveria ser feito em cada fase do projeto Determinar as pessoas que deveriam estar envolvidas em cada fase do projeto .