Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ambientes virtuais de aprendizagem: do ‘”ensino na rede” à “aprendizagem em rede” Rosane Aragón de Nevado O uso de ambientes virtuais de aprendizagem.
Advertisements

PLANO DE AULA As novas Tecnologias da Informação e da
Congresso Internacional ABED de Educação a Distância 2008
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Francisca Nazaré Liberalino UFRN/DEnf-2012
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
CADERNO LER E ESCREVER – TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
Aprendizagem Conhecimentos Habilidades Atitudes.
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
estruturando As tecnologias práticas pedagógicas
PLANEJAMENTO E AÇÃO DOCENTE
Organização Curricular da Escola
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Educação Online e suas Diversidades
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇAO
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Construindo uma identidade profissional
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Iolanda Cortelazzo - UTFPR
Élton Carneiro Marinho –
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
PAULO HARTUNG LELO COIMBRA
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
PRÁTICAS TUTORIAIS EM EAD: REFLEXÕES ACERCA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
Para onde caminhamos na Educação a Distância
Docência Universitária e Programas de Aprendizagem on line
Escolhendo o nosso Futuro
O USO DO VÍDEO NAS AULAS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
CARACTERIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Coordenadoria de Tecnologias Educacionais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Conceitos e Gerações de EAD
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
CURSO DE PEDAGOGIA - GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL
José Manuel Moran moran10.blogspot.com
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
MODELOS DE USOS DE TECNOLOGIA DIGITAL PARA INOVAÇÕES NA EDUCAÇÃO LEC/IP/UFRGS BRUSQUE, agosto 2009 LEA DA CRUZ FAGUNDES “A INCLUSÃO DIGITAL NAS ESCOLAS.
Cristyanne de Souza Leal Natália Moratelli Padilha
Comunidades Virtuais de Aprendizagem
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Formação de Professores na Perspectiva da Educação Inclusiva
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
PROPOSTAS DE MUDANÇA NOS CURSOS PRESENCIAIS COM A EDUCAÇÃO ON-LINE
II Seminário de acompanhamento do Projeto UCA-UNICAMP Norte UCA-Pará Bette e Nielce 26/04/2012.
O computador como Meio e como Fim...
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Etapas da Pesquisa Etapas do Projeto de Pesquisa.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
A Escola: uma sociedade dentro da outra? Manoel Oriosvaldo de Moura Pilar Lacasa.
Transcrição da apresentação:

Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem Escola do Futuro da USP Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem Silvia Fichmann silviaf@futuro.usp.br

II Fórum Nacional de Ensino Técnico Formação do Profissional de Nível Técnico no Contexto dos Avanços Tecnológicos II Fórum Nacional de Ensino Técnico São Paulo, setembro 2005

A Cidade das Inteligências O que eu posso tornar-me?   "Nós possuímos muitas inteligências: aquelas que nós temos e sabemos que temos; aquelas que nós temos, mas não ousamos ainda desenvolver e aquelas que não supomos mesmo que temos." Sylvie Geandreau “ La Cité des Intelligences”

Formação Um movimento de busca dos contornos que conferem um feitio, uma configuração e uma identidade; Possibilita novas formas de relação com o conhecimento; Implica construir significados pessoais e fazer elaborações próprias; Resgata o pensamento criativo: projetar, construir hipóteses, estabelecer relações que possibilitem a flexibilização e não a rigidez. Furlanetto (1997)

Formação tripolar Autoformação formação na relação consigo mesmo Heteroformação formação na relação com os outros Ecoformação formação na relação com o meio ambiente Pineau (1998)

Profissional atual Polivalente Flexível Capaz de adaptar-se a situações novas Fonte: "El Rescate de Calificación", de Elenice Leite, 1993

Era das Máquinas Habilidade Saber Fazer Disciplina Obediência Obediência às regras Reação Memorização Execução Concentração Formação Breve ou Longa Individualismo Isolamento Era do Conhecimento Competência Saber aprender a fazer Auto Controle Iniciativa Gestão do aleatório Ação Raciocínio Diagnóstico Atenção Formação Contínua Coletivismo Comunicação

Inovação [...] significa modificar as formas de atuação como resposta a mudanças nos alunos e implica uma organização diferente do trabalho para o qual devem ser utilizados métodos mais eficazes. Walling e Berg,1983

Inovação [...] uma reforma é uma mudança em grande escala, ao passo que a inovação o seria em nível mais concreto e limitado. González e Escudero,1987

Inovação [...] conjunto de intervenções, decisões e processos com certo grau de intencionalidade e sistematização, que tratam de modificar atitudes, idéias, culturas , conteúdos, modelos e práticas pedagógicas Carbonell, 2002

Inovação Atitudes ética e valores Idéias ensino e aprendizagem Culturas resgate e transcultura Conteúdos integração horizontal e vertical Modelos papel ativo do aluno/ professor mediador Práticas pedagógicas presenciais e a distância

Inovação ambientes diversificados sala de aula, computadores e redes colaborativas

“Pedagogia do engajamento” comprometimento Respeito a diversidade talentos e formas de aprender Incentivo a formação por toda a vida

“Nossas noções de aprendizagem estão expandindo e mudando mais rápido que nossas concepções de ensino” AAC&U - Randall Bass, 2005

Mudanças necessárias Escola focada na pesquisa, projetos, análise de contextos, produção, registro e avaliação Flexibilidade na aprendizagem e no ensino: tempo, espaço e forma Aprendizagem colaborativa Utilização de tecnologias de informação e comunicação Do presencial para o semi-presencial: blended learning Educação a Distância Comunidades virtuais de aprendizagem Moran, 2005

Utilização de novos materiais e tecnologias curriculares; uso de novos enfoques de ensino; alteração das crenças ou pressupostos pedagógicos subjacentes às novas políticas ou programas educativos. Fullan,1982

AAC&U, 2005

Práticas presenciais II Encontro de Formadores Mediadores – Projeto Telemar Educação Julho/2005

Práticas presenciais

TRANSDISCIPLINARIDADE Conhecimento + afeto Pensamento + sentimentos Raciocínio + moralidade Acadêmico + pessoas Aprendizagem + valores Ações inovadoras na Educação TRANSDISCIPLINARIDADE

Tecendo ... Transdisciplinaridade

Transdisciplinaridade Tecnologia Redes e conexões Cultura Fortalecimento Diversidade Educação multidimensional Novas linguagens

Tecnologia???

Revista Ícaro, maio 2005

Tecnologia aplicada à educação Software - Internet Formação: cursos, comunidades virtuais de aprendizagem e prática Informação: textos, imagens, vídeo, áudio - Repositórios de objetos de aprendizagem e bibliotecas virtuais. Interação: síncrona e assíncrona – independente de tempo e espaço Publicação: individual e coletiva com difusão mundial

Linguagem de programação início Linguagem de programação Aulas de informática Dos, textos,planilhas Windows e aplicativos Softwares educacionais Projetos Transdiciplinares softwares e Internet/ ensino a distância computador na sala de aula Repositórios de conteúdos Bibliotecas virtuais e Comunidade Virtual de Aprendizagem

Comunidade virtual de aprendizagem Aprendizagem ativa e colaborativa.; independência de tempo e espaço; possibilidade de comunicação muitos para muitos com base em textos comunicação mediada por computadores; estratégias inovadoras de animação da CVA; território virtual das atividades; concepção e desenvolvimento de projetos comunitários, atividades lúdicas online, cursos a distância. http://www.projetotelemareducacao.com.br

Crio, logo vivo. Tacuchian Penso, logo existo. Descartes Sinto, logo existo. André Gide Crio, logo vivo. Tacuchian Aprendo, logo existo. Hélène Trocme-Fabre Silvia Fichmann silviaf@futuro.usp.br

www.ichs.qmul.ac.uk Escola do Futuro - USP

CARBONELL, Jaime. A aventura de inovar CARBONELL, Jaime. A aventura de inovar. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002. HERNÁNDEZ et al. Aprendendo com as inovações nas escolas. Porto Alegre: Artmed Editora, 2000. PECK, M.S. Prefácio. In: RHEINGOLD, H. The virtual community: homesteading on the eletronic frontier. [S.l.]: Addison-Wesley, 1993. [s.p]. PREECE, J. Online communities: designing usability, supporting sociability. Chichester: John Wiley & Sons, 2000. Disponível em: <www.ifsm.umbc.edu/onlinecommunities>. Acesso em: 29 mar. 2005.

GARDNER, Howard. Estruturas da Mente - A Teoria das Inteligências Múltiplas, Porto Alegre, Artes Médicas, 1994. DELORS, Jacques. 1997. Educação Um Tesouro Nacional. Paris: UNESCO HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação. Artmed. Porto Alegre. 1998. DRYDEN, Gordon & VOS, Jeannette. Revolucionando o aprendizado. São Paulo: Makron Books, 1996. HERNANDEZ, Fernando. A Organização do Currículo por Projetos de Trabalho. Artmed. Porto Alegre. 1998. PERRENOUD, Philippe. Novas Competências para ensinar. Artmed. São Paulo. 1999 GARDNER, Howard. Estruturas da Mente - A Teoria das Inteligências Múltiplas, Porto Alegre, Artes Médicas, 1994.