Habilidades de comunicação Estratégias práticas de abordagem para facilitar a comunicação profissional de saúde-paciente com foco na saúde do homem Marcela.

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Transcrição da apresentação:

Habilidades de comunicação Estratégias práticas de abordagem para facilitar a comunicação profissional de saúde-paciente com foco na saúde do homem Marcela Dohms Médica de Família e Comunidade Mestrado Saúde Pública / UFSC Preceptora de Residência em Medicina de família e Comunidade Grupo de Comunicação e Saúde / SBMFC

Comunicação clínica Instrumento / ferramenta de todos os profissionais da saúde Tecnologia leve Habilidades facilmente esquecidas se não mantidas na prática

- os que orientavam melhor os pacientes - utilizavam o humor escutavam mais facilitavam para o paciente falar (Levinson, 1997). Profissionais com menos reclamações Pacientes: diminuição da utilização dos serviços de saúde melhora da aderência aos tratamentos redução de sintomas (*Little, 2001) Profissionais: diagnóstico mais preciso têm melhor resultados de tratamento cometem menos erros clínicos melhores relações de trabalho em equipe diminuição do estresse - prevenção de burnout (Stewart, 1995; Kurtz, 2005).

Especificidades na Saúde do Homem Procura / Acesso Auto-suficiência x Auto-cuidado Gênero / masculinidade / profissional de saúde Falar de si mesmo Saúde sexual Comportamentos de risco Doenças cardio-vasculares / sobrepeso

Início Marcadores de Cordialidade Contato visual / cumprimento / nome Demonstrar atenção - Lei do eco emocional (Borrell)

Escuta ativa Importância do 1º. Minuto Alta Reatividade Quando escutar nos dói – zonas de irritabilidade Silêncio funcional x disfuncional

Exploração das intenções de consulta Agenda do paciente x agenda do médico Agenda oculta – Medos? Preocupações? Prevenção de demandas aditivas Ex: “algo mais?”

Fase exploratória Perguntas abertas x fechadas Exploração das ideias e expectativas “O que te preocupa?”

Comunicação não verbal Emoções impactam nosso corpo Observar sinais Aproximação de emoções ocultas nossas e do paciente

Vídeos

Finalização do atendimento Recomendações personalizadas Flexibilidade Seguir fases do SOAP “Alguma dúvida?”

Evitar dar certezas prematuras

Decisão compartilhada Modelo de Relação Médico-Paciente:  paternalista informativo compartilhado

Modelo Modelo Informativo Motivacional Dá bons conselhos Tenta persuadir Repete os conselhos Atua com autoridade É rápido Estimula a motivação Favorece o posicionamento Resume os pontos de vista do paciente Aproximação colaboradora É de aplicação progressiva

Princípios da Entrevista Motivacional Empatia. Desenvolver as contradições. Detectar e abordar as resistências. Estimular e reforçar a auto-eficácia do paciente.

Explorando a ambivalência Permissão Escutar, escutar, escutar! Resumo para ambos lados da ambivalência. Pergunta ativadora: “ Qual é o próximo passo?” Sentimentos de auto-eficácia.

Geralmente as pessoas se convencem mais pelas razões que descobrem elas mesmas, que por aquelas que os outros explicam. Blaise Pascal (1623-1662)

Role-play – Grupos de 3 Profissional de saúde /Paciente /Observador João, 55 anos, casado, 2 filhos, motorista de ônibus, vem consultar com seu médico de família porque a esposa disse que precisa fazer o “exame da próstata”. Sem queixas. Obeso e sedentário. Não fuma e não bebe. Apresenta resistência a mudança de hábitos alimentares e para prática de atividade física.

Observar Habilidades de comunicação por fases da consultas Aplicação de Entrevista Motivacional

http://www. cancerscreening. nhs http://www.cancerscreening.nhs.uk/prostate/prostate-patient-info-sheet.pdf

“O clínico é como um instrumento musical, que deve ser constantemente afinado para que faça boa música.” (EPSTEIN, 1999).

Referências

Contato: marceladohms@gmail.com Obrigada! Contato: marceladohms@gmail.com