Gestão do Conhecimento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cultura Organizacional
Advertisements

Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Mudança Organizacional
GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
Cultura e Mudança! Caroline G. Fernandes Claudinei dos Santos
Função Aplicação de pessoas:
FUNÇÃO DESENVOLVER PESSOAS:
Função Aplicação de pessoas:
24/05 - CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Tecnologia de Impressão Offset – Qualidade e Produtividade: GESTÃO DA QUALIDADE Notas de Aula 2o. Semestre 2011.
CULTURA ORGANIZACIONAL
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
Aula 2 - Infra Estrutura Organizacional e a Gestão do Conhecimento
Gestão de Recursos Humanos
Cultura Organizacional
CULTURA ORGANIZACIONAL
Valor Consultoria Empresarial
TRABALHO E GESTÃO DO CONHECIMENTO
Comportamento Organizacional
Prof(a): Patrícia Braz
Comportamento organizacional
A GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL: ALGUMAS PRÁTICAS
Prof. Msc. Rudy de Barros Ahrens
BANCO DO BRASIL 2013 CULTURA ORGANIZACIONAL
Socialização Organizacional
CULTURA ORGANIZACIONAL
Gestão por Competências
Cultura Organizacional
CURSO GESTÃO COMERCIAL
Mesa Redonda: DESVENDANDO A CULTURA ORGANIZACIONAL
Teoria do Desenvolvimento Organizacional
APLICANDO PESSOAS.
Processos Gerenciais Planejamento da Informação
Administração de Recursos Humanos II
Oficina de Motivação.
A VISÃO PARA O FUTURO PROMISSOR
O que queremos fazer hoje?
Teoria Geral da Administração
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
Cultura Organizacional
Gestão Estratégica de Pessoas
Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
CULTURA ORGANIZACIONAL Elizabete Nunes.
Estrutura de Gerenciamento de projetos
Agenda Habilidades Gerenciais Tipos Interesses
APRENDIZAGEM E COMPORTAMENTOS ORGANIZACIONAIS
Conceito de Mudança Mudanças organizacionais são alterações efetuadas pela administração na situação, processo ou ambiente de trabalho. O GESTOR DEVE SABER.
Cultura e Clima Organizacional “
CULTURA ORGANIZACIONAL
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Cultura organizacional: Um padrão de pressupostos básicos compartilhados que o grupo desenvolveu para lidar com problemas de adaptação. (Schein, 1982 )
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
Cultura Organizacional
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
A mudança nas organizações
A Liderança transformacional
Avaliação de Desempenho
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 4 Mudança Comportamental – Cultura, Crenças e Valores Objetivo Ao finalizar esta Unidade,
Cultura Organizacional
Comportamento Organizacional
Sejam bem vindos.
BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO
CULTURA ORGANIZACIONAL TEXTO: ÂNGELA MARIA CHAGAS V. LAGO
CULTURA ORGANIZACIONAL
DESCRIÇÃO E ANÁLISE DE CARGOS “As pessoas trabalham nas organizações
Transcrição da apresentação:

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento CULTURA ORGANZACIONAL

Cultura Organizacional Gestão do Conhecimento Cultura Organizacional Conjunto de pressupostos básicos Modo de percepção da realidade Modo de fazer Espírito da organização Modelos mentais 

Gestão do Conhecimento Cultura Organizacional Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais.

Gestão do Conhecimento Cultura Organizacional Representa as normas informais e não escritas que orientam o comportamento dos membros de uma organização no dia-a-dia e que direcionam suas ações para o alcance dos objetivos organizacionais.

Gestão do Conhecimento Cultura Organizacional Segundo Prahalad e Hammel (1995), a cultura organizacional pode ser entendida como a genética corporativa e sua conseqüente influência como fator facilitador ou de resistência, nos processos de mudança.

Gestão do Conhecimento Segundo Schein existem três níveis culturais...

Gestão do Conhecimento Componentes da cultura organizacional Artefatos: Constituem o primeiro nível da cultura, o mais superficial, visível e perceptível. Artefatos são as coisas concretas que cada um vê, ouve e sente quando se depara com uma organização. Incluem os produtos, serviços, e os padrões, de comportamento dos membros de uma organização. Valores compartilhados: Constituem o segundo nível da cultura. São os valores relevantes que se tornam importantes para as pessoas e que definem as razões pelas quais elas fazem o que fazem.

Gestão do Conhecimento Pressuposições básicas: Constituem o nível mais íntimo, profundo e oculto da cultura organizacional. São as crenças inconscientes, percepções, sentimentos e pressuposições dominantes nos quais as pessoas acreditam

Gestão do Conhecimento Tipos de Cultura Culturas adaptativas: Caracterizam-se pela sua maleabilidade e flexibilidade e são voltadas para a inovação e a mudança. São organizações que adotam e fazem constantes revisões e atualizações, em suas culturas adaptativas se caracterizam pela criatividade, inovação e mudanças. Culturas conservadoras: Se caracterizam pela manutenção de ideias, valores, costumes e tradições que permanecem arraigados e que não mudam ao longo do tempo. São organizações conservadoras que se mantêm inalteradas como se nada tivesse mudado no mundo ao seu redor.

Gestão do Conhecimento Culturas fortes: Seus valores são compartilhados intensamente pela maioria dos funcionários e influencia comportamentos e expectativas. Empresas como IBM, 3M, Merk, Sony, Honda, estão entre aquelas que ostentam culturas fortes. Culturas fracas: São culturas mais facilmente mudadas. Como exemplo, seria uma empresa pequena e jovem, como está no início, é mais fácil para a administração comunicar os novos valores, isto explica a dificuldade que as grandes corporações tem para mudar sua cultura.

Gestão do Conhecimento Pode-se ou Deve-se mudar a Cultura de uma Organização? Segundo Kissil (1988) , para que a organização possa sobreviver e se desenvolver, para que existam revitalização e inovação, deve-se mudar a cultura organizacional. Esse conceito responde plenamente esta questão, onde o autor sugere que a revitalização e a inovação são fatores importantes para as empresas, e de certo modo só se consegue isso mudando a cultura da organização.

Gestão do Conhecimento Pode-se ou deve-se mudar a Cultura de uma Organização? O esforço de entendimento mútuo dentro da empresa é uma maneira de garantir uma estrutura consistente e manter o ritmo de produtividade da organização.

Gestão do Conhecimento Processo de manutenção da cultura Práticas de seleção de pessoal. Ações dos dirigentes. Métodos de socialização.

Gestão do Conhecimento

Gestão do Conhecimento Vários são os componentes da cultura de uma organização, destacando-se os seguintes: Valores Crenças e pressupostos Normas de comportamentos e ações Poder Mitos e tabus Ritos, rituais e cerimônias Fundadores e revitalizadores Sagas, heróis e anti-heróis Tradição oral Comunicação verbal Comunicação não verbal

Gestão do Conhecimento A gestão do conhecimento requer a iniciativa dos colaboradores na busca pelo próprio conhecimento, a disposição de aprender e de compartilhar o que sabe, e principalmente a boa interação entre colegas. A cultura organizacional pode promover ou inibir esses fatores, por meio dos seus componentes.

Gestão do Conhecimento É necessário o direcionamento de esforços para que se desenvolva uma cultura organizacional propícia às práticas de gestão do conhecimento. A criação de cargos especificamente relacionados com o conhecimento também pode ter considerável influência no desenvolvimento da cultura de gestão do conhecimento. É fundamental as organizações recorrerem a técnicas que incentivem a cultura organizacional positiva em relação à gestão do conhecimento, mesmo na área pública.

Gestão do Conhecimento Exercício Escolher e discutir os aspectos da cultura organizacional da empresa em que vocês estão estagiando ou trabalhando 1. Quais são as características da cultura organizacional da empresa? Detalhar. 2. Como a cultura organizacional da sua empresa se classifica (forte vs fraca; aberta vs fechada). Explicar. 3. Dentro da cultura da sua empresa como é o relacionamento com superiores e subalternos? 4. Qual o foco da cultura da empresa? 5. Quais os principais saberes da empresa?