EMBALAGEM O estímulo para a compra

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Apresentação, Layout e Exposição de Produto
Advertisements

O PODER DAS VITRINES Para atrair o consumidor, as lojas precisam contar uma história. Mais do que mostrar produtos ou serviços, as decisões de compra.
MARKETING AULA : Prof.: Marcus Vinícius.
CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
O que é gestão financeira
O PLANEJAMENTO DE MARKETING E AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PLANO DE MÍDIA
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
Os 4 C’s do Marketing Cliente Conveniência, Comunicação Custos.
A COMUNICAÇÃO E O MARKETING. A COMUNICAÇÃO E O MARKETING.
Varejo Competitivo LOGÍSTICA EMPRESARIAL – 11.
GESTÃO DE VAREJO LOCALIZAÇÃO.
Efficent Consumer Response
7- VAREJO 7.1- O papel do varejo na distribuição Varejistas
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
ATIVIDADE U 05 GRUPO 19U.
CRM Customer Relationship Management
Estratégias de Segmentação
COMÉRCIO ELETRÔNICO.
Introdução ao Composto de Marketing
PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Como podemos perceber a relação entre custos e quantidades estocadas? Há uma certa relação conflitante entre custos e estoques, pois quanto maiores os.
OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO DOS PRODUTOS
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Enumere os fatores que têm afetado os distribuidores, tornando o papel futuro destes, incerto. - consolidação e estreitamento das bases do fornecedor e.
Promoção de Vendas e Merchandising
Logística Empresarial UNIDADE 5
Profª. Selma Maria da Silva
Carlos Martins Formação: Comunicação /Publicidade / Marketing
O processo de decisão de compra
Objetivos do estoque Objetivos de custo: a questão crítica é balancear os custos de manter e de pedir estoque, porque esses custos têm comportamentos conflitantes.
Design Embalagem Rotulagem
Logística Embalagens e Distribuição Física
Projeto Final Grupo 19K Extra-Eletro.
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
O Armazenamento.
Homem X Comunicação.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
MATRIZ BCG.
Administração de Preços e Administração da Distribuição
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Módulo XI – Os Canais de Distribuição dos Produtos
SIM - (Sistema de Informação em MKT)
Titulo do Trabalho ou Nome da Empresa
Planejamento Estratégico de MKT
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Planejamento da Movimentação de Mercadorias: Estratégia Logística
Comportamento do Consumidor
Logística & Estoques O produto certo Ao mínimo custo No lugar certo
ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO DE MERCADO Aula 11
Estratégias de Ponto Aula 10.
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Vamos começar o trabalho
Cadeia de Valor.
NOÇÕES E PRÁTICAS DE MERCHAINDISING
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO
CONCORRÊNCIA.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
UNIVERSIDADE GREGÓRIO SEMEDO CADEIRA: GESTÃO INTEGRADA DA COMUNICAÇAO
PONTO Prof. Eduardo Vilela.
Marketing de Relacionamento e CRM Augusto, Graziela e Katiane.
O que é merchandising? >>Trata-se de um conjunto de operações efetuadas no PDV, para colocar no mercado o produto certo, no lugar certo, na quantidade.
A importância da Embalagem como Vantagem Logística
Transcrição da apresentação:

EMBALAGEM O estímulo para a compra Prof. Charles Leahy

INTRODUÇÃO Isoladamente a embalagem pode ter uma influência positiva no resultado da venda. Porém o sucesso duradouro dependerá dos seguintes pontos: Produto de qualidade ajustado as necessidades do usuário; Desenvolver propaganda e promoções apropriadas; e, Estabelecer um eficiente plano de marketing.

INTRODUÇÃO A embalagem torna-se muito importante em razão do sucesso das lojas de auto-serviço. Os produtos podem ser classificados em bens de: Conveniência; Compra comparada; e, Especialidades. Podemos separar em 3 grandes setores de embalagens: Os frascos (perfumes); Os decorativos (caixas de chocolates); e, As tradicionais (sorvete)

INTRODUÇÃO Classificamos as embalagens em 3 categorias: Repetitivas (produtos que vende grandes quantidades); Decorativas (produtos de grande diferenciação); e, Padrões (para acondicionar especialidades).

INTRODUÇÃO Os produtos nos mercados são sub-divididos conforme: A margem de comercialização; Tempo de consumo; e, Freqüência de compra;

INTRODUÇÃO A embalagem deverá provocar impacto pelo: Aspecto visual; Forma; Cor; Ilustrações; Texto; Marca; e, Outros grafismos.

INTRODUÇÃO A linguagem da comunicação da embalagem com os consumidores deverá ser muito simples. Elas devem funcionar bem em quaisquer condições de intensidade e qualidade de iluminação num ponto-de-venda. Devemos utilizar todos os recursos para ganhar posição na “mente” do usuário.

INTRODUÇÃO Para garantir o sucesso de uma venda continuada devemos: Trabalhar os “múltiplos” das embalagens para elas se colocarem bem nas gôndolas; Ela deverá provocar desejo de “posse”; e, Deverá comunicar bem no ponto-de-venda para garantir segurança na operação e no controle.

A VANTAGEM COMPETITIVA A embalagem proporciona uma vantagem competitiva na concorrência comercial. Influencia de maneira significativa nos custos de produção e nas despesas de distribuição. As embalagens devem ser desenvolvidas considerando-se a extensão da área geográfica a ser atendida pela empresa.

A VANTAGEM COMPETITIVA Uma boa gestão nas embalagens justificam esses pontos: Vendedora silenciosa . Nas lojas de auto-serviço não existe a intermediação do balconista; Publicidade . A veiculação é mais aproveitada quando casa as imagens dos anúncios com as imagens constantes nas embalagens; Mensagem. A embalagem é um dos poucos contatos entre a empresa e os consumidores.

A VANTAGEM COMPETITIVA Varejistas. Sempre atentos a respeito da qualidade da embalagem, aparecimento nos pontos de vendas, solução de armazenamento e redução de perdas nos transportes; Predadores . As embalagens devem proteger o produtos de interferências indevidas; Sociedade. O Governo e o Código do Consumidor tem elevado nível de exigência sobre as embalagens.

A EMBALAGEM E A VENDA As etapas da sedução do usuário no ponto-de-venda pode ser equacionada desta forma: O usuário está distante . Ela deverá despertar a atenção do consumidor pelas suas características óticas, grafismos, formas e cores. O usuário se aproximou . Visa o interesse que garanta a permanência da fixação do olhar do consumidor.

O UNIVERSO DA EMBALAGEM A existência de embalagens adequadas a preservação e distribuição de produtos é fundamental no sucesso comercial dos produtos. Existe uma tendência de comercialização de produtos pré-embalados em relação as frutas, carnes e verduras. Este fato traz as seguintes vantagens para os produtos:

O UNIVERSO DA EMBALAGEM Controla a contaminação. Uniformiza e melhora a qualidade. Dá segurança ao usuário quanto aos pesos e medidas que são garantidos pelos bons fornecedores. Aumenta o tempo de vida dos produtos possibilitando estoques reguladores.

O UNIVERSO DA EMBALAGEM A otimização das quantidades se adapta as necessidades dos consumidores. Reduz as perdas. Otimiza o preparo nas quantidades certas.

ASPECTOS MERCADOLÓGICOS Pontos importantes relativos aos aspectos mercadológicos das embalagens: O valor. A embalagem deverá agregar valor ao produto e contribuir para sua vantagem competitiva. A comunicação . A embalagem deverá identificar e diferenciar a marca nos segmentos dos mercados.

FUNÇÕES DAS EMBALAGENS CONTER embalagem tetra pack de suco de laranja. PRESERVAR barreiras existentes nos laminados FACILITAR colocação de uma tampa plástica com selo tampa plástica para fechar o recipiente SERVIR saída dos produtos dirigida aos copos.

SISTEMA DE REFIL Coerente com as políticas de redução de impactos ao meio-ambiente. Esse sistema precisa ter: Embalagem permanente de boa qualidade Embalagem básicas com boa durabilidade Embalagens que incorporem a função utilização. Os refis deverão ser econômicos Os refis devem causar baixo impacto de poluição no meio-ambiente.

O PONTO DE VENDA O posicionamento do produto no ponto-de-venda atende a características muito variáveis em função dos tipos de estabelecimento: Lojas de Departamento; Hipermercados; Lojas de Descontos; Estabelecimentos de rodovias; Quiosques; Lojas de conveniência; e, Lanchonetes.

O visual desta embalagem não poderá ser alterado bruscamente. O PONTO DE VENDA As decisões de compra dos usuários podem assumir aspectos bem diversos: Automática . Marcas favoritas dos consumidores que já foram devidamente experimentadas no passado. O consumidor é fiel e chegou a conclusão que o produto atende as suas expectativas. O visual desta embalagem não poderá ser alterado bruscamente. Semi-automática . A decisão de preferência foi tomada antes mas ele é tentado a experimentar outras marcas. A embalagem original deverá ser mantida e deverá ser preparada uma variação promocional para atrair o cliente.

O PONTO DE VENDA Impulso . O consumidor adora coisas novas e inesperada e reserva sua decisão de compra na loja Caso haja erro na compra o prejuízo não é significativo. Devemos preparar sistematicamente embalagens promocionais do produto para atrair os consumidores que adoram novidade e satisfazer o impulso dos clientes cativos. Experimental . O consumidor gosta de experimentar produtos totalmente diferentes. Esta atitude pode incluir um novo produto na sua cesta de compra o até mesmo uma substituição. As embalagens devem atrair esse tipo de cliente apoiados no merchandising de experimentação.

Exercício Em trabalho de campo vamos realizar uma visita de inspeção a um supermercado (loja de auto-serviço) e observar os seguintes fatos em relação a embalagem de um produto que você tenha escolhido: Análise crítica do projeto da embalagem Existe perceptivelmente uma linguagem de comunicação desenvolvida para cor, forma, tamanho e estilo? Tal linguagem diferencia a marca e estabelece os elementos para posicionamento no ponto-de-venda?

Exercício 3. O posicionamento no ponto-de-venda exige da embalagem uma boa apresentação. Posicionada em pé ou deitada? 4. A embalagem esta preparada para ter visibilidade em ambientes escuros, pela utilização do brando e cores primárias? 5. Como essa embalagem “trabalha” no ponto-de-venda em relação as concorrentes? 6. Essa embalagem se destaca em pequenas quantidades? 7. Existe alguma cor forte aplicada a embalagem para chamar a atenção dos consumidores? 8. Em que posição na prateleira essa embalagem se encontra?

Exercício 9 . Em que posição em relação a planta do supermercado essa embalagem se encontra? Fundos, laterais, frente próximo aos caixas) 10. Na sua avaliação ela é capaz de proteger bem o produto? 11. Na sua avaliação ela tem um custo de produção alto? 12. Há compatibilidade da qualidade da embalagem com as características do produto (preço, status, etc.)? 13. Ela é fácil de manusear? 14. Você enquanto consumidor se sentiria atraído por ela (a embalagem)? 15. Na sua avaliação ela é de fácil armazenamento? 16. Dá para perceber como é feito os UNIMOVs destes produtos?

Exercício 17.Na sua avaliação este produto tem boa rentabilidade (mark up)? 18. Qual é o “giro” dele? 19. A relação entre o tamanho e peso é boa? 20. O produto se “encaixa” bem no ambiente de vendas? 21. Existe retorno da embalagem de comercialização? 22. A pronúncia da marca é fácil? 23. Ela tem marca comercial de registro no INPI? 24. Você associa esta marca a alguma propaganda ou promoção que porventura tenha visto?