Painel de Logística Profissionalização dos Prestadores de Serviços de Distribuição
Processo de Profissionalização
Agenda Motivadores para Profissionalização Processo de Profissionalização no Frete Primário Processo de Profissionalização na Entrega Domiciliar Resultados e desafios
Motivadores para Profissionalização Informalidade das Empresas de Transportes e Distribuição. Riscos Jurídicos e tributários. Fragilidade das Empresas – Financeira, Operacional e de Gestão. Dificuldade de relacionamento. Falta de controle da operação. Pouca visibilidade das atividades (Indicadores e monitoramento).
Processo de Profissionalização FRETE PRIMÁRIO ENTREGA DOMICILIAR
Processo de Profissionalização FRETE PRIMÁRIO ENTREGA DOMICILIAR
Frete primário no RJ Diariamente, em média: 250 pontos de entrega... em 22 estados... 129 municípios... viajando cerca de 6.300 km... para entregar 673 toneladas de jornais... numa janela máxima de 6 horas! A estrutura anterior contava com 14 empresas terceirizadas, 6 veículos próprios e mais 42 funcionários próprios.
Frete primário no RJ CONCORRENTE B CONCORRENTE C CONCORRENTE A D CONCORRENTE G Envio da solicitação de propostas CONCORRENTE H 2. Análise de critérios técnicos 3. Análise propostas comerciais
Vantagens da Terceirização Parceria de longo prazo. Consolidação das atividades de gestão de transporte e manuseio em uma única empresa. Contrato com acordo de nível de serviço, indicadores de performance e metas de otimizações. Empresa profissional e de Logística. Redução de custos.
Processo de Profissionalização FRETE PRIMÁRIO ENTREGA DOMICILIAR
Entrega domiciliar no RJ Volume médio distribuído de... 247.000 jornais por dia... 463.000 revistas por mês... milhares de produtos lançados em conjunto com os jornais... milhões de encartes comerciais inseridos nos jornais e revistas! A estrutura anterior não contava com processos estruturados e tinha baixa capacidade de investimento
Entrega domiciliar no RJ DISTRIBUIDOR C DISTRIBUIDOR E DISTRIBUIDOR A DISTRIBUIDOR B DISTRIBUIDOR F DISTRIBUIDOR D Análise do mercado de distribuidores 2. Identificação da ausência de empresas profissionais capacitadas 3. Decisão de desenvolver novo parceiro
Vantagens da Profissionalização Empresa especializada em contratação, treinamento e desenvolvimento de mão de obra especializada Empresa em fase de crescimento e com capacidade de investimento Empresa sólida, profissional e de fácil relação Parceria estratégica com a Infoglobo deste 1998 Valores e Cultura alinhadas com a Infoglobo Visão de tornar-se uma empresa integradora de soluções de infra-estrutura para seus clientes
Índice de Reclamações Jornal O GLOBO 30 25 20 15 10 5 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ ACUM. 2006 2007
Desafios - Frete e Entrega Aumentar o entendimento das empresas terceirizadas na operação de jornal. Ajustar cultura interna para operar em maior sinergia com as novas empresas. Buscar novas oportunidades operacionais e estender as parcerias à outras atividades. Utilizar as lições aprendidas no desenvolvimento de outros parceiros
Obrigado!! mhmoraes@oglobo.com.br