e-Business e e-Commerce Oportunidades e Perigos para a sua Empresa J. Antão B. Moura, Ph.D. IPLAN, Maceió, AL - 21 de março de 2001.

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Transcrição da apresentação:

e-Business e e-Commerce Oportunidades e Perigos para a sua Empresa J. Antão B. Moura, Ph.D. IPLAN, Maceió, AL - 21 de março de 2001

“Na geografia mental de Comércio Eletrônico, a distância foi eliminada. Há somente uma economia e somente um mercado. A concorrência não é mais local - para ela, não existem fronteiras”. Peter Drucker em Beyond the Information Revolution The Atlantic Monthly, Outubro 1999

Encyclopaedia Britannica Lançada em Edinburgh, Escócia, a enciclopédia que seria a mais famosa do mundo 1920 Vendida para a Sears Roebuck (estreante em vendas por catálogo em Chicago) 1940 Direitos repassadas para Fundação Universidade de Chicago 1989 US$ 650 milhões em vendas vendedores 1993 Microsoft lança CD-ROM barato com Encarta Britannica reage lançando CD-ROM próprio: Rebelião de vendedores - versão livro canibalizada; conflito de canais Com Internet, vendas e vendedores minguam 1995 Vendida por fração do valor contábil Outubro 1999 Novo proprietário oferece Britannica gratuita em site da Internet (expectativa de recuperar investimento com receita de propaganda no site).

... e suas últimas lições 1 - A Internet (comércio eletrônico) pode derrubar negócio estabelecido, mesmo que seja líder de mercado. 2 - Sucesso em comércio eletrônico exige disposição para mudanças; canibalismo de produtos ou serviços existentes; novos modelos de preços; e, “desintermediação” de canais / vendas. Oportunidades ou ameaças?

Japão, MRE: “uso de recursos de TI como veículos para conduzir atividades econômicas convencionais” engloba marketing, promoção de vendas, propaganda (e- marketing), compras e vendas (e-commerce) na Internet EUA : “condução de negócios na Internet, não apenas compras e vendas, mas também, atendimento a clientes e colaboração com parceiros de negócio“ destaca surgimento de atividades econômicas totalmente novas (Yahoo!, daytrading, “infomediários”) Definindo e-Business

1. Busca / Navegação 2. Pedido 3. Pagamento 4. Entrega Etapas da transação e-commerce

Ciclo on-line completo Alguns produtos (no touch) permitem condução da etapa de entrega também on- line (transações totalmente on-line) –software, música (MP3), seguros,... Alguns produtos ( ex: roupas, sapatos - high touch), fregueses ( desconfiados ) ou empresas ( ex : agência de automóveis ) geram transações parcialmente on-line –a parte on-line sendo geralmente e-marketing

O que comercializar no novo canal Ainda não está claro que produtos e serviços são mais adequados para comércio na Internet (novo canal de distribuição). –O que ainda não é oferecido hoje pode ser oferecido, com sucesso, amanhã. –Mudanças tecnológicas alteram cenário segurança de pagamentos, acesso celular, WebTV –Oportunidades para inovação / experimentação

Organizando suas idéias... Intangíveis Intangíveis - conteúdo em forma digital serviços? (informação, software, música, contratos, serviços?...)... Tangíveis Tangíveis - comida, veículos, roupa,... (mudando!) Que (parte dos) produtos ou serviços da minha empresa podem ser digitalizados?

Matriz de modelos e-commerce

Oportunidades Presença da MPE na Internet/Web pode: –reduzir custos atendimento a cliente, estoque, staff,... –simplificar infra-estrutura –expandir rede de parceiros –aumentar mercados/vendas exportação

Algumas oportunidades quantificadas Comércio eletrônico deve criar 55 mil postos de trabalho no Brasil até (FIESP) Movimento de transações virtuais deverá chegar a US$ 3 bilhões no Brasil em (Boston Consulting Group)

Mais oportunidades em B2C ou B2B? Qualquer negócio pode ser viável na Web –Questão de timing –Não adianta propaganda com baixa “Internetização” Negócios que precisam número grande de clientes usando a Internet vão ter maior dificuldade –B2C perde assim, para B2B Queda da NASDAQ direcionou VC para B2B –a exemplo dos novos negócios sendo anunciados no BR Portais, marketplaces,...

Fonte: Termômetro Empresarial (Arthur Andersen, 2000)

Decisão difícil (possível ameaça): 1 - Acrescentar canal Web (comércio eletrônico) ao negócio existente, ou 2 - mudar o negócio (gradualmente) para atuar apenas na Nova Economia? Refletir: Manter força ou canais de vendas atuais + “abrir canal Web” pode não oferecer preços atraentes o suficiente. Considerar: Empresa com Web como canal de informação Nomes/Endereços Vendedore/Lojas; Catálogos, CRM,... Examinar: Dell (só Web B2B, mais $) X Compaq (Vendas + Web) Sears.com, WalMart.com (não são sites de sucesso) X Amazon, Priceline Outros casos...

Analista de Negócios adiciona valor à empresa das seguintes formas:  pela descoberta de oportunidades de uso da Tecnologia da Informação (TI) na empresa para fornecer uma business advantage, isto é tendo o negócio da empresa como foco de investigação de novas oportunidades e idéias;  pela avaliação do potencial de retorno de novas oportunidades e idéias;  pela venda da idéia dentro da empresa;  pela concretização da idéia através de projetos (pilotos e operacionais);  pela avaliação do sucesso da implantação da idéia para o negócio.

Uso da Informática no negócio PassadoPresente/Futuro Modelo do Negócio Uso de Telemática Atender necessidades ou desejos dos clientes Empresa definida por produto que oferece Clientes querem eficiência e personalização (“sensibilidade ao estilo de vida”) Empresa vende satisfação através de rede de compromissos entre parceiros Processamento de dados para gerar informação sobre desejos / necessidades Coordenação/suporte de compromissos para cultivar relacionamento com cliente* * Suporte de Telemática (Redes de Computadores e-Business)

OBJETIVO (relembrando...) Transformar um profissional de informática (analista de software, engenheiro de software ou bacharel em Ciência da Computação) ou um administrador de empresas (que seja um usuário mais sofisticado de informática, isto é, que use a informática com freqüência, como apoio para tomada de decisões estratégicas empresariais nas áreas de marketing & vendas, como finanças e planejamento) em Analista de Negócios, com ênfase em Comércio Eletrônico. Tarefa básica : Construir Plano de um e-Negócio com Tratamento Tecnológico (mais profundo)

FORMATO E PROGRAMA DO CURSO O curso está estruturado em 9 disciplinas, ao longo de 10 meses (e mais seis meses para elaboração da Monografia). As disciplinas são divididas em duas categorias: disciplinas voltadas para negócios e disciplinas voltadas para tecnologia.

DISCIPLINAS VOLTADAS PARA NEGÓCIOS Fundamentos da Administração Estratégica Indústria da Informação A Nova Ordem Econômica Mundial Gestão Estratégica dos Recursos de Informática para o Negócio

DISCIPLINAS VOLTADAS PARA TECNOLOGIA Atualização em Tecnologias de Informação Impacto de Tecnologias Emergentes Comércio Eletrônico I: Impacto nos Business Processes Comércio Eletrônico II: Concretização/Implantação na Empresa Estudos de Casos (Projetos)

O desenvolvimento (gradual) do PN será usado para integração dos conhecimentos dos módulos do curso 1) Definir estratégias do negócio (empresa)++ 2) Escolher/identificar tecnologias (TI) para suporte às estratégias (não constam de PN típico, mas enfoque curso é para Analista de Negócio) O PN resultante - ou parte(s) dele - será(ão) monografia O PLANO DE NEGÓCIO

2000 nos EUA: 130 e-negócios desapareceram 100 B2C, 24 B2B, 6 público geral – Segundo especialistas, por falta de: PN consistente Equipe qualificada Lista de clientes Fonte: site webmanager

?? abril ?? mês 200? Aulas de Quinta a Sábado INFORMAÇÕES IPLAN - Por extenso Endereço completo CEP - Maceió - AL. Site: Telefones: (85) ??? ???? Fax: (85) ??? ???? Contato: Nome