Proposta para formação continuada

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Resolução n°51 EJA e ECONOMIA SOLIDÁRIA. Formação de Educadores Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
CEU CEI PARQUE ANHANGUERA
NATUREZA E SOCIEDADE Curso de Formação Natureza e Sociedade: Orientações Curriculares e os Cadernos de Apoio e Aprendizagem 17/04/12.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Educação Ambiental - GPEEA
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
EDUCAÇÃO ESPECIAL A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis de ensino: Educação Infantil, Básica e Superior Educação.
Currículo para Escola de Evangelização Espírita Infanto - Juvenil
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
REUNIÃO TÉCNICA – PEDAGÓGICA 2014
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Disciplina: Estágio Supervisionado I
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Gerenciamento de Sala de Aula
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
Planejamento da Rotina Semanal
Estrutura e Organização do Funcionamento da Educação Infantil
OBJETIVOS GERAIS: Priorizar, na gestão de sua escola, a dimensão pedagógica do trabalho escolar, de modo a promover a função social da instituição. Identificar.
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Situação de Aprendizagem
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
6. A gestão do trabalho pedagógico: o PPP em ação
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Perfil do educador no trabalho com o ciclo inicial de alfabetização
Grupo de Trabalho 4 AS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO BÁSICA.
Educação Matemática nos Anos Iniciais – EMAI
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

Proposta para formação continuada Secretaria Municipal de Educação Divisão de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Proposta para formação continuada dos Educadores Guarani Mbya que atuam nos CEII/CECIs para 2010. A ser apresentada e discutida em reunião com os coordenadores dos CEII/CECIs

Metas da Educação Infantil para o ano de 2010 promover a todas as crianças da cidade acesso à educação e qualidade de ensino; garantir a todos os educadores dos CEI Formação Continuada para a qualificação do trabalho desenvolvido com as crianças Guarani.

Objetivo Assegurar a boa qualidade da aprendizagem das crianças matriculadas nos CEIs dos CECIs; buscando para isso: a investigação e a construção de possibilidades de trabalho e de reflexão sobre a prática pedagógica dos educadores Guarani.

Apoiar este grupo de educadores no planejamento, Caminhos necessários Apoiar este grupo de educadores no planejamento, no desenvolvimento e na avaliação de suas práticas pedagógicas cotidianas; Organizar ações conjuntas com os educadores Guarani de modo a estruturar os ambientes de aprendizagens e os projetos pedagógicos observados em cada um dos CEIIs; Iniciar, visando ações futuras, a construção de Referenciais e Orientações Didáticas pertinentes à educação infantil Guarani Mbya, considerando, para isso, a discussão sobre as próprias práticas deste educadores indígenas e a concepção de criança presente nesta cultura.

Organização da Formação Continuada. MÓDULO 1 A criança e a Escola Guarani Mbya: a importância das rotinas pedagógicas no planejamento das interações, no manejo dos tempos, na estruturação dos espaços e na seleção e uso de materiais Período de Realização: De 31/03/2010 a 13/09/2010. MÓDULO 2 Narrativas Infantis Guarani Mbya: Histórias para Contar, Sonhar e Compartilhar. Período de Realização: De Setembro de 2010 a Agosto de 2010.

ORGANIZAÇÃO DOS ENCONTROS DE FORMAÇÃO ENCONTROS CENTRAIS Reuniões de organização que precedem os Encontros Locais e tem a tarefa de discutir e planejar o Tema Central e a Dinâmica de cada Encontro Local. Estes encontros ocorrerão no espaço do Casarão* durante às primeiras quartas-feiras de cada mês e contarão com a presença dos: coordenadores dos CECIs; supervisores das DREs; equipe DOT- Ed. Infantil equipe IDETI. ;. ENCONTROS LOCAIS Encontros com os educadores Guarani que atuam nos CECIs. Estes encontros serão articulados a partir de um Tema Central e da reflexão conjunta sobre um TRABALHO PRÁTICO (TP) ocorrido em cada U.E.

Metodologia Pesquisa-Ação: ação processual e auto-reflexiva sobre a própria prática pedagógica do educador Guarani Mbya que se dará a partir da: I- Descontextualização das próprias práticas educativas (trazer experiências para alimentar as discussões do grupo); II- Contextualização das rotinas verificadas em cada unidade educacional (socialização das boas experiências observadas nas U.E. dos CECI); III- Sistematização dos encontros (organizar os conhecimentos produzidos no interior do grupo de formação). IV- Realização de Trabalhos Práticos (TPs) Estender a reflexão realizado nos encontros ao cotidiano dos educadores Guarani Mbya; estimular a prática do registro como um instrumento necessário ao crescimento profissional.

Finalidade do Módulo 1 A criança e a Escola Guarani Mbya: a importância das rotinas pedagógicas no planejamento das interações, no manejo dos tempos, na estruturação dos espaços e na seleção e uso de materiais Orientar o educador de modo que este possa organizar suas práticas pedagógicas a partir de rotinas de trabalho; Favorecer a elaboração de Programações Didáticas dos educadores; Iniciar a elaboração dos Planos de trabalho e a construção de referenciais e orientações didáticas pertinentes à educação infantil Guarani Mbya.

3- Expectativas de Aprendizagem no Módulo 1 (Capacidades a Serem Desenvolvidas neste Módulo) Dimensões a serem contempladas nas ROTINAS do trabalho pedagógico observado nos CECI. COORDENADORES O que os CP devem saber/fazer para apoiar cada educador e a equipe toda? EDUCADORES O que os educadores devem saber e providenciar? CRIANÇAS Aprendizagens que se espera propor às crianças. Tempos e Espaços - saiba orientar os educadores com vistas a um melhor aproveitamento do tempo na rotina pedagógica. - oriente ações da equipe pedagógica visando estruturar os espaços e favorecer as experiências das crianças. - organizar roteiros de atividades diárias, coletivas e diversificadas, de modo que sua programação didática contemple os diferentes campos de experiência; - saiba organizar ambientes de convivência geradores de aprendizagens no cotidiano da U.E. - se organize a partir da rotina de atividades que foi construída no interior do grupo. - se apropriem do espaço da sala de aula, conferindo-lhe marcas significativas. Uso de Materiais - promova a organização de ambientes confortáveis e orientadores das ações infantis, garantindo que professores e alunos tenham acesso aos materiais necessários ao trabalho em diferentes projetos de investigação e aprendizado. - selecione, organize e produza - por meio do trabalho com as crianças - objetos e materiais para o ambiente da sala de aula. - ampliem conhecimento acerca dos diferentes materiais e aprendam a criar, a escolher, a utilizar e a explorar estes objetos com crescente autonomia.

Cuidar e Educar Brinquedos Brincadeiras Dimensões a serem contempladas nas ROTINAS do trabalho pedagógico observado nos CECI. COORDENADORES O que os CP devem saber/fazer para apoiar cada educador e a equipe toda? EDUCADORES O que os educadores devem saber e providenciar? CRIANÇAS Aprendizagens que se espera propor às crianças. Cuidar e Educar - favoreça ações da comunidade escolar no sentido de garantir na rotina dos CEI práticas voltadas para o cuidar e o educar . - sejam capazes de problematizar, à luz dos cuidados tradicionais Guarani Mbya, as observações sobre as relações entre cuidado em todos os momentos de rotina (durante as atividades realizadas em sala de aula, nos momentos de alimentação e higiene etc.). -tenham acesso aos conhecimentos e formas de cuidados tradicionais de sua cultura (mediações, evitações, perigos, medicina tradicional etc.) e valorizem atitudes e hábitos que contribuam para uma vida saudável. Brinquedos Brincadeiras - ajudem os educadores na organização de ambientes confortáveis e orientadores das ações infantis, garantindo que ambos, educadores e alunos, tenham acesso a diferentes recursos materiais. - organizar oportunidades de brincadeiras no interior da rotina de cada grupo de crianças e oferecer às crianças materiais necessários para que estas possam escolher, construir e criar brinquedos, cenários e brincadeiras. -elaborar aspectos sociais importantes no âmbito de sua cultura através da representação lúdica; .possa se apropriar das brincadeiras tradicionais de seu grupo social.

Expectativas de aprendizagem (Capacidades a Serem Desenvolvidas neste Módulo) Dimensões a serem contempladas nas ROTINAS do trabalho pedagógico observado nos CECI. COORDENADORES O que os CP devem saber/fazer para apoiar cada educador e a equipe toda? EDUCADORES O que os educadores devem saber e providenciar? CRIANÇAS Aprendizagens que se espera propor às crianças. Interações - realize intervenções nas relações entre os diferentes atores sociais (educadores, equipe de apoio e famílias) com vistas a favorecer a aprendizagem e o desenvolvimento de todos que nela convivam. -selecione estratégias de interações para construir um ambiente favorável à aprendizagem. - exercitem a autonomia e o conhecimento de si e da própria cultura.

Cronograma dos Encontros Módulo 1 Tema Central dos Encontros Formação Central/ sala/ horário Formação Local/ Ceci Apresentação: “A Proposta de Formação de professores Indígenas dos CECIs”. 31/03 Memorial 14h às 17h 05/04 CECI Tenondé 9h30 às 13h Brinquedos e Brincadeiras Guarani 05/05 10/05 CECI Krukutu Tempos e Espaços 02/06 Casarão 07/06 CECI Jaraguá Uso de Materiais 23/06 19/07 Interações 04/08 16/08 Cuidar e Educar: Cuidados tradicionais e saúde da criança Guarani 01/09 13/09 Sequência de Encontros:

Carga Horária: 18 horas presenciais e 2 horas de estudo. Avaliação participação do grupo ao longo dos encontros, observando-se os seguintes indicadores: realização de TPs por parte dos educadores Guarani; registros realizados pelos educadores Guarani das práticas de rotinas nas U.Es; observação de interferências e marcas das crianças nos espaços das salas de aula. Carga Horária: 18 horas presenciais e 2 horas de estudo.