1 Gestão do Conhecimento: Estudo Para a Implementação de Modelo em uma Empresa Brasileira em Processo de Internacionalização Luis Ricardo de Figueiredo.

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Transcrição da apresentação:

1 Gestão do Conhecimento: Estudo Para a Implementação de Modelo em uma Empresa Brasileira em Processo de Internacionalização Luis Ricardo de Figueiredo Marilia G. Pinheiro Outubro/2003 FEA/USP e TECSI CBD ECA/USP e CBD 1º SEMINÁRIO DE INFORMAÇÃO CORPORATIVA Data: 23 e 24 de Outubro de 2003 Local: FEA/Universidade de São Paulo

2 DIAGNÓSTICO

3 OBJETIVO DA EMPRESA Redução de Custos da Obra Maior utilização produto industrializ ado Demanda: Treinament o Vendedore s/ Operarios Gestão do Conhecime nto A indústria da construção civil brasileira: -não trabalha com o conceito de administração de projetos, -aliado à falta de costume de se empregar produtos industrializados, -fica impossibilitada de otimizar os custos de produção e tem tido gastos elevadíssimos com a manutenção do pós-vendas. -Estes gastos estão associadas a reparos na obra onde não há projeto de produção, exatamente as etapas de uso maciço de argamassas básicas, na sua quase totalidade "virada em obra". Aumento do Market Share Argamassa Mudança Cultural

4 CONHECIMENTO EXISTENTE Conhecimento Tácito Conhecimento Explícito

5 PROJETO PILOTO- DIAGRAMA

6 CONCLUSÕES -A Gestão do Conhecimento pode ser muito importante estrategicamente para a área de argamassa, pois para desenvolver as principais condições críticas para aumento de demanda, será necessário capacitar a equipe de vendas em conhecimentos técnicos nas áreas de produção, comercialização, aplicação de produto e assistência técnica no pós venda; -A proposta é utilizar a gestão do conhecimentos para capacitação da equipe de vendas, inicialmente como um projeto piloto na área de argamassas que, após testado e aprimorado, será expandido para outras áreas da empresa; -Ficou claro que a efetiva gestão do conhecimento depende muito mais da adoção de processos e estratégias bem definidos do que da tecnologia; -Foi feita uma análise do atual ambiente tecnológico da empresa, concluindo-se que, embora algumas partes da infra-estrutura tecnológica básica para a gestão do conhecimento estejam presentes, alguns componentes não estão completamente implementados ou não estão sendo adequadamente utilizados como ferramentas de suporte à gestão do conhecimento; -A utilização dos conceitos de Gestão do Conhecimento podem agregar valor aos negócios da empresa, especialmente na aquisição de novas empresas, entretanto, exigirá esforço significativo para que exista motivação para que seja compartilhado.

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